Questões de Concursos Serviço de referencia

Resolva questões de Serviço de referencia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q608833 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 21 e 22, considere a NBR 6023. Considere a referência bibliográfica abaixo: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-.Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X. É considerado elemento essencial,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q607814 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do serviço de referência, ferramenta que facilita o acesso à informação e que pode auxiliar o utilizador a localizar a informação procurada, julgue os itens seguintes. Muitas pesquisas retornam, em seus resultados, as referências sobre o tema, sendo cada referência o conjunto de informações agrupadas em elementos básicos, retirados de um documento e que permitem a sua identificação no todo ou em parte.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q608086 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. A disseminação seletiva da informação refere-se à canalização de novos itens de informação vindos de quaisquer fontes para aqueles pontos em que a probabilidade de utilização, em conexão com o interesse corrente do usuário, seja alta.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q608949 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. Em uma biblioteca, as atividades dos programas de desenvolvimento de competência informacional relacionam-se ao serviço de referência.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q604532 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista, IRB, ESAF

Na Seção de Referência, é importante que o bibliotecário que lá atua, saiba identificar seus usuários, a fim de estar preparado para lhes oferecer os serviços que necessitam. Assim, as seguintes características individuais: "aquele que por necessidade de serviço ou por curiosidade mental se iniciou num assunto, lê por vezes, sem sistematização, tudo o que lhe cai nas mãos sobre a matéria", se referem ao usuário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q607023 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Acerca de serviços de referência, julgue os itens a seguir. É uma característica dos serviços de referência virtual, como o question point, a possibilidade de o atendimento ao usuário funcionar em tempo real, vinte e quatro horas por dia.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q603963 | Biblioteconomia, Serviço de referencia

Considerando as funções do bibliotecário de referência, os usuários de informação, a educação dos usuários, informação comunitária e serviços de informação em bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens que se seguem. Com relação ao serviço de referência, as entrevistas revelam informações que de outra forma não poderiam ser obtidas. Entretanto, as dificuldades com a entrevista são as possíveis variáveis intervenientes, como, por exemplo, quando entrevistador e entrevistado não se relacionam bem, ou inibição do entrevistado com as questões.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q601518 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.

O uso de chat no serviço de referência apresenta semelhanças com a entrevista de referência tradicional, pois simula a interação ao vivo entre bibliotecário e usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q607886 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. Os bibliotecários responsáveis pelos serviços de notificação corrente devem conhecer as necessidades de informação e os perfis de interesse dos usuários da biblioteca.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q607082 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Administrativo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como referência as normas técnicas da área de documentação, julgue os itens seguintes. Na elaboração da referência bibliográfica de uma obra que tenha sido produzida pela Secretaria de Recursos Hídricos do estado de Pernambuco, como essa entidade tem uma denominação genérica, é necessário que essa denominação seja seguida pelo nome da jurisdição geográfica à qual ela pertence, da seguinte forma: SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS. Pernambuco.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q602233 | Biblioteconomia, Serviço de referencia

Um atendimento completo prestado por um serviço de referência compreende as seguintes etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q609119 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao atendimento ao usuário de bibliotecas, julgue os itens seguintes. As ferramentas da Web 2.0 têm reformulado os serviços de referência, tanto no atendimento ao usuário como na geração de produtos e serviços. Nesse contexto, a adoção de redes sociais, por exemplo, pode ser considerada um meio de interação entre biblioteca e usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q609521 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Acerca de serviços de referência, julgue os itens a seguir. Os serviços de referência virtual podem ocorrer via acesso à base de dados, telefone, e-mail, formulário na Web, videoconferência, chat e páginas de FAQ (frequently asked questions).
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q602592 | Biblioteconomia, Serviço de referencia

Considerando as funções do bibliotecário de referência, os usuários de informação, a educação dos usuários, informação comunitária e serviços de informação em bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens que se seguem. No serviço de referência, o bibliotecário tem de interagir com o usuário para estabelecer quais os serviços ou produtos devem ser oferecidos, bem como oferecer orientação para uso dos recursos informacionais disponíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q607221 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Em relação ao serviço de referência virtual, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Acessível em todos os lugares e a todo instante e, geralmente, oferece um serviço gratuito.

( ) Orienta para fontes de informação confiáveis e oferece um serviço personalizado e de qualidade.

( ) Garante a proteção dos dados e das informações, mas não orienta para fontes de informações confiáveis.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q608754 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

A oferta de serviços de referência tem sido facilitada em razão da disponibilidade de tecnologias de informação. Assinale a opção em que são apresentadas as ferramentas apropriadas aos serviços de referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q608248 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

A organização do Serviço de Referência implica no reagrupamento de atividades relacionadas com a mediação, como auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.

Sobre o Serviço de Referência, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q605030 | Biblioteconomia, Serviço de referencia

Considerando as funções do bibliotecário de referência, os usuários de informação, a educação dos usuários, informação comunitária e serviços de informação em bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens que se seguem. A negociação das questões de referência é considerada um dos atos mais complexos da comunicação humana, pois existe um alto nível de ruído na comunicação de pessoa para pessoa, agravado quando uma pessoa tenta descrever não o que sabe, mas o que não sabe.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.