Início

Questões de Concursos Semiologia e Semiotécnica

Resolva questões de Semiologia e Semiotécnica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q364536 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

A consulta de enfermagem representa uma atividade que permite a interação enfermeiro-paciente, por meio da qual podem ser identificados problemas de saúde-doença visando a promoção da saúde e a recuperação ou prevenção de doenças. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma consulta de enfermagem pode ser realizada, sob delegação de enfermeiro, por técnico de enfermagem, com respaldo legal pelo Conselho Federal de Enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

302Q360594 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

A avaliação neurológica que indica o nível de consciência do cliente de acordo com as respostas de abertura ocular, verbal e motora é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q369400 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Os sinais vitais evidenciam as alterações corporais pelas quais um paciente está passando, portanto requerem cuidado especial e monitoramento constante. Com relação às técnicas fundamentais de enfermagem na verificação dos sinais vitais, julgue os itens que se seguem.

Para se verificar a temperatura corporal de um adulto consciente, é dispensável o uso de luvas descartáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

304Q361187 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito da assistência de enfermagem na prevenção e no controle de infecção hospitalar.

Ao se realizar o curativo de ferida cirúrgica, devem-se monitorar sinais e sintomas de infecção da incisão cirúrgica (inchaço, vermelhidão, separação dos bordos da incisão, presença de drenagem purulenta).

  1. ✂️
  2. ✂️

305Q359300 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos sinais vitais e instrumentos para sua medição, julgue os itens subseqüentes.

O pulso poplíteo pode ser palpado na face anterior e medial da coxa, abaixo do ligamento inguinal.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q359088 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

Com os indicadores, é possível avaliar o desenvolvimento dos processos e seus resultados, visando encontrar e corrigir erros, provar a eficácia de mudanças, reprogramar um processo e conhecer tendências, assim como auxiliar na detecção de possíveis problemas relacionados à estrutura.

  1. ✂️
  2. ✂️

307Q360630 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico em Administração e Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, acerca de técnicas fundamentais de enfermagem.

A instilação ocular de medicamentos tem as finalidades de proteger e tratar as doenças e irritações da córnea, provocar a constrição ou a dilatação da pupila e anestesiar o local.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q359384 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Os seres vivos apresentam características e propriedades que os diferenciam dos seres inanimados. Com relação a algumas dessas características, julgue os itens abaixo.

A irritabilidade é própria de todos os seres vivos, sendo capazes de responder ou reagir a estímulos ou modificações do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

309Q364119 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Com relação aos Diagnósticos de Enfermagem, segunda etapa do processo de enfermagem, podemos afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q361844 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Pedro trabalha em uma fábrica de sapatos há 15 anos. Diabético crônico, certo dia, esqueceu de fazer uso da medicação e apresentou o seguinte quadro clínico: sudorese, tremores, taquicardia, nervosismo e fome. Foi levado ao serviço médico local, onde recebeu atendimento médico imediato, tendo sido submetido a terapêutica medicamentosa, pois, após teste glicêmico rápido, verificou-se glicemia de 50 mg/dL.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico apresentado por Pedro é característico de hipoglicemia branda.

  1. ✂️
  2. ✂️

312Q359060 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A anatomia humana compreende o estudo de sistemas e grandes estruturas, e a fisiologia é a parte da biologia que estuda as funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo humano. A respeito de anatomia e fisiologia, julgue os itens que se seguem.

Chama-se espirometria a técnica usada para se medir o ar que entra e sai dos pulmões durante respiração lenta ou em manobras expiratórias forçadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

313Q368300 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

O quadro clínico consiste em polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação,hiperventilação e alterações do estado mental.

Este quadro clínico refere-se a qual agravo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q364027 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Analista Legislativo, CD, FCC

Em relação aos cuidados com o estoma, os pacientes devem ser orientados quanto a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q366875 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos à sistematização da assistência de enfermagem.

Os diagnósticos identificados pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) foram validados e categorizados em uma taxonomia que é atualizada, pelo menos, a cada dois anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q365907 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca de aspectos relacionados aos procedimentos de enfermagem.

Os cuidados com úlcera de pressão em estágio II envolvem o debridamento, a limpeza e a aplicação de curativo. O debridamento deve ser feito na presença de tecido de granulação; para a limpeza utiliza-se soro morno e a cobertura pode ser feita com placa de hidrocoloide.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q364936 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correspondente ao diagnóstico correto de padrão ineficaz de alimentação do lactente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q360540 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermagem em Bloco Cirúrgico, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando a administração de medicamentos por via endovenosa em pacientes hospitalizados, julgue os itens seguintes.

Para o acesso ao cateter totalmente implantado, dispositivo muito utilizado em oncologia e nutrologia, há necessidade de punção com agulha especial, do tipo Hubber, que deve ser trocada a cada quarenta e oito horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q360221 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Os tecidos do organismo humano são formados por camadas ou por grupo de células de tipos semelhantes e com funções específicas. Julgue os próximos itens, referentes aos principais tipos de tecidos humanos.

O tecido epitelial é responsável pelo revestimento da superfície e das cavidades do corpo, de órgãos e glândulas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.