Questões de Concursos Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar

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21Q1054311 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Reiteradas vezes o assistente social, inserido na equipe multiprofissional judiciária, é o profissional responsável pelo atendimento e estabelecimento de condutas em situações em que há suspeita de negligência. Na sua pesquisa sobre o tema, Berberian (2015) aponta a imprecisão conceitual e a errônea correlação imediata entre as situações de pobreza vividas pelas famílias e a caracterização da negligência, utilizada por parcela dos profissionais. Para além dos depoimentos que negam ou afirmam a presença de juízo de valores no atendimento profissional das situações de negligência, a autora constatou no discurso da maioria dos assistentes sociais entrevistados ausência de referências
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22Q1042103 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Tendo por referência o texto de Ferreira, et al (2007) o trabalho multidisciplinar exige uma construção coletiva, das ações a serem desenvolvidas, em que as dificuldades precisam ser analisadas e superadas. A formação de uma equipe permite a troca de informações, colocando-se a cooperação como instrumento para enfrentar o fazer em grupo.

Com base nesta perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I. O trabalho multidisciplinar inviabiliza a obtenção de melhores resultados.
II. O trabalho multidisciplinar deve ser sempre coordenado pelo assistente social.
III. O trabalho multidisciplinar favorece a obtenção de melhores resultados.

Está correto o que se afirma em
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23Q1033299 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Vem de longe a relação do Serviço Social com a Interdisciplinaridade que se apresenta como uma necessidade de trocas entre as especificidades e como uma integração entre disciplinas. Por assim entender, na pesquisa acadêmica, a interdisciplinaridade vai se opor a um tipo tradicional
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24Q906620 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a interdisciplinaridade nas políticas de saúde mental, podemos afirmar:
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25Q1033300 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A interdisciplinaridade é uma base fundante das políticas públicas quando, no Brasil, observamos sua trajetória histórica desde a Constituição Federal de 1988. Nessa direção, as práticas interdisciplinares sugerem uma
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26Q990339 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Professor, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é definida como prática de ensino-aprendizagem no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho e apresenta como característica:
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27Q1044685 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Em relação aos entraves para o atendimento remoto pelo Assistente Social, assinale a afirmativa correta.
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28Q973018 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

Com o objetivo de aprofundar o trabalho interdisciplinar e assegurar maior agilidade no atendimento às demandas dos usuários, a direção da instituição emitiu uma ordem de serviço determinando que relatórios e pareceres técnicos resultantes de atendimento conjunto entre psicólogos e assistentes sociais sejam elaborados e assinados por ambos em documento único. Em resposta, os assistentes sociais devem:
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29Q1034905 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Educadores sociais são profissionais que podem compor as equipes de referência dos CRAS, CREAS, Centros Pop e Unidades de Acolhimento.

Suas atividades mais comuns estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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30Q1073846 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A atuação do Serviço Social Escolar, ancorada nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, deve atentar para as múltiplas expressões da questão social que afetam a permanência e o desempenho escolar. Nesse sentido, é correto afirmar:
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31Q1043164 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O assistente social, profissional que compõe a equipe multiprofissional de educação no ambiente escolar, pode colaborar com a efetivação de alguns princípios contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996), como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. O assistente social atua no desenvolvimento de atividades que fortalecem ações de gestão democrática e participativa no campo educacional por meio da instrumentalização de segmentos sociais tais como coletivos estudantis, associações de pais e de moradores e profissionais da educação.

Assim, o assistente social vem contribuindo com as conexões entre a escola, a família e a sociedade, visando
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32Q1049854 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.

O projeto ético-político profissional hegemônico se relaciona com o projeto de reforma sanitária; e o projeto de reforma sanitária tem apresentado como demanda para o assistente social questões como, por exemplo, o trabalho interdisciplinar.

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33Q1060516 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Lei no 13.935/2019 representa um avanço significativo para a atuação do Serviço Social na Educação Básica, ao reconhecer a importância do assistente social como agente de transformação e promoção de direitos. Sancionada em 2019, ela determinou a presença de assistentes sociais nas escolas da educação básica, estimulando o fortalecimento do trabalho interdisciplinar e o enfrentamento das desigualdades presentes no ambiente escolar.

(Brasil, 2019)

Essa legislação representa um avanço importante para a profissão, uma vez que reconhece o papel dos assistentes sociais
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34Q1043587 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Especialidade Serviço Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A fragmentação do saber resultou em profissionais cada vez mais especializados, cujas competências isoladas deixam de atender às complexidades das questões atuais. Nesse contexto, os termos multidisciplinaridade e interdisciplinaridade passaram a fazer parte do vocabulário das profissões, repercutindo em várias áreas do conhecimento. Assinale a afirmativa correta acerca da diferença entre esses termos
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35Q1033288 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Os programas de residência em saúde acontecem em meio ao subfinanciamento da saúde, à precarização das condições de trabalho e dos serviços, que colocam desafios à conformação das residências em sua proposta de afirmação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por sua vez, colocam-se como possibilidade para o fortalecimento do Projeto de Reforma Sanitária e da direção sociopolítica construída pelo Serviço Social, visto que
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36Q1012838 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à avaliação biopsicossocial da deficiência.

O processo de avaliação direcionado pelo modelo biopsicossocial tem caráter colaborativo, pois envolve tanto profissionais de diferentes áreas quanto o próprio indivíduo com deficiência.

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37Q1028482 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

À luz da Resolução CFESS nº 557/2009, ao atuar em equipe, o assistente social poderá realizar um procedimento conjunto, se a situação exigir, e apresentar um único relatório/laudo, em que
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38Q1073845 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A atuação do/a assistente social escolar em equipes multiprofissionais exige a construção de uma prática interdisciplinar voltada à garantia de direitos sociais no ambiente educacional. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
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40Q1037439 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Os espaços públicos são os territórios de atuação. As realidades desses territórios são sua matéria-prima. Conhecer os territórios de atuação e a relação que as pessoas mantêm com esses espaços, é condição para nos aproximarmos dos sujeitos que lá estão e iniciarmos o trabalho social inerente ao serviço.
Sua posição geográfica na cidade, sua história e tradição, o modo como o território é pensado e vivido pelas pessoas que o habitam e nele trabalham, os períodos e horários que as pessoas o frequentam, são aspectos a serem observados e compreendidos pelas equipes do Serviço da(o)
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