Questões de Concursos Serviços de referência

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41Q136766 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as seis fases do processo de referência - seleção
da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da
estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação -,
julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas
relativas a esse processo.

A falta de conhecimento do assunto solicitado pelo usuário, por parte do bibliotecário, leva à incorreta seleção da mensagem do usuário.

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42Q134573 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os
itens seguintes.

Tanto no serviço de referência tradicional quanto no virtual, a estratégia de busca requer a análise minuciosa da questão do usuário para identificar conceitos e suas relações e, em seguida, traduzir a questão na linguagem de busca empregada nos sistemas de informação consultados.

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43Q137788 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RN, FCC

O gráfico ou diagrama de dispersão é utilizado para visualizar a possível relação entre duas variáveis, podendo ser utilizado, por exemplo, para comprovar uma hipótese de causa-e-efeito entre dois fenômenos. Em serviços de informação, por exemplo, podem ser utilizados para relacionar o tempo de acesso online com o número de

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44Q268978 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Biblioteconomia, CVM, ESAF

Entre os serviços de referência das bibliotecas, estão as atividades de mostrar aos usuários como utilizar melhor seu potencial informativo, incluindo também visitas orientadas, palestras etc. Esse serviço é comumente chamado de

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46Q138957 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

Neusa Dias de Macedo apresenta cinco linhas de atuação para o serviço de referência. Entre elas estão

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48Q268467 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Biblioteconomia, CVM, ESAF

No setor de referência de uma biblioteca especializada, os seguintes itens: listagem de novos materiais, sumários correntes, circulação de periódicos, boletins informativos e disseminação seletiva da informação, são atividades relacionadas

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49Q151999 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Jurídico, PG DF, IADES

O serviço de referência compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário. Sendo assim, a função do serviço de referência é

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50Q267744 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Biblioteconomia, CVM, ESAF

Na avaliação dos resultados de uma busca bibliográfica, nos serviços de referência de uma biblioteca, o coeficiente ou índice de precisão, refere-se à

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51Q134530 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os
itens seguintes.

Uma desvantagem do uso da videoconferência no serviço de referência virtual é que a comunicação entre o usuário e o bibliotecário ocorre de maneira assíncrona.

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52Q266898 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas pelo Serviço de Referência em uma biblioteca ou Centro de Documentação, o Serviço de Alerta refere-se

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53Q134652 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RN, FCC

Uma das fases do processo de referência é a de busca. Entre as falhas que podem ocorrer nessa fase estão aquelas relacionadas com a falta de perseverança. Isto pode ter como consequência

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54Q135762 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
As bibliotecas participantes do QuestionPoint, serviço de referência colaborativo criado pela Library of Congress e a OCLC (Online Computer Library Center), permanecem interligadas em rede e estão disponíveis a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Além disso, oferecem ao usuário a possibilidade de acessar o sistema por navegação por meio de telefone celular.
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55Q134535 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que
se seguem.

Os serviços de notificação corrente utilizam buscas em bases de dados bibliográficas, bases de dados de texto integral e bases de dados de sumários de periódicos. Como as estratégias de busca são formuladas com operadores booleanos, as bases de dados multimídia não são contempladas nesses serviços.

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56Q138731 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se
seguem.

Mesmo diante de um volume crescente de informação digital, a disseminação seletiva da informação torna-se menos importante, uma vez que os usuários têm a sua disposição mecanismos que contribuem para que eles estejam permanentemente informados a respeito daquilo que lhes interessa.

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57Q135101 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os
itens seguintes.

As consultas de localização de fatos demandam assistência limitada do bibliotecário e caracterizam-se por serem simples e fáceis de serem respondidas pelo bibliotecário de referência.

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58Q138713 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos serviços de referência tradicional e virtual, julgue os
itens seguintes.

O e-mail básico e o formulário eletrônico disponível na página web da biblioteca são modalidades de serviço de referência virtual por correio eletrônico e apresentam a desvantagem de limitar a participação do usuário no processo de busca.

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