Início

Questões de Concursos Sistema Único de Saúde

Resolva questões de Sistema Único de Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q360132 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento em saúde, formulação e implementação de políticas públicas no âmbito do SUS, julgue os itens que se seguem.

Com o pacto pela saúde, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão receber recursos federais por meio de cinco blocos de financiamento: atenção básica; atenção de média e alta complexidade; vigilância em saúde; assistência farmacêutica; e gestão do SUS.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q442515 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Agente Administrativo, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição da República de 1988, seção II — da saúde —, julgue os itens seguintes.

O SUS prevê a participação de instituições privadas de assistência à saúde de forma complementar, isto é, caso um paciente necessite de tratamento que o serviço público não disponha, poderá ser atendido por uma instituição privada por meio de contrato ou convênio.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q425777 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde

De acordo com a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 198, as aço?es e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem de um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q360061 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Dentro do escopo de apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da APS no Brasil, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em 2008. São áreas estratégicas que compõem o Nasf, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q363859 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Segundo o art. 4 da Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, para receberem os recursos, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

I. Fundo de saúde.

II. Conselho de saúde, com composição paritária de acordo com o decreto nº 99.438/90.

III. Plano de saúde.

IV. Relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4º do art. 33 da Lei nº 8.080/90.

V. Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.

VI. Comissão de elaboração do plano de carreira, cargos e salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q363805 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

A diferença entre os termos urgência e emergência é que o primeiro descreve algo que requer uma ação imediata e indispensável, enquanto o segundo caracteriza um risco iminente de vida. Acerca de urgência e emergência e suas implicações, julgue os itens a seguir.

Fazem parte dos sistemas estaduais de urgência e emergência os atendimentos pré-hospitalares fixo e móvel.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q368752 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública, sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.

Uma das responsabilidades do gestor federal desse programa é acompanhar, por meio do Sistema HiperDia, os diabéticos e hipertensos cadastrados e atendidos por município.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q366489 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Administrador, FEAES PR, PUC PR

As organizações de saúde são complexas, pois lidam com objetos complexos (riscos e doenças); são compostas por uma grande diversidade/variabilidade tecnológica; e constituídas por sujeitos que detêm autonomia (capacidade de agir com grau de liberdade ampliado), que é exercida de forma desigual, pois seus agentes internos acumulam poder de forma desigual, fazendo com que coexistam distintas produções e experimentações subjetivas (Ministério da Saúde, 2009). Entender que o trabalho é elemento substantivo da criação do homem, que cria a si e ao mundo, e que a autoria do mundo é condição para a construção de si, consiste essa premissa está diretamente relacionada à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q360893 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI), relatando ser nefropata, hipertensa e fazer uso de anti-hipertensivos. A paciente foi encaminhada para a UTI após diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Ela informou que já esteve internada diversas vezes, devido a infecções decorrentes das diálises que realiza em seu domicílio. A paciente possui cateter nasal para oxigênio e cateter peritoneal com boa inserção e sem sinais flogísticos ao redor. A paciente negou algias. No exame físico, apresentava-se descorada e emagrecida, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, e edema de face, pernas e mãos. O débito urinário foi de 100 mL/h. Os sinais vitais auferidos foram: temperatura = 37,8 °C; pulso = 106 bpm; respiração = 20 irpm e pressão arterial = 140 mmHg × 10 mmHg. Após o atendimento inicial, e tendo recebido a terapia indicada, a paciente sentiu-se com menos fadiga e inchaço, comparativamente a meses anteriores, e conseguiu se alimentar melhor.

Com referência ao caso clínico acima apresentado e ao cuidado de enfermagem a pacientes críticos, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, o cuidado prestado ao paciente pressupõe o comprometimento com sua qualidade de vida. Apesar desse compromisso, o profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar atividades que não sejam sua competência.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q368328 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto à elaboração de Normas e padrões para a promoção da saúde do trabalhador, analise as instâncias a seguir.

