Questões de Concursos Serviços de informação

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21Q606591 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Um magistrado do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região solicitou à bibliotecária de referência da instituição uma lista abrangente de fontes doutrinárias que tratavam do trabalho infantil e sua relação com o direito brasileiro. Para essa tarefa, a bibliotecária consultou a
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22Q608994 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Quanto aos padrões em serviços de informação, é correto afirmar que
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23Q604058 | Biblioteconomia, Serviços de informação

Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

III. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.

IV. A revisão de objetivos e metas pouco se beneficia da avaliação.

V. A avaliação é uma ferramenta que auxilia a alcançar a eficácia e eficiência organizacionais.

Está correto o que se afrima APENAS em

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24Q603589 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Quanto à administração de sistemas de informação e aos profissionais de informação, julgue os itens subseqüentes. Um dos objetivos qualitativos globais do Programa Sociedade da Informação do Brasil é a educação para a sociedade da informação. Nesse contexto, o bibliotecário deve educar-se nas tecnologias da informação para ter acesso e participar do processo de informação globalizada.
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26Q606946 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC, 2017

Para localizar a obra ?Reforma eleitoral: comentários à Lei 13.165?, de Jaime Barreiros Neto, um juiz de direito deve fazer uma busca
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27Q608375 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

De acordo com MARCONDES e SAYÃO (2009, p. 10):

“Repositórios institucionais são entendidos hoje como elementos de uma rede ou infraestrutura informacional de um país ou de um domínio institucional, destinados a garantir a guarda, preservação a longo prazo e, fundamentalmente, o livre acesso à produção científica de uma dada instituição.”

Desde a publicação do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica pelo IBICT em 2005, têm ocorrido, principalmente no âmbito das Bibliotecas Universitárias no Brasil, esforços para a implantação de RI´s nas Instituições com vistas a garantir um sistema brasileiro de livre acesso à produção científica do país, “destinada a guardar, preservar e garantir livre acesso, via internet, à produção científica no âmbito de uma dada instituição.” Acerca desses RI´s, analise as afirmativas abaixo:

1. Há muitos softwares disponíveis para a implementação de repositórios digitais e os mais sofisticados, técnica e funcionalmente, são os proprietários.

 2. É um tipo de biblioteca digital de modelo Intranet que serve apenas para disseminação de toda a informação interna produzida em uma determinada instituição.

3. Os Repositórios Institucionais trazem, agora, para universidades e instituições de pesquisa, a oportunidade de se fortalecerem institucionalmente a partir da visibilidade de sua produção acadêmica organizada e disponível, como um retrato fiel de sua instituição.

4. Os RI´s lidam com a produção científica de uma determinada instituição, contemplando a reunião, o armazenamento, a organização, preservação, recuperação e, sobretudo, a ampla disseminação da informação científica produzida.

 5. O desafio da implantação dos Repositórios Institucionais também retoma propostas metodológicas tão caras aos profissionais de informação, como o controle bibliográfico, a catalogação na fonte, o trabalho cooperativo devido a sua importância e impacto social.

Estão CORRETAS

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28Q608487 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. No que tange aos usuários, é preciso considerar dois tipos de necessidades de informação: a que resulta do desejo de saber, em função do conhecimento; e a que resulta de necessidades materiais exigidas para a realização das atividades humanas, profissionais e pessoais, em função da ação.
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