Início

Questões de Concursos Semiologia e Semiotécnica

Resolva questões de Semiologia e Semiotécnica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q361551 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca das finalidades e técnicas de curativos, julgue os itens abaixo.

Os curativos úmidos-secos devem ser usados quando ocorrerem ressecamentos, sendo os resíduos absorvidos pela gaze por ação capilar. A vantagem desses curativos é que não necessitam de trocas freqüentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q366439 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca das etapas do processo de enfermagem na assistência à saúde da população.

Aconcretização de um plano de atendimento ocorre mediante a implementação de ações e de intervenções e supervisões específicas de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q366518 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

As infecções estão entre as principais complicações agudas pós-TCTH e exige as seguintes ações de enfermagem para o seu controle: monitoração e controle dos efeitos colaterais das drogas imunosupressoras, controle da curva térmica e do balanço hídrico, monitoração dos níveis séricos de ciclosporina, enzimas hepáticas e coagulograma.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q361408 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Uma ação específica do enfermeiro na fase pós-TCTH é preparar o paciente para a alta hospitalar. Orientação sobre as medicações orais (nome, dose, frequência) e esclarecimento sobre possíveis efeitos colaterais; como proceder na vigência de febre; cuidados com o cateter venoso central; higiene corporal do paciente e do ambiente; importância de alimentar somente quando solicitado pelo paciente; estimulação de atividades físicas e convívio social, ressaltando que seja evitado o contato com indivíduos portadores de doenças infecto-contagiosas, e aglomerações.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q366067 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Uma das intervenções mais freqüentes e importantes do enfermeiro é a administração de medicamentos, que deve ser precisa e segura a fim de se garantir o bem-estar do paciente. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

A técnica ou método do trajeto em “Z” pode ser aplicada na administração hipodérmica, sendo indicada quando se utiliza medicação irritante.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q365332 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.

 Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.

Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas é um resultado esperado, relacionado ao diagnóstico de imobilidade, corretamente formulado durante a etapa de planejamento do cuidado focado na paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q363861 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

A monitorização eletrocardiográfica contínua exige a presença de três eletrodos colocados na região anterior do tórax, os quais permitem a avaliação das derivações DI, DII, DIII, aVR, aVL e aVF.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q364769 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

Um período de 2 a 3 horas de pressão constante nos tecidos pode resultar em úlceras cutâneas de pressão que podem evoluir em estágios. O estágio 3 corresponde à perda de camada profunda com necrose do tecido subcutâneo, com danos aos músculos, ossos e tendões.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q477930 | Farmácia, Semiologia e Semiotécnica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

O diabetes melito do tipo 1 e o do tipo 2 são considerados epidemia mundial, cujo enfrentamento constitui um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo. Considerando os tipos de diabetes melito e as formas de diagnóstico dessa patologia, julgue os próximos itens.

Um marcador imunológico importante nas doenças autoimunes são as proteínas de classe II do complexo principal de histocompatibilidade humano ou o antígeno leucocitário humano (HLA), cujos alelos HLA-DR/DQ podem estar associados à predisposição do paciente para o desenvolvimento da doença. A identificação do HLA pode ser realizada por meio do emprego de técnicas de biologia molecular ou por microtoxicidade utilizando-se anticorpos monoclonais e proteínas do sistema complemento.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q365695 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Discussões relativos ao o planejamento da assistência e, mais especificamente, ao processo de enfermagem, refletem a busca do enfermeiro pelo cientificismo na profissão. Por meio da aplicação de um método planejado, a assistência de enfermagem torna-se mais científica e fundamentada. Quanto a esse tema, julgue os seguintes itens.

