O assistente social, profissional que compõe a equipe
multiprofissional de educação no ambiente escolar, pode
colaborar com a efetivação de alguns princípios contidos na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei n° 9.394, de 20 de
dezembro de 1996), como a igualdade de condições para o acesso
e a permanência na escola. O assistente social atua no
desenvolvimento de atividades que fortalecem ações de gestão
democrática e participativa no campo educacional por meio da
instrumentalização de segmentos sociais tais como coletivos
estudantis, associações de pais e de moradores e profissionais da
educação.
Assim, o assistente social vem contribuindo com as conexões entre
a escola, a família e a sociedade, visando
✂️ a) esgotar as possibilidades de intervenção frente as refrações da
questão social demandadas na comunidade escolar. ✂️ b) articular a política de educação com as demais políticas
intersetoriais, priorizando o Sistema Único de Saúde. ✂️ c) à concretização da universalização do acesso ao ensino e à
superação das desigualdades sociais. ✂️ d) o planejamento de ações, referenciadas pelos elementos
constitutivos do projeto político-pedagógico da unidade
escolar assim como o perfil geográfico onde está situada a
unidade de ensino. ✂️ e) priorizar abordagens individuais e atuação junto às famílias
como estratégias de trabalho objetivando assegurar às
condições de permanência na educação escolarizada, em
atenção aos enunciados dos organismos internacionais.