Questões de Concurso Silvicultura

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q979738 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta sobre a técnica de enriquecimento de espécie, comumente utilizada na restauração de áreas degradadas.

12 Q1007774 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Com o corte raso e transporte da madeira de um povoamento florestal, o silvicultor deve definir se continuará ou não com a condução da espécie florestal de interesse na respectiva área. Dentre as possibilidades, a talhadia é um sistema silvicultural bastante utilizado na condução de povoamentos florestais no Brasil.
A talhadia é um sistema silvicultural:

13 Q1007775 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Para a recuperação de áreas degradadas por meio do uso de espécies nativas, não basta realizar o plantio propriamente dito da muda em campo. São necessárias algumas etapas antes do plantio, assim como a sua manutenção por determinado período.
Para a manutenção de um plantio com espécies nativas em uma área rural sob processo de recuperação de área degradada:

14 Q1011379 | Engenharia Agronômica Agronomia, Silvicultura, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de diversos aspectos da silvicultura, julgue o item a seguir.

Na escolha da espécie arbórea para implantação de um sistema silvipastoril, recomenda-se dar preferência para aquelas que apresentam rápido crescimento, efeitos alelopáticos sobre as plantas associadas e não contenham substâncias tóxicas para os animais.

15 Q1016754 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Silvicultura, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a práticas e técnicas de manejo em produção florestal.

Em termos fisiológicos, a disponibilidade de luz e água resultante do desbaste promove a fotossíntese e o alargamento da copa, que resultará em maior produção de madeira, maior conicidade do tronco, menor proporção de madeira juvenil, e maior diferença nos padrões de qualidade entre desbastes precoces e tardios.

16 Q1016752 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Silvicultura, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo a práticas e técnicas de manejo em produção florestal.

A desrama natural ocorre em povoamentos florestais densos, nos quais o sombreamento promove a queda dos galhos inferiores e o incremento das árvores em altura, sendo um processo eficiente em florestas de eucalipto, sem necessidade de interferências.

17 Q1028114 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Durante o cultivo e manejo de povoamentos florestais para fins comerciais, uma série de técnicas pode e deve ser utilizada a fim de propiciar aumento de produtividade e qualidade do produto final.
Em relação às técnicas silviculturais de desbaste e de desrama, é correto afirmar que:

18 Q1028115 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A principal praga do setor florestal brasileiro são as formigas cortadeiras, que têm potencial de causar grandes prejuízos tanto em projetos de reflorestamento ambiental quanto em projetos comerciais. Dessa forma, é importante reconhecer e identificar as espécies de formigas cortadeiras e seus comportamentos, uma vez que existem inúmeras outras espécies de formigas que não causam nenhum prejuízo e, portanto, não devem ser controladas. Com relação às formigas cortadeiras, causadoras de danos em projetos florestais, é possível afirmar que:

19 Q1028123 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Dentre os métodos silviculturais utilizados para a implantação florestal, o controle de plantas daninhas é oneroso e requer muito conhecimento técnico. Dentre as alternativas existentes, o controle químico por meio da aplicação de herbicidas tem sido bastante utilizado. No entanto, existem diferentes produtos, com princípios ativos que agem de formas distintas e controlam com maior ou menor eficiência determinados grupos de plantas.
Considerando os diferentes tipos de herbicidas, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.