Questões de Concursos Servidores Públicos

Resolva questões de Servidores Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

981Q407645 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista do MPU, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos aos agentes públicos.

Considere que determinada entidade da administração indireta tenha demitido motivadamente, após o devido processo administrativo, no qual foi assegurado o contraditório e a ampla defesa, empregado público contratado por meio de concurso e que fora considerado inabilitado para o desempenho das atribuições legais. Nessa situação, a atuação da administração pública foi legítima, já que o empregado público deve ser contratado após aprovação em concurso público e pode perder o vínculo por meio de demissão motivada, após o regular processo administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

982Q398943 | Direito Administrativo, Servidores Públicos

Segundo o artigo 259, e seus incisos, do Estatuto dos Funcionários Públicos (lei nº 10261/68), será aplicada a pena de cassação de aposentadoria ou disponibilidade se ficar provado que o inativo realizou qualquer dos atos abaixo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q396137 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Advogado, BESC SC, FGV

O servidor público civil estável, cuja demissão é invalidada por sentença judicial, tem garantido seu retorno ao cargo anteriormente exercido, mediante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q397953 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Assistente Administrativo, CERON RO, CONESUL

O Servidor Público que for ocupante de cargo em comissão terá a pena imposta acrescida da terça parte se for autor de crime definido na Lei 8.666. Em relação ao parágrafo acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q404611 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

986Q255112 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PI, FCC

Trabalhando em acumulação regular, o servidor ocupante de dois cargos públicos recebe, depois de cumpridos os requisitos indispensáveis, aposentadoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q253332 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PE, FCC

Em se tratando de servidores públicos, é correto que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q399258 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Considere que, há sete anos, Adriano é empregado da Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é uma empresa pública federal. Nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Por força constitucional, o fato de a CAIXA ser uma empresa pública impede que Adriano possa ser demitido sem justa causa.

  1. ✂️
  2. ✂️

989Q412061 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Fiscal, Conselho Regional de Medicina Veterinária MA, Instituto Quadrix, 2018

As pessoas contratadas pela Administração Pública, por tempo determinado, por seleção pública simplificada, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q264614 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

Daniela é servidora pública titular de cargo efetivo da União e está pensando em se aposentar quando preencher os requisitos constitucionais. Considerou hipoteticamente ter completado 57 anos de idade e, nos últimos 11 anos, ter ocupando o cargo de técnico judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região. Estando abrangida pelo regime de previdência previsto na Constituição Federal para o servidor público, Daniela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q393395 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

Considere:

I. Servidores públicos estatutários são os que se vinculam à Administração Pública direta e indireta mediante um liame de natureza contratual.

II. Agentes de colaboração são pessoas físicas que prestam serviços à Administração Pública por vontade própria, por requisição ou com sua concordância, exercendo, portanto, função pública.

III. Servidores governamentais são as pessoas que, sob um regime de dependência, ligam-se estatutariamente às sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações, perante uma relação de trabalho de natureza eventual ou temporária.

IV. Agentes temporários são agentes públicos que se ligam à Administração Pública, por tempo determinado, para o atendimento de necessidades de excepcional interesse público, consoante definida em lei; podendo existir na Administração Pública direta ou na indireta, desempenhando função.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q404405 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TRT 8a, FCC

As funções de confiança serão exercidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q404938 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TRE MG, CESPE CEBRASPE

                  Divino, servidor público do TRE de determinado estado, tem o vencimento mensal de R$ 2.501,28, e sua remuneração mensal é de R$ 3.711,74.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q405708 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista de Planejamento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, CESPE CEBRASPE

Acerca de agentes públicos e servidores públicos, julgue os itens subsequentes.

Considere que um servidor público, em débito com o erário, foi exonerado do cargo que ocupava. Nesse caso, ele terá o prazo de sessenta dias para quitar seu débito, sob pena de ter sua inscrição em dívida ativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

995Q399058 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Procurador, IPC ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da regência constitucional e infraconstitucional referente aos servidores públicos, julgue os itens que se seguem.

Os cargos, empregos e funções públicas, no Brasil, são acessíveis somente aos brasileiros natos ou naturalizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

996Q391123 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Claudius, servidor público federal, foi acusado de ter praticado ato considerado infração administrativa cuja sanção prevista é a demissão do serviço público. Além disso, esse ato é também capitulado como crime, cuja pena é de 6 meses a 2 anos de detenção. A administração pública teve ciência da prática desse ato por meio de denúncia anônima. Imediatamente após essa denúncia, foi aberta sindicância investigativa sigilosa, em 12/4/2004, a qual acabou por demonstrar a materialidade do fato e os indícios de participação de Claudius no evento. Em 4/3/2005, publicou-se a portaria instaurandose o processo administrativo disciplinar, com prazo de conclusão de 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, o que acabou acontecendo. Claudius se negou a participar da instrução, sendo nomeado defensor dativo. Somente em 30/7/2007, foi publicada a portaria de demissão de Claudius, fundada nas provas produzidas no processo administrativo disciplinar. Paralelamente, Claudius respondeu a ação penal, tendo sido condenado à pena de reclusão de 6 meses, que foi substituída por uma pena restritiva de direito.

Com referência a essa situação hipotética e ao regime disciplinar dos servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.

Eventual tentativa para anular judicialmente o ato administrativo de demissão de Claudius restará limitada aos aspectos meramente formais do processo, não podendo o juiz invadir o mérito da decisão demissionária, mesmo se entender que o caso concreto poderia justificar apenas a penalidade de suspensão e não, a de demissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

997Q405205 | Direito Administrativo, Servidores Públicos

Durante o período do estágio probatório, o servidor público terá a sua aptidão e capacidade avaliadas, de acordo com os seguintes fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

998Q400089 | Direito Administrativo, Servidores Públicos

A posse em cargo público da pessoa que não seja servidor, ocorrerá no prazo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q390876 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auxiliar Judiciário, TRT 5a, FCC

Para responder às questões de números 31 a 50 considere o regime da Lei no 8.112/90.

Somente para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conta-se como tempo de serviço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1000Q397550 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Técnico Judiciário, TRT 9a, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos (Lei n.º 8.112/1990) e à lei de improbidade administrativa (Lei n.º 8.429/1992), julgue os itens que se seguem.

Considere que Pedro, servidor público detentor de cargo efetivo, entrou em exercício no dia 30 de dezembro de 2004 e, após um ano de efetivo exercício, ou seja, em 30 de dezembro de 2005, adquiriu o primeiro período de férias. Nessa situação, no ano de 2006, Pedro pôde gozar dois meses de férias, relativos aos períodos de 2005 e 2006.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.