Início

Questões de Concursos Server

Resolva questões de Server comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q120702 | Redes de Computadores , Server, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa utiliza vários servidores Windows Server 2008 departamentais para compartilhar arquivos, o que acaba gerando uma série de pastas compartilhadas. Este fato acarreta problemas como: os funcionários ficam confusos na hora de saber em quais unidades mapeadas estão os arquivos que eles precisam; os administradores enfrentam dificuldades de prover segurança; se um servidor falhar ocorrerá a indisponibilidade de informações para os usuários.
O gerente da área de suporte fez então as seguintes perguntas para o responsável pela administração dos servidores.

1 - Como podemos reduzir o número de pastas compartilhadas às quais os usuários precisam se conectar?
2 - Como podemos reduzir o risco de indisponibilidade dos arquivos?
3 - Como podemos garantir que usuários móveis acessem as pastas compartilhadas mesmo quando desconectados da rede?

Para as perguntas feitas o responsável pela administração dos servidores forneceu, respectivamente, as seguintes respostas.

I - Podemos criar um namespace DFS contendo múltiplas pastas compartilhadas, mesmo sendo elas hospedadas por servidores diferentes. Isso permitiria aos usuários mapear uma unidade de rede para o namespace e utilizar a unidade de rede única para se conectar a qualquer pasta que esteja compartilhada.
II - Podemos adicionar múltiplos tags a uma pasta compartilhada e habilitar a replicação entre eles. Desta forma, usuários que se conectam à pasta compartilhada podem ser conectados automaticamente ao servidor na rede. Caso este esteja indisponível, o computador do usuário pode se conectar a outro servidor de tags, acessando, assim, os mesmos arquivos.
III - Podemos utilizar o recurso de arquivos offline para permitir que os computadores dos usuários armazenem em cache, automaticamente, uma cópia dos arquivos das pastas compartilhadas, permitindo acesso transparente aos arquivos quando o usuário não estiver conectado à rede.

Quais respostas fornecidas estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q186559 | Redes de Computadores, Server, Administrador de redes, Prefeitura de Goiana PE, IPAD

Acerca da instalação e funcionamento do serviço DHCP no Windows Standard Server 2003, analise as seguintes afirmativas:

1. O serviço DHCP é instalado por padrão (instalação típica).

2. As configurações podem ser feitas através da opção DHCP encontrada nas propriedades de Meu computador.

3. A atribuição dos IPs via DHCP é sempre feita de forma estática, ou seja, um mesmo computador sempre recebe o mesmo endereço IP.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q256351 | Redes de Computadores, Server, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE AM, FCC

Sobre o serviço de diretórios do Windows 2000 Server, considere:

I. Um objeto é a representação lógica de algum componente da rede.

II. As unidades organizacionais são utilizadas para unir objetos que possuem funções em comum.

III. Os grupos representam um conjunto de objetos quaisquer.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q118800 | Sistemas Operacionais , Server, Analista de Sistemas, TCE RO, CESGRANRIO

O utilitário que converte um Servidor Windows 2003 em um controlador de domínio (DC - Domain Controller) é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q241432 | Sistemas Operacionais, Server, Técnico Administrativo Informática, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a sistema operacional, julgue os itens a seguir.

Para se disponibilizar serviços web, uma opção é utilizar o sistema operacional Windows 2003 Server, por ser multiusuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q121166 | Sistemas Operacionais, Server, Analista de TI Analista de Suporte, CETESB, VUNESP

Em um computador com Windows Server 2003, instalado, se faz necessária a utilização do protocolo NetBIOS. Para saber quais computadores estão registrados na sua tabela local do NetBIOS, deve-se utilizar o comando de console nbtstat com a opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q120941 | Sistemas Operacionais , Server, Analista de Sistemas Suporte Basis SAP R3, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

Qual recurso nativo do Windows Server 2008 permite ao administrador implementar controle de cotas para pastas e volumes além de controlar e gerenciar o tipo de dados armazenados em seus servidores?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q234913 | Redes de Computadores, Server, Programador, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Sistemas operacionais Windows possuem diversas divisões. Para uso em plataformas servidoras, a família Windows Server é a recomendada. Assinale a opção que apresenta somente tecnologias inclusas no Windows 2000 Advanced Server.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q132568 | Redes de Computadores, Server, Analista de TIC Infraestrutura, CVM, ESAF

No site da Web padrão do IIS, as principais caixas de seleção da caixa de diálogo Métodos de Autenticação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q119360 | Redes de Computadores , Server, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação ao Windows Server 2008, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q212130 | Sistemas Operacionais, Server, Gerente de Suporte, MEC, FGV

O Windows Server 2003 R2 ajuda a integração de sistemas UNIX e Windows, incluindo aplicativos baseados em UNIX personalizados e legados, serviços de segurança e diretório, compartilhamento de impressoras e arquivos, e scripts de aplicativos e gerenciamento.

Um dos componentes de interoperabilidade UNIX com o Windows Server 2003 R2 é o subsistema para aplicativos que fornece um Sistema Operacional para processos específicos, que pode ser traduzido como Interface Portável entre Sistemas Operacionais e uma família de normas designada como IEEE 1003, por meio do qual os administradores podem compilar e executar seus aplicativos com pouca ou nenhuma mudança no código fonte original.

Esse tipo é conhecido pela denominação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q247333 | Sistemas Operacionais, Server, Técnico Científico Suporte Técnico, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos de instalação, configuração e
administração do sistema operacional Windows Server 2008, versão
em língua inglesa, julgue os itens a seguir.

