Início

Questões de Concursos Sistema Único de Saúde

Resolva questões de Sistema Único de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q871072 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 8.142/1990, é uma das leis que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Entre suas principais disposições, a normativa estabelece a participação comunitária no processo de gestão do sistema de saúde. Assinale a afirmativa a seguir que descreve uma das formas de participação popular prevista pela Lei nº 8.142/1990.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q890531 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde), estão entre os tipos de serviços que devem ser executados pela direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q914201 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

A Constituição Federal Brasileira afirma que saúde é direito de todos e dever do Estado. Esta afirmação está relacionada a qual princípio do Sistema Único de Saúde (SUS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q914630 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Sul Brasil SC, Instituto Fênix, 2023

Qual das seguintes é uma diretriz do SUS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q874698 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

A Participação Social no SUS foi institucionalizada pela Lei n°. 8.142/1990 que institui os conselhos de saúde e as conferências de saúde como espaços para o exercício da participação da comunidade sobre a implementação das políticas de saúde em todas as esferas governamentais. Sobre a Participação Comunitária e Mobilização Social é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q889367 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem 30h e 40h, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado com o firme propósito de promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população. Abrange do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos, garantindo acesso universal, integral, igualitário e gratuito para toda a população do país. Essa conquista e a definição das diretrizes que resultou na criação do SUS tiveram como marco político determinante a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q1020963 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Radioterapia, EBSERH, VUNESP, 2020

Segundo a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde – SUS (Lei n° 8.080/90), é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q884364 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Auxiliar em Farmácia, CISDESTE MG, IBADE, 2024

É de conhecimento geral que, assim como em vários outros serviços proporcionados pelo nosso país, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa por diversos problemas que dificultam o seu desenvolvimento de modo mais célere e eficaz.

Nesse contexto, os principais problemas sofridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1064718 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Em consonância com a Lei Federal nº 8.142/1990, a Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q1065232 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Inimutaba MG, Prefeitura de Inimutaba MG, 2025

A Lei nº 8.080/1990 organiza as ações de saúde em todo território nacional, contemplando princípios fundamentais do SUS. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q889375 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem 30h e 40h, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as condições em que as pessoas nascem, crescem, trabalham, vivem e envelhecem, e o amplo conjunto de forças e sistemas que moldam a vida cotidiana podem ser entendidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q960811 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi instituída pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.823, de 22 de agosto de 2012. O estímulo à participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social constitui uma estratégia em seu processo de implementação. Acerca do que esta estratégia pressupõe, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Acolhimento e resposta às demandas dos representantes da comunidade e do controle social. ( ) Estímulo à participação de representação dos trabalhadores nas instâncias oficiais de representação social do SUS, a exemplo dos conselhos e comissões intersetoriais, nas três esferas de gestão do SUS. ( ) Busca de articulação com entidades, instituições, organizações não governamentais, associações, cooperativas e representações de categorias de trabalhadores inseridas exclusivamente em atividades com vínculos formais de trabalho. ( ) Capacitação de representantes dos trabalhadores nas instâncias oficiais de representação social do SUS voltada à aplicação de medidas básicas de promoção, prevenção e educação em saúde e às orientações quanto aos direitos dos trabalhadores. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q959796 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Segundo a Portaria nº 3.252/2009, a vigilância em saúde constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde. A vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde é definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q999233 | Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Considerando o que dispõe a Lei Orgânica da Saúde, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos obedecendo, entre outros princípios, a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
( ) As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos obedecendo, entre outros princípios, a centralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.
( ) As comissões intersetoriais terão a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) Mencionada Lei não dispõe acerca do atendimento específico para mulheres vítimas de violência doméstica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q914628 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Sul Brasil SC, Instituto Fênix, 2023

Qual é o principal objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q901321 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro Padrão, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

São sinais e sintomas de envenenamento infantil, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q889369 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem 30h e 40h, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, a vigilância epidemiológica está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e é entendida como um conjunto de ações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q884341 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2024

De acordo com o art. 13 do Decreto 7.508/2011, Para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

I. Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
II. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
IV. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q1021610 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Técnico em Contabilidade, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com a Lei nº 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde), analise as afirmativas abaixo.

I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
II. O dever do Estado de garantir a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
III. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições privadas federais, estaduais e municipais, apenas da Administração direta e das fundações privadas, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.