Após identificados os diagnósticos, o enfermeiro deve iniciar a etapa de planejamento, obedecendo às seguintes atividades, em ordem de realização: primeiramente planejar as intervenções, depois elaborar os objetivos e por fim estabelecer as prioridades.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q359498 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

O ensino está presente na vida profissional do enfermeiro de forma integral, seja na relação com os membros da equipe, seja no relacionamento com o paciente. O enfermeiro tem como objetivo final ajudar o paciente ou seus familiares a aprenderem a manter a saúde, restaurá-la ou adaptar-se às suas novas condições. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ensino pode ser definido como um processo de ajudar o aprendiz a mudar o comportamento. Tal mudança deve ser sempre observável ou mensurável para que se possa identificar com clareza a aprendizagem ocorrida.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q362669 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 48 anos de idade, internada em UTI, apresentou sinais e sintomas urêmicos e foi submetida a diálise peritoneal intermitente aguda. Foi feita a inserção e fixação do cateter pelo médico e a solução de diálise foi sendo infundida por gravidade, controlada manualmente. O ciclo de drenagem peritoneal foi iniciado e os primeiros líquidos drenados mostravam-se sanguinolentos.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.

O líquido peritoneal com um pouco de sangue é esperado no efluxo inicial, porém deve ficar claro após algumas trocas. Deve-se observar atentamente o líquido drenado e comunicar persistência de sangramentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q364487 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as complicações iniciais do transplante de células TCTH e seus aspectos clínicos incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia, podendo ser mais comum em pacientes com anemia aplásica ou naqueles que recebem transplantes de doadores sem parentesco.

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q363272 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência de enfermagem no controle de sintomas em cuidados paliativos, julgue os itens que se seguem.

O delirium é um distúrbio mental global que se instala progressivamente em indivíduos anteriormente lúcidos e alertas, sem associação a uma doença grave concomitante.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q360997 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios gastrointestinais.

Os antagonistas dos receptores H2, que atuam diminuindo a secreção gástrica, são indicados no tratamento de úlceras.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q364419 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com 65 anos de idade, casada, sofreu um acidente vascular cerebral, em casa, quando costurava. Foi internada em um hospital, onde se manteve inconsciente por duas semanas. Após esse período, foi gradualmente recobrando a consciência, apresentando limitações importantes decorrentes de hemiplegia esquerda. Em certa ocasião, quando a ajudava no banho, a enfermeira notou uma grande área de eritema em região sacral. Após um exame físico mais detalhado, a enfermeira pôde identificar um pequeno orifício próximo ao sacro, com drenagem de fluido piosanguinolento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

A lesão apresentada pela paciente, denominada escara ou úlcera de decúbito, surgiu em decorrência dos processos de oclusão da rede venosa por pressão externa e(ou) por dano endotelial das arteríolas e da microcirculação.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q367235 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um homem de 41 anos de idade, casado, diabético e hipertenso, procurou o serviço médico com queixas de pressão arterial de difícil controle, apesar de manter a glicemia controlada, raramente ultrapassando 150 mg/dL. Nessa oportunidade, referiu astenia, perda de peso e espuma abundante na urina. Negou diarréias, hematúria e disúria, referindo noctúria. Foi instalada uma sonda vesical para controle do débito, sendo observada diminuição acentuada do volume urinário nas 24 horas. O quadro evoluiu com anasarca, sendo diagnosticada síndrome nefrótica. O paciente relata alergia a medicamentos e episódios de febre intermitente em casa. Atualmente apresenta-se assintomático, com glicose capilar em níveis normais, pressão arterial variando entre 170 mmHg e 150 mmHg (máxima) e de 100 mmHg a 90 mmHg (mínima). O peso atual é de 83,8 kg, altura de 1,63 m e a circunferência do braço no ponto médio é igual a 42 cm.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.

Para a realização da técnica da medida da pressão arterial nesse paciente, deve-se considerar a necessidade de um esfigmomanômetro com manguito apropriado — mais largo que o padrão, tendo em vista a medida da circunferência do braço.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q360910 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da escolha ou tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem.

Decisões de apelação são aquelas pressionadas pelos subordinados e que, quando ocorrem com freqüência, refletem uma estrutura administrativa inadequada.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q364314 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

A neutropenia caracteriza-se por valores de neutrófilos inferiores a 2.500/mm3. Valores menores ou iguais a 1.000/mm3 demonstram neutropenia severa e moderada, respectivamente. A ocorrência de febre associada a neutropenia caracteriza uma emergência oncológica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.