Questões de Concursos Serviço de referencia

Resolva questões de Serviço de referencia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q607596 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

No Serviço de Referência de uma biblioteca especializada, o bibliotecário precisa continuamente avaliar os produtos e serviços informacionais oferecidos diante das demandas apresentadas, assim como considerar a possibilidade de criar outros. Para que essas iniciativas alcancem resultados que, realmente, causem impacto sobre o Serviço de Referência, o bibliotecário precisará desenvolver uma rotina de estudo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q606612 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

?A expressão ?Serviço de Referência Presencial? designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância? (ACCART, 2000).

Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.

( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.

( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.

( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q609088 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Administrativo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, acerca de informática em bibliotecas. A notação Z39.50 identifica um protocolo de pesquisa e recuperação de informações que possibilita o acesso simultâneo a catálogos de bibliotecas locais e de outras bibliotecas, em âmbito mundial a partir da mesma interface.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q603995 | Biblioteconomia, Serviço de referencia

Considerando as funções do bibliotecário de referência, os usuários de informação, a educação dos usuários, informação comunitária e serviços de informação em bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens que se seguem. O processo de referência envolve uma confrontação face a face do usuário com o bibliotecário. Sempre que o usuário se aproxima com uma questão de referência, o bibliotecário deve ter a devida habilidade técnica e humana para encontrar a informação requisitada.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q609954 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do serviço de referência, ferramenta que facilita o acesso à informação e que pode auxiliar o utilizador a localizar a informação procurada, julgue os itens seguintes. A pesquisa de periódicos assinados e disponibilizados pela instituição por meio de uma base de dados automatizada com textos completos tanto em meio eletrônico como nos links de acesso tem reduzido a procura pelo bibliotecário para o auxílio ao usuário na busca de documentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q865008 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

O atendimento ao usuário e suas necessidades é a essência do conceito de biblioteca.

Assinale a alternativa correta em relação às normas de atendimento ao usuário da biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q871123 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O serviço de referência da informação, conforme Neusa Dias de Macedo (1990), tem cinco linhas de apoio, uma das linhas visa à atualização dos usuários da biblioteca. Assinale a alternativa CORRETA condizente a essa linha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q960877 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Biblioteconomia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

No contexto da entrevista de referência, numere adequadamente os níveis de necessidades de informação de acordo com a sequência em que se apresentam.

( ) Necessidade consciente.

( ) Necessidade formalizada.

( ) Necessidade negociada.

( ) Necessidade visceral.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q871121 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Bibliotecário, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A biblioteca é um local que estimula a construção de saberes e, para tanto, oferece diversos serviços, dentre eles está o serviço de referência. Este pode ser definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q903774 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Documentalista, UFPI, COPESE, 2024

Conforme Accart (2012), em âmbito universitário, o serviço de referência favorece o acesso aos recursos informacionais por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q865011 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas das atividades de atendimento ao usuário em uma biblioteca que podem ser realizadas pelo auxiliar de biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1006381 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Biblioteconomia, EBSERH, VUNESP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente atividades relacionadas ao atendimento ao usuário em serviços de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q869551 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Qual é a importância da mediação de leitura no contexto dos serviços de referência em bibliotecas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1007318 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Biblioteconomia, EBSERH, IBFC, 2023

Grogan (2001) relacionou o serviço de referência com uma das cinco leis da biblioteconomia: “é fundamental à biblioteconomia o conceito de prestação de serviços que se coadune, cuidadosa e especificamente, com as necessidades do indivíduo. Esse serviço demonstra claramente em sua natureza a[...]”. Assinale a alternativa que apresenta qual das cinco leis é essa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q912224 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2023

Macedo (1990) conceitua cinco linhas básicas de configuração do setor de referência. Há uma delas em que cabe ao bibliotecário dar treinamento e coordenadas, bem como supervisionar o setor de referência, visando à sua otimização, organização e administração, de forma cooperativa. Trata-se do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q868258 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Auxiliar de Biblioteca Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

É correto afirmar que, em uma biblioteca, o serviço de referência é o setor responsável por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1001177 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O serviço de referência tem por função atender a necessidade de informação do usuário. A difusão de informações ou de documentos distribuídos a pessoas ou entidades, a partir de um ponto central de armazenamento, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q997482 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Especialidade Biblioteconomia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O trabalho de referência inclui transações de referências, em que pessoal da biblioteca recomenda, interpreta e avalia recursos da informação para ajudar os outros a satisfazer a determinadas necessidades de informação. Quanto aos tipos de questões com os quais lida um serviço de referência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1007319 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Biblioteconomia, EBSERH, IBFC, 2023

A maioria dos usuários que apresentam questões ao bibliotecário sabem exatamente o que buscam. Entretanto, há uma minoria que não se enquadra nessa descrição: os que sabem, mas não conseguem expressar em palavras; e os que não têm certeza. Assinale a alternativa que melhor ajuda a diminuir essa incerteza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q996767 | Biblioteconomia, Serviço de Referência, Documentalista, UFPB, IBFC, 2025

De acordo com a concepção de Serviço de Referência e Informação (SRI), assinale a alternativa que apresenta o que caracteriza esse serviço em uma biblioteca.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.