Início

Questões de Concursos Servidores Públicos

Resolva questões de Servidores Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q401575 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere os itens abaixo sobre licença-prêmio.

I. O período da licença será considerado de efetivo exercício, para todos os efeitos legais, e não acarretará desconto algum no vencimento ou remuneração.

II. A licença-prêmio deverá ser usufruída no prazo de 4 (quatro) anos e 9 (nove) meses, a contar do término do período aquisitivo.

III. Para fins da licença é considerado interrupção de exercício a missão ou estudo dentro do Estado, em outros pontos do território nacional ou no estrangeiro.

IV. A autoridade competente poderá conceder a licença aos servidores se estes contarem com mais de cinco anos de efetivo exercício e possuírem estabilidade.

V. O funcionário terá direito, como prêmio de assiduidade, à licença de 90 (noventa) dias em cada período de 5 (cinco) anos de exercício ininterrupto, em que não haja sofrido qualquer penalidade administrativa.

É correto o que está afirmado APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q408789 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TJ AP, FCC

A Administração pública, por lei, criou autarquia atribuindo- lhe competência para prestar serviço público de saneamento básico. Para preenchimento dos cargos públicos efetivos criados poderá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q393276 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Virgílio, servidor público federal, estável, foi reintegrado no cargo que ocupava anteriormente. Porém, esse cargo estava provido por Sócrates. Nesse caso, o servidor Sócrates, também estável, será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q413012 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 6a Região, FCC, 2018

Considere hipoteticamente um servidor público estadual, detentor de cargo público efetivo, que tenha praticado, no exercício de suas funções, conduta que em tese configura falta funcional de natureza grave. Nesta hipótese, a Administração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q394094 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Maria, servidora pública federal, com 25 anos de idade, tomou posse e entrou em exercício no seu cargo efetivo de analista no TCU, cargo para o qual se exige formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. Tempos depois, ela tomou posse e entrou em exercício no cargo público de professor universitário, na Universidade de Brasília (UnB). Somente um ano depois de ter tomado posse na UnB, Maria comunicou esse fato ao setor de pessoal do TCU, ocasião em que tomou posse em cargo em comissão nesse tribunal. A respeito da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.

O exercício do cargo de analista é legalmente acumulável com o cargo de professor, conforme jurisprudência do STJ, desde que haja compatibilidade de horários.

  1. ✂️
  2. ✂️

526Q258679 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à organização político-administrativa e à administração pública, considerando o disposto na Constituição Federal (CF) e a     interpretação doutrinária sobre a matéria.

O direito à livre associação sindical é assegurado ao servidor público federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

527Q259961 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Para aposentar-se no serviço público, segundo previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o servidor deverá atingir qual dos critérios de idade abaixo listados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

528Q412066 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista de Controle Interno, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

Dadas as afirmativas acerca do regime jurídico dos servidores públicos e, em especial, dos servidores do município de Maceió,

I. A posse é ato administrativo mediante o qual a autoridade competente efetiva o preenchimento do cargo público com a designação do seu titular, sendo a investidura e a reversão formas pelas quais pode ser realizada.

II. A nomeação é requisito para investidura apenas em cargos efetivos de carreira, acessíveis mediante concurso de provas e títulos.

III. Ainda que esteja em estágio probatório, o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Maceió permite afastamento para atividade política e para mandato eletivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q410859 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Delegado de Polícia, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito de servidor público, agente público, empregado público e das normas do regime estatutário e legislação correlata.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q391677 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Fiscal, TCE RR, ESAG

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

531Q406077 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista em Gestão Previdenciária, Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores PE, FCC

Os servidores públicos, em sentido amplo, podem ocupar cargo, emprego ou exercerem função pública. Sobre a escolha do tipo de servidor a ser contratado,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q395331 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente Administrativo, Embratur, FUNIVERSA

Considere que João, ocupante de cargo público de nível médio, tenha sido aprovado e nomeado em face de concurso para outro cargo, de nível superior. Sendo ambos os cargos regidos pela Lei n.º 8.112/1990, estava ele no gozo de licença capacitação até o dia 30 de julho de determinado ano no cargo em cujo exercício ainda estava. Todavia, sua nomeação para o cargo de nível superior foi publicada no Diário Oficial no dia de 30 de junho (segunda-feira) daquele ano. Nessa situação, a data-limite desse mesmo ano para João tomar posse no seu cargo de nível superior será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q397710 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma funcionária pública, nomeada em vaga reservada para deficientes físicos, logo deixou de realizar adequadamente as suas atribuições. Após inspeção médica, comprovou-se que o motivo do nãoatendimento às atribuições e responsabilidades exigidas pelo serviço deu-se por limitação física da funcionária. A administração pública readaptou-a para outra vaga. Nessa situação, a administração pública agiu em conformidade com a legislação vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

537Q391318 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de direito constitucional e de direito administrativo.

A redistribuição de cargos implica alteração na lotação dos órgãos ou entidades envolvidos e, por isso, precisa ser feita mediante lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q405164 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Assistente 1, CNPq, CESPE CEBRASPE

A respeito dos direitos e deveres do servidor público, bem como do seu regime disciplinar, julgue os itens a seguir.

É admitida a participação de servidor público federal em conselho de administração e em conselho fiscal de empresa em que a União detenha participação indireta no capital social.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q392643 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auxiliar Judiciário, CGJ RJ, NCE

O servidor que adotar criança com menos de sete anos de idade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q401098 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Considere as seguintes situações, identificadas em numeração sucessiva.   

           Fábio prestou concurso público e foi aprovado (1). Após ser nomeado (2), tomou posse (3) no cargo e entrou em exercício (4). Contudo, Fábio prestara também um outro concurso público e foi chamado a assumir o novo cargo público. Após meditar, Fábio resolveu pedir exoneração (5) do cargo que exercia para assumir o novo cargo, inacumulável, em outro órgão (6).  

Tendo por base a narrativa acima, julgue os itens subseqüentes.

A situação 3 só se verificou em decorrência de, previamente, ter ocorrido a nomeação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.