Com um prompt de comando com direitos de usuário administrador, é possível, ao se executar o comando ipconfig /flushdns, forçar o registro de um nome de host no servidor DNS.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q195881 | Sistemas Operacionais, Server, Agente Técnico Legislativo, AL SP, FCC

A família Windows Server 2003

(I) suporta apenas duas arquiteturas de 32-bits diferentes.

(II) suporta a arquitetura EPIC (Explicitly Parallel Instruction Computing) desenvolvida pela Intel e implementada no processador Intel Itanium (IA64).

(III) suporta a arquitetura baseada em extensões 16 bits do conjunto de instruções xt86. Conhecida como arquitetura ×16 ela potencializa o uso das aplicações Windows de 16-bits, permitindo o uso da tecnologia de 32-bits.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q118248 | Redes de Computadores , Server, Analista de Sistemas Suporte, BRDE, AOCP

Sobre a instalação do serviço IIS no Windows Server 2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para diminuir a superfície de ataque do Windows Server 2003, o IIS não é instalado como padrão.

II. Para instalar o IIS no Windows Server 2003, podemos utilizar o Assistente para Adicionar/Remover componentes do Windows, em Adicionar ou remover programas, localizado no painel de controle.

III. Quando o IIS é instalado, um site padrão é criado, permitindo implementar um ambiente WEB de forma rápida e fácil.

IV. Após a instalação, o IIS vem configurado por padrão para prover conteúdos estáticos e dinâmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q132523 | Redes de Computadores, Server, Analista de TIC Infraestrutura, CVM, ESAF

O Internet Information Service (IIS)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q119771 | Sistemas Operacionais , Server, Analista de Sistemas Pleno Infra estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

João é analista da área de suporte de uma empresa. Na sua fila de atendimento estão abertos os chamados a seguir.

I - Consiste em uma tarefa administrativa relacionada às contas de usuário no Active Directory empresax.com: é necessário mover todas as contas do grupo Vendas localizado no OU Vendas para a recém criada OU VendasSul.
II - Vários usuários estão configurados para se conectar ao Server01 por meio dos Serviços de Terminal, sendo que foi modificada a configuração padrão com o console Configuração dos Serviços de Terminal, para permitir o redirecionamento das impressoras clientes. O objetivo era de permitir que todos os usuários do Servidor de Terminal pudessem imprimir em dispositivos de impressão configurados em seus computadores locais em sua sessão de Terminal Server. Os usuários, porém, informam que eles não conseguem imprimir em seus dispositivos de impressão configurados localmente.
III - Um servidor com Windows Server 2003 com um único controlador RAID de hardware que suporta RAID-0, RAID- 1 e RAID-5 tem duas unidades de disco rígido SCSI de 100 Mb conectadas. No momento 70 Mb da primeira unidade estão sendo usados e a segunda unidade está vazia. O administrador do servidor está com medo de que a unidade de disco rígido do servidor falhe e ele perca todas as informações da primeira unidade de disco. Uma alternativa seria fazer backups regulares, mas não existe dispositivo disponível para isso. O administrador gostaria de configurar uma solução que fornecesse tolerância a falhas para a primeira unidade.

Para atender a cada um destes chamados, o analista está pensando em adotar, respectivamente, as seguintes soluções:
- Usar o Dsquery para obter os membros do grupo e, em seguida, fazer o pipe (stdin) da saída para o comando Dsmove com a OU VendasSul como destino.
- Ativar a definição de redirecionamento do Cliente/Servidor na diretiva de grupo de cada computador cliente do Terminal Server.
- Configurar os discos em uma configuração RAID-5 usando o utilitário de configuração do controlador RAID por hardware.

Com base nas informações acima, que chamados podem ser atendidos pelas soluções propostas pelo analista?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q119676 | Redes de Computadores , Server, Analista de Suporte de Sistemas, Senado Federal, FGV

O Windows Server 2003 utiliza um serviço de diretório, denominado Active Directory, que emprega um banco de dados onde ficam armazenados todos os recursos de uma rede e ele os torna acessíveis a todos os usuários e aplicativos dessa rede. Dentre seus componentes, um representa um depósito de informações que armazena um subconjunto dos atributos de todos os objetos existentes no Active Directory, tendo a função de agilizar a realização de queries. Nele existe a informação necessária para que se saiba a localização de qualquer objeto existente no Active Directory. Esse componente é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q160247 | Sistemas Operacionais, Server, Assistente Legislativo Manutenção em Informática, AL TO, CESGRANRIO

Um administrador deseja acessar o drive C: de um servidor remoto da rede, que está com o Windows Server 2003 instalado, para realizar a atualização de arquivos do sistema operacional. Ao executar esta atividade, pode-se utilizar o compartilhamento administrativo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q120281 | Sistemas Operacionais , Server, Analista de Suporte, FINEP, CESGRANRIO

O Windows Server 2008 oferece um recurso para proteger dados do servidor pela criptografia de volume completa e para fornecer um mecanismo de verificação de integridade que assegure que o ambiente de inicialização não foi indevidamente manipulado. Esse recurso é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q120176 | Redes de Computadores , Server, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Um analista designado para configurar um novo servidor DNS, chamado Server01 (Windows Server 2008), para a sua empresa deve especificar os servidores raiz da empresa como os servidores raiz deste novo servidor. Para essa especificação, o analista deve configurar o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.