Início

Questões de Concursos Sistema Único de Saúde

Resolva questões de Sistema Único de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q989240 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente Comunitário de Saúde ACS, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Vigilância em Saúde compreende a articulação dos saberes, processos e práticas. Sobre sua composição, analise as assertivas abaixo e marque a opção correta.

I - Vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária e alinha-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, considerando a transversalidade das ações de vigilância em saúde sobre a determinação do processo saúde doença.
II - Vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária e alinha-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, considerando a transversalidade das ações de vigilância em saúde sobre a determinação do processo saúde doença.
III - Vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e alinha-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, considerando a transversalidade das ações de vigilância em saúde sobre a determinação do processo saúde doença.
IV - Vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
V - Vigilância epidemiológica, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária e alinha-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do SUS, considerando a transversalidade das ações de vigilância em saúde sobre a determinação do processo saúde doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q912708 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

Na Política Nacional de Saúde, o programa que oferece, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 20 imunizantes para diversas doenças, sendo 17 vacinas para crianças, sete para adolescentes, cinco para adultos e idosos e três para gestantes, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q885800 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, SADMS, SELECON, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Temos como princípios do SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q889890 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Em relação a Vigilância Sanitária (Visa), assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q868398 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Governador Valadares MG, Consulplan, 2024

A Resolução nº 01, de 29 de setembro de 2011, estabeleceu as diretrizes gerais para a instituição de Regiões de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerando tal Resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. Considera-se Região de Saúde a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos, de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada.
II. Cada Município poderá compor apenas uma única Região de Saúde.
III. As Regiões de Saúde interestaduais, compostas por municípios limítrofes de mais de um estado, serão instituídas por ato conjunto dos respectivos estados em articulação com os municípios.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q972595 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Implantados nos municípios e atuando na prestação de serviços, visando a humanizar o tratamento dos transtornos mentais, os CAPSad são equipamentos especializados no atendimento de usuários
I. adultos que fazem uso prejudicial de drogas (legais e/ou ilícitas) em regime ambulatorial. II. com transtornos mentais no domicílio, objetivando reintegração social e reabilitação psicossocial. III. adultos com transtornos mentais persistentes em regime ambulatorial.
É correto o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q870833 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

De acordo com a Lei nº 8.142/1990, os conselhos de saúde são espaços de participação popular no SUS. Qual característica define o funcionamento desses conselhos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q986627 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Lei Federal 8.142/1990 é um marco importante para a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre essa lei, analise as afirmativas abaixo.

I. A Lei 8.142/1990 estabelece a participação da comunidade na gestão do SUS por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde, que atuam na formulação e no controle das políticas de saúde;
II. As transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde são realizadas de forma automática e regular, sem a necessidade de contrapartida dos estados e municípios;
III. Os Conselhos de Saúde são compostos de forma paritária, com representação de usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços;
IV. A Lei 8.142/1990 determina que os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) devem ser utilizados de forma exclusiva para o financiamento de ações e serviços públicos de saúde;
V. As Conferências de Saúde são realizadas a cada quatro anos, com o objetivo de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q896319 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro Generalista ou Enfermeiro de Saúde da Família, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

O princípio da equidade é um dos fundamentos do Sistema Único de Saúde(SUS) no Brasil garantindo assim a justiça social. Este princípio pode ser entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q903295 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro 40H, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

De acordo com a Lei n°8080 de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, no que se refere aos seus princípios e diretrizes. Analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q972605 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TJDFT, CIEE

No âmbito da saúde, principalmente envolvendo cidadãos que completam 60 anos, segundo Lei, é assegurada a atenção integral à saúde por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o acesso universal e igualitário em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para prevenção, promoção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os cidadãos integrantes da terceira idade. É correto afirmar que essas ações de prevenção devem ocorrer por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q911686 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Lançada em 2003, busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.

A Política Nacional que nos referimos é a:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q876936 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Governador Valadares MG, Consulplan, 2024

Sobre o Pacto pela Saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Tem como componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS.
II. Propõe redução da territorialização da saúde para organização dos sistemas.
III. Propõe consolidação e qualificação da Estratégia da Saúde da Família (ESF) como modelo de Atenção Básica à saúde.
IV.O pacto de gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da descentralização, sem abordar o financiamento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q874705 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

A Lei nº 8142/1990 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Em que esferas de gestão essas instâncias são obrigatórias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q884709 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, FHSTE RS, EPL, 2024

O Decreto 7.508/2011, regulamenta a Lei 8.080/90 que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde. Para ser instituída uma Região de Saúde, deve haver, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q1053441 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Cargos de Nível Superior, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com fundamento nas Leis n.ºs 8.080/1990 e 8.142/1990, julgue os
itens que se seguem.
O controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde é competência da vigilância sanitária e não do SUS.
  1. ✂️
  2. ✂️

257Q912899 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piratininga SP, OBJETIVA, 2023

Sobre o sistema público de saúde brasileiro, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q976388 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) são regulamentados por diferentes normativas legais e infralegais. Com base nessas normativas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q888326 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Fazem parte dos sistemas de informações do Ministério da Saúde, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q906551 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro PSF, Prefeitura de Oratórios MG, MS Consultoria, 2024

A lei 8.080/1990 define as competências de cada esfera de governo do SUS. Correlacione as competências listadas com o âmbito administrativo responsável e a seguir marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.

I. Direção Nacional do SUS;
II. Direção Estadual do SUS;
III. Direção Municipal do SUS.

( ) Formar consórcios administrativos intermunicipais.
( ) Promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.
( ) Definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade.
( ) Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
( ) Identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.