Início

Questões de Concursos Servidores Públicos

Resolva questões de Servidores Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1502Q402411 | Direito Administrativo, Servidores Públicos

Em relação ao servidor público, assinale a afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1503Q402415 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

No Estado de Goiás, o provimento de cargos em comissão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q398620 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração pública, julgue os itens subseqüentes.

Provimento derivado é a forma constitucional de acesso ao cargo público, segundo a qual o ocupante apenas poderá migrar de um cargo para outro se houver ingressado por concurso público no cargo original.

  1. ✂️
  2. ✂️

1505Q391715 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TST, FCC

É requisito básico para investidura nos cargos públicos em geral:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1506Q397381 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.

A regra constitucional que fixa o teto de remuneração no âmbito do serviço público não impede, conforme entendimento do STF, que o adicional por tempo de serviço ultrapasse aquele limite.

  1. ✂️
  2. ✂️

1507Q392549 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Com base no Regime Jurídico dos Servidores Civis da União, instituído pela Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens subseqüentes.

A referida lei estabeleceu, para algumas carreiras específicas, denominadas carreiras de Estado, o direito à vitaliciedade e à inamovibilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1508Q401001 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1509Q398482 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRE ES, ESAG

Assinale a proposição correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1510Q395425 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRT 21a, FCC

João Victor, técnico judiciário, injustificadamente recusou- se a ser submetido à inspeção médica determinada por Luiza, Diretora de sua unidade. A mesma Diretora mantém sua irmã Rozana sob sua chefia imediata, em cargo de confiança. Nesse caso, João Victor e Luiza estão sujeitos, respectivamente, às penas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q398506 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Administrador, AGE MT, NCE

Conceder-se-á ao servidor público estadual licença por motivo de doença em pessoa da família; por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; para serviço militar; para atividade política; prêmio por assiduidade; para tratar de interesses particulares; e para qualificação profissional. A licença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1512Q394413 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico de Desenvolvimento, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, CESPE CEBRASPE

Considere que um servidor público tenha recebido propina de terceiro para conferir a este certa vantagem. Nesse caso, não houve ato de improbidade administrativa porque não ocorreu lesão direta aos cofres públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1513Q399034 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

O funcionário em estágio probatório:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1514Q401105 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Delegado de Polícia, Polícia Civil DF, NCE

Em relação ao concurso público usado para seleção de servidores, analise as afirmativas a seguir: I. O candidato aprovado dentro do número de vagas oferecidas no edital tem direito subjetivo à nomeação. II. As empresas públicas e sociedades de economia mista, criadas para desempenhar atividades econômicas, não estão obrigadas a realizar concurso público para escolha de seus empregados. III. A prorrogação do prazo de validade do concurso público é ato discricionário da Administração Pública. É/são afirmativa(s) verdadeira(s) somente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1515Q396514 | Direito Administrativo, Servidores Públicos

"O ingresso na Carreira da Magistratura far-se-á mediante investidura em cargo de Juiz ________, que lhe constitui a classe ________". Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, na ordem, os espaços do enunciado acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1516Q398312 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito do estágio probatório:

I. Não será objeto de avaliação para o desempenho do cargo o fator relacionado à capacidade de iniciativa.

II. Seis meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor.

III. Em regra, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

IV. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

Segundo a Lei nº 8.112/90, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1517Q397546 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TRE MA, CESPE CEBRASPE

             Jorge, servidor público de carreira, foi aposentado por invalidez em dezembro de 2005. No mês de março de 2009, Jorge foi submetido a uma junta médica oficial, que considerou insubsistentes os motivos para a sua aposentadoria por invalidez e sugeriu o imediato retorno do servidor à ativa.

Nessa situação hipotética, no retorno de Jorge à ativa, ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1518Q394742 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, PGE DF, IADES

A Administração Pública reúne um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, ao transparecer a plenitude da função pública revestida de valores éticos universais, em seu sentido mais relevante. Julgue os itens a seguir acerca dos princípios éticos que devem nortear a Administração Pública.

I - Um servidor público, ao observar fielmente a legislação vigente para decidir sobre a aquisição de um bem patrimonial, exerceu o Princípio da Justiça e da Imparcialidade.

II - Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o Princípio da Lealdade.

III - Um servidor público, ao participar de atividades de qualificação profissional ofertados pela Administração Pública, visando melhorar sua valorização profissional, exerceu o Princípio da Competência e da Responsabilidade.

IV - Um servidor público, ao prestar esclarecimentos precisos e claros ao cidadão, durante o atendimento diário do seu setor de trabalho, exerceu o Princípio da Informação e da Qualidade.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1519Q396564 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em relação aos agentes administrativos, julgue os itens que se seguem.

Aquele que será empossado em cargo público deve estar presente, perante a autoridade competente, no momento da posse, que é considerada ato pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1520Q395286 | Direito Administrativo, Servidores Públicos

ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, o gozo dos direitos políticos e a idade mínima de de- zesseis anos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.