Questões de Concursos Serviços de referência

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21Q134569 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
Uma das principais dificuldades para a implantação de serviços de referência digital é a escassez de software livres ou gratuitos para tal finalidade, e as bibliotecas nem sempre dispõem de recursos financeiros para adquirir licenças de software.
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22Q135605 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as seis fases do processo de referência - seleção
da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da
estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação -,
julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas
relativas a esse processo.

Ao realizar a busca, o bibliotecário deve sempre procurar oferecer mais do que o desejado ou pedido pelo usuário, para garantir que a questão proposta seja atendida.

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23Q137948 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
As expressões referência virtual, referência digital, serviços de informação na Internet, referência permanente e referência em tempo real são utilizadas para descrever serviços de referência que utilizam tecnologia digital de uma ou outra maneira.
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24Q193948 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Agente Técnico Legislativo Especializado Biblioteconomia, AL SP, FCC

Quando, ao expressar uma questão de referência, um usuário não se satisfaz com as respostas recebidas, o bibliotecário deve

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25Q171335 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de gestão da informação, gestão do conhecimento e usuários da informação, julgue o item subsequente.

O tipo de biblioteca, os usuários que a frequentam e a tecnologia disponível para consultas influenciam de modo determinante na qualidade do serviço de referência.
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26Q138429 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

Serviços de notificação corrente, também conhecidos como serviços de alerta, e sistemas de disseminação seletiva da informação dizem respeito à mesma atividade. A única diferença entre eles é que os primeiros ocorrem em tempo real, ou seja, corrente, enquanto os últimos ocorrem de modo assíncrono.

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27Q136014 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que
se seguem.

Uma das vantagens da disseminação seletiva de informação oferecida pelos serviços de buscas em linha, tais como Dialog e Questel-Orbit, é a possibilidade de buscas em arquivos múltiplos para um mesmo perfil de usuário.

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28Q169529 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário, TCE PI, FCC

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem ao tipos de perguntas de referência e seus conceitos:

I. Direcionais
II. Referência rápida
III. Busca
IV. Orientação de leitores

a. Aquelas que remetem o usuário a um livro ou localização particular.
b. Aquelas que envolvem mais tempo e, usualmente, mais fontes.
c. Aquelas que fornecem auxílio na escolha de um livro.
d. Aquelas que pedem apenas respostas fatuais.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:
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29Q171700 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Serviço de referência e processo de referência não são expressões sinônimas. A primeira aplica-se à assistência efetivamente prestada ao usuário que necessita de informação e a segunda refere-se à atividade que envolve o consulente e durante a qual se executa o serviço de referência.

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30Q134731 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as seis fases do processo de referência - seleção
da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da
estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação -,
julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas
relativas a esse processo.

Ao definir a estratégia de busca com o uso de uma linguagem documentária, o bibliotecário deve, para especificar um assunto, utilizar modificadores ou subcabeçalhos e os termos que compõem a relação hierárquica ascendente do termo inicialmente utilizado para a busca.

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31Q138318 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

A cooperação e o compartilhamento de recursos entre bibliotecas são orientações fundamentais, principalmente para suas atividades-meio, mas não são necessárias para a prestação de serviços-fim, como é o caso dos serviços de referência. Isso ocorre, sobretudo, devido ao uso cada vez mais intenso e facilitado de tecnologias de informação e comunicação na mediação da relação entre bibliotecários e usuários, o que torna as bibliotecas independentes uma das outras na prestação desse tipo de serviço.

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32Q136159 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE AM, FCC

Pode ser visto como um meio a mais disponível para a divulgação da informação, indo ao encontro da necessidade dos usuários de recuperação de informação personalizada e representando uma extensão dos serviços convencionais de referência. Trata-se do serviço de
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33Q169603 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Um serviço de referência digital é aquele iniciado eletronicamente, frequentemente em tempo real, em que os usuários utilizam computadores ou outra tecnologia de Internet para se comunicarem com os bibliotecários de referência sem estar fisicamente presentes.

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34Q137198 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Segundo Denis Grogan, reduzir o serviço de referência simplesmente ao conteúdo de obras de referência é como dizer que uma obra de referência é utilizada somente no recinto das bibliotecas. Outro equívoco que ainda persiste é que

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35Q134790 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se
seguem.

Os sistemas de recuperação da informação ainda não se desenvolveram suficientemente para que as buscas realizadas por bibliotecários ou pelos próprios usuários contemplem, além do registro, o texto completo dos documentos.

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36Q135577 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as seis fases do processo de referência - seleção
da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da
estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação -,
julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas
relativas a esse processo.

Na busca de informações a respeito de determinado assunto, muitas vezes, os usuários apresentam questões ambíguas e imprecisas. Nesse caso, uma ação adequada do bibliotecário é conduzir a negociação com uma conversa formal e associar a questão com a solução de problemas.

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37Q171448 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Quanto à disseminação seletiva da informação (DSI), considere as seguintes afirmativas:

1. Não há necessidade de estudo prévio para implementar a DSI.
2. Para analisar as vantagens da DSI, é necessário considerar três pontos de vista: o do usuário, o do pessoal da informação e o da instituição envolvida.
3. Os serviços de DSI podem agrupar-se em duas categorias, segundo a base de dados utilizada. Essa base pode ser gerada na própria instituição (abrangendo apenas os documentos que ingressam nela) ou adquirida em serviços comerciais ou governamentais.
4. A implementação de um serviço de DSI, assim como a assimilação de um serviço externo, produz um impacto global na biblioteca, especialmente quando são utilizadas bases de dados de grande cobertura.

Assinale a alternativa correta.

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38Q139110 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE AM, FCC

Avalie as afirmativas abaixo.

I. O acesso aos grandes sistemas de recuperação de informação, também denominados de bancos de dados e, consequentemente, às suas bases de dados veio ampliar significativamente a qualidade das buscas bibliográficas, visto que essas bases proporcionam diversificados pontos de acesso à informação.

II. Tanto as bases de dados referenciais, quanto as textuais vão exigir um planejamento acurado da estratégia de busca, visando a uma recuperação de informação de acordo com as necessidades dos usuários.

III. Na vida profissional, o usuário final está bem habilitado a lidar com a incidência de erros ortográficos em bases de dados.

É correto o que se afirma APENAS em
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39Q268422 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Em uma biblioteca ou centro de documentação, o conjunto de atividades de auxílio ao usuário denomina-se

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40Q171186 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, Senado Federal, FGV

O enorme volume de informações publicadas em cada área do conhecimento representa uma dificuldade para os técnicos e especialistas manterem-se constantemente atualizados. Diante disso, os modernos centros de informação trabalham na preparação de estudos críticos condensados sobre aspectos relevantes, que possibilitem aos leitores obter uma visão abrangente sobre um determinado assunto.

No ciclo documentário, esse processo é conhecido como:

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