Início

Questões de Concursos Seguridade Social do Servidor

Resolva questões de Seguridade Social do Servidor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q401782 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca das modalidades de planos de saúde do servidor público.

As cinco novas modalidades para prestar assistência à saúde do servidor propostas pelo Sistema Integrado de Saúde Ocupacional do Servidor Público (SISOSP) não incluem a rede SUS.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q390858 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Analista de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito administrativo, em cada um dos itens seguintes é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ana é servidora pública lotada no Ministério da Fazenda e, após ter preenchido os requisitos legais para se aposentar, requereu sua aposentadoria, que foi deferida. Nesse caso, a concessão da aposentadoria a Ana é hipótese de ato administrativo irrevogável.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q396196 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Juiz Federal Substituto da 3a Região, TRF 3a, CESPE CEBRASPE

Considerando o regime próprio de previdência social dos servidores públicos estatutários, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q395509 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Técnico Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Em relação ao cálculo de benefícios previdenciários devidos a servidores públicos vinculados a regimes próprios de previdência, julgue os itens subseqüentes.

O provento da pensão por morte não poderá ser maior que a remuneração que o servidor recebia no cargo efetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q400736 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Técnico legislativo, CD, FCC

De acordo com a Lei nº 8.112/90, quando o pai e mãe forem servidores públicos e viverem em comum, o saláriofamília será pago

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q398162 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor

Relativamente a segurados, cumulação de benefícios e previdência complementar, julgue os itens a seguir. O servidor público que, na atualidade, tomar posse em cargo efetivo no poder público poderá optar em manter ou não vínculo com a entidade de previdência complementar vinculada ao respectivo ente público.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q402313 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Analista Legislativo, CD, FCC

De acordo com a Lei nº 8.112/90, a União manterá Plano de Seguridade Social para o servidor e sua família. O servidor ocupante de cargo em comissão que não seja, simultaneamente, ocupante de cargo ou emprego efetivo na administração pública direta, autárquica e fundacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q401016 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca das modalidades de planos de saúde do servidor público.

Cabe à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a supervisão dos contratos e dos convênios, assim como a participação nas reuniões do conselho deliberativo das operadoras, abstendose de fazer proposições.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q398758 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Técnico Judiciário, TRE PE, FCC

Nos termos da Lei no 8.112/1990, o servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito à remuneração, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdência social no exterior, terá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q402607 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor

André, procurador aposentado de órgão público federal, é convidado a ocupar o cargo em comissão de diretor de departamento em autarquia da União. Durante o tempo em que estava aposentado do cargo de procurador, André não deixou de exercer atividades laborativas no setor privado.

Quanto às regras regentes da situação em questão, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q403363 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Em 1.º/1/1975, Maria foi nomeada para exercer o cargo em comissão de diretora de departamento de uma autarquia federal, a qual tem regime próprio de previdência social ? Regime Jurídico Único (RJU). Desde então, vem exercendo esse cargo, ininterruptamente, até a presente data. Maria, hoje, tem 60 anos de idade e não tem nenhum outro vínculo empregatício privado ou público. Maria resolveu aposentar-se.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.

A aposentadoria de Maria se dará pelo Regime Jurídico Único dos servidores públicos federais e não pelo Regime Geral de Previdência Social.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q393862 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Nível IV, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 56 a 61, que se referem às reformas da previdência social.

Se servidor da ativa falecer, a pensão a ser paga a seus dependentes será equivalente ao valor da totalidade da remuneração do cargo efetivo por ele ocupado à época do falecimento, até o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral da previdência social (RGPS), acrescido de 70% da parcela excedente a este limite.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q393081 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

No que tange à seguridade social do servidor, especialmente quanto ao benefício da pensão e, considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q391757 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Técnico Superior, PGE RJ, FCC

Quanto à previdência dos servidores, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q393851 | Direito Administrativo, Seguridade Social do Servidor, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

O perito médico, em um órgão público, deve lidar com questões técnicas, administrativas e éticas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A servidora poderá aposentar-se voluntariamente aos 30 anos de efetivo exercício, com proventos integrais; aos 25 anos de efetivo exercício em funções de magistério, se professora, com proventos integrais; aos 25 anos de efetivo exercício, com proventos proporcionais a esse tempo; ou aos 60 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.