Início

Questões de Concursos Sistema Único de Saúde

Resolva questões de Sistema Único de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q359112 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde

O Governo aplica medidas educacionais que visam a orientação da população para a prevenção e combate à dengue. A fim de minimizar esse problema de saúde pública no Brasil, o enfermeiro deve saber que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q443084 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Técnico em Contabilidade, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição da República de 1988, seção II — da saúde —, julgue os itens seguintes. É objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) garantir a assistência à saúde, já que se trata de um direito fundamental do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q368694 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) obedecem, entre outros, aos seguintes princípios:

I. divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário. II. utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática. III. centralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: ênfase na centralização dos serviços para os municípios e regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde. IV. integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico. É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q367487 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à ética no exercício profissional de enfermagem.

A preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral deve ser um direito garantido a todos os usuários do SUS e um comprometimento ético do enfermeiro em seu exercício profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q362947 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que o Sistema Único de Saúde (SUS) engloba políticas públicas de saúde expressas em ações e programas que devem ser norteados por sua legislação básica, julgue os itens subsequentes.

Descentralização e comando único no SUS significam que os municípios são os principais executores das ações e serviços de saúde, enquanto o Ministério da Saúde, órgão de gestão nacional do sistema de saúde, possui comando único sobre os estados e municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q449098 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Para assegurar a garantia do direito social à saúde, a Constituição da República de 1988 criou um Sistema Único de Saúde integrado por uma rede pública regio-nalizada e hierarquizada, descentralizado, com direção única em cada esfera de governo, que deve oferecer atendimento de qualidade a toda a população e prio-rizar as atividades preventivas, sem que haja prejuízo dos serviços assistenciais. Ao Sistema Único de Saúde compete, segundo o que dispõe a CF no Art. 200, além de outras atribuições, nos termos da lei:

I. executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

II. participar do controle e da fiscalização da produção, do transporte, da guarda e da utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

III. promover a habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

IV. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q366431 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde

Durante uma consulta de enfermagem no grupo de planejamento familiar, uma mulher de vinte e quatro anos de idade, casada, mãe de três filhos, declarou que não tinha doença crônica de base. Ela informou que seus dois primeiros partos ocorreram por cesárea, aos dezesseis anos de idade e aos vinte e um anos de idade, e que o terceiro parto, aos vinte e três anos de idade e no período de gestação de trinta e seis semanas, foi natural e em casa, pois ela se encontrava, à época, em zona rural. Relatou, ainda, que lamenta não ter tido oportunidade de realizar laqueadura no último parto. Como ela tinha dúvidas quanto ao planejamento familiar, quis se informar sobre técnicas experimentais, bem como as vantagens de usufruir dos serviços das redes pública e privada.

Tendo essa situação hipotética como referência inicial, um enfermeiro que necessite fornecer informações legais sobre planejamento familiar a pacientes deverá saber que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q365422 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, MJ, FUNRIO

Dispõe a Lei 8.142/90 que o órgão colegiado composto por representantes do Governo, prestadores de serviços, profissionais de Saúde e usuários que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de Saúde na instância correspondente, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q359270 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que o Sistema Único de Saúde (SUS) engloba políticas públicas de saúde expressas em ações e programas que devem ser norteados por sua legislação básica, julgue os itens subsequentes.

Para a garantia do princípio da universalidade, os serviços de saúde devem estar organizados em níveis crescentes de complexidade da assistência. O princípio da integralidade independe dessa forma de organização, sendo determinado pela integração de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q359661 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento em saúde, formulação e implementação de políticas públicas no âmbito do SUS, julgue os itens que se seguem.

No plano de saúde, instrumento referencial do PlanejaSUS, está definido o que se deseja alcançar no período de quatro anos, a partir da análise situacional de saúde da população e da respectiva gestão do SUS, assim como da viabilidade e exequibilidade técnica, financeira e política.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q365613 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde

Julgue os itens subsequentes, considerando as normas brasileiras de acreditação de serviços de saúde. A avaliação de uma organização prestadora de serviços de saúde pode levar a um dos seguintes resultados: acreditado com excelência; acreditado pleno; acreditado; não acreditado.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q368241 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Na prática cotidiana de gestão em saúde, há o constante desafio de identificar e selecionar conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos de trabalho que ajudem o gestor a tomar decisões e a conduzir o processo de implementação de políticas, planos, programas e ações de saúde sob sua responsabilidade. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

São de responsabilidade dos gestores municipais a coordenação, a execução e a avaliação do processo de planejamento do SUS no âmbito municipal, consoante os pactos estabelecidos no âmbito do PlanejaSUS.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q360375 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro do Trabalho, SES DF, FUNIVERSA

Em 2011, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n.º 104, definiu a relação de doenças, agravos e eventos e padronizou os procedimentos relativos à notificação compulsória e à vigilância em saúde no âmbito do SUS. De acordo com essa portaria, a notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde — médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos, biomédicos, biólogos, entre outros. Com base nessas informações e na Portaria n.º 104, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q446288 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Analista, Conselho Regional de Enfermagem RS, Instituto Quadrix, 2018

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), ao Sistema Único de Saúde (SUS) não compete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q366754 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Segundo o art. 4 da Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta ou indireta e das fundações mantidas pelo ___________________, constitui o ______________________ . Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q365987 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes acerca do sistema de saúde no Brasil. A atenção primária, entendida na atualidade, como forma de organização dos serviços de saúde, atende às necessidades da população realizando serviços preventivos, curativos, reabilitadores e de promoção da saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

157Q362984 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, MJ, FUNRIO

No que se refere à organização, direção e gestão do Sistema Único de Saúde, dispõe a Lei 8.080/90, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q428368 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Especialista em Gestão, Secretaria de Estado da Saúde ES, CESPE CEBRASPE

Na Constituição Federal brasileira (CF), define-se saúde como direito de todos e dever do Estado. Na clara intenção de atender ao conjunto da população, o legislador fez constar no texto constitucional que as ações e os serviços públicos de saúde devem constituir um sistema único. Com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

Embora considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o SUS, cuja concepção fundamenta-se nos princípios de universalidade de acesso, integralidade de assistência e gratuidade, ainda não recebe aporte financeiro suficiente para o custeio de despesas com procedimentos que não sejam ambulatoriais ou com cirurgias que não sejam de baixa ou média complexidade, o que impede, por exemplo, a realização de transplantes de órgãos por meio do sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q442961 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição da República e na regulamentação das Leis n.º 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde) e n.º 8.142/1990, foi criado o SUS, visando alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população brasileira. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um princípio básico do SUS é o de que todos os cidadãos devem ser atendidos, de acordo com suas necessidades, independentemente de pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q362790 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Assistente de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A Lei Orgânica da Saúde (Lei n.º 8.080/1990) regulamenta os dispositivos constitucionais acerca da saúde do trabalhador. Considerando as atribuições do SUS na saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

O SUS garante aos sindicatos de trabalhadores o direito de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.