I – Comissões Intersetoriais

II – Comissões Permanentes

III – Estados e Municípios

IV – União e Distrito Federal

V – Conselho Nacional de Saúde

São responsáveis por elaborar as normas técnicas e estabelecer os padrões de qualidade para a promoção da saúde do trabalhador APENAS o que for citado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q748742 | Educação, Sistema Único de Saúde, Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE CEBRASPE, 2017

A propósito de óbito fetal, julgue o item seguinte. Situação hipotética: Durante a consulta de pré-natal, uma gestante com vinte e nove semanas de gestação referiu que se sentia bem, mas que “não estava sentindo o bebê mexer”. No exame físico, o profissional de saúde não conseguiu ouvir os batimentos fetais. Assertiva: Nessa situação, o profissional deverá encaminhar a gestante imediatamente ao hospital para a constatação do óbito fetal tardio.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q445583 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Técnico de Laboratório, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2017

A Constituição Federal de 1988 assegurou a saúde como direito de todos e dever do Estado e suas diretrizes foram incorporadas pelas leis que regulamentaram o Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as alternativas a seguir, assinale a que aponta o princípio do SUS em que está proposto que todas as necessidades de saúde da população devem ser atendidas por meio de ações de promoção, prevenção e tratamento, para que se evite o adoecimento e se alcance melhor qualidade de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q444566 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Assistente Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Juiz de Fora MG, 2018

“É certamente no campo dos programas de saúde pública que ocorreram os mais bem-sucedidos avanços em direção a uma reforma de tipo descentralizador. Ao longo dos anos 80, a coalizão favorável à consolidação de um sistema hierarquizado e descentralizado de prestação de serviços de saúde, com forte presença nos fóruns nacionais e em aliança com governadores e prefeitos, conseguiu uma série sucessiva de medidas que redundaram em uma efetiva reforma do setor. Esta reforma, que redistribuiu funções e competências entre os níveis de governo tem uma direção clara: os municípios passam progressivamente a ter capacidade decisória, competências e recursos para a prestação dos serviços básicos de saúde. Se é verdade, contudo, que uma articulação positiva entre a burocracia do Ministério da Saúde, a elite profissional do setor, governadores e prefeitos viabilizou a aprovação de medidas de reforma a partir do centro do sistema político, é verdade também que as dificuldades na implementação destas reformas decorrem das dificuldades financeiras e institucionais do governo federal para dar continuidade ao processo de reformas. Nesta medida, as feições do sistema descentralizado tornam-se crescentemente heterogêneas no território nacional, dadas as diferentes possibilidades financeiras e administrativas e as distintas disposições políticas de governadores e prefeitos: em algumas regiões onde os recursos são mais escassos e as demandas são mais agudas, o sistema dá sinais evidentes de falência; em outras regiões, com maiores recursos, os municípios demonstram capacidade de gestão praticamente autônoma de seus sistemas de saúde”. IN: ARRETCHE, Marta T. S. Mitos da descentralização: Mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. ANPOCS, n. 31, ano 11, 1996, p. 16.

O Princípio da descentralização em saúde é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), no artigo 198 da CF. Assim, assinale a opção CORRETA que melhor refere-se ao que o Brasil propôs ao adotar a descentralização em saúde como uma diretriz do SUS segundo ARRETCHE, 1996:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q446871 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Médico, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

Conforme o artigo 200 da Constituição Federal (1988), compete ao Sistema Único de Saúde, além de outras atribuições, nos termos da lei,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q368683 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

A estratégia de Saúde da Família visa a reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia de Saúde da Família, tem suas especificidades e cada esfera de governo responsabilidades cabíveis. Com relação às competências de cada nível de governo, marque a opção que NÃO se enquadra à Secretaria Municipal de Saúde e ao Distrito Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q361186 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Funasa, Dom Cintra Fundação

Os direitos indígenas têm sede constitucional e são de competência federal. A responsabilidade pela gestão e direção da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas cabe ao seguinte órgão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q444189 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Técnico em Contabilidade, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da Constituição da República de 1988, seção II — da saúde —, julgue os itens seguintes. O SUS prevê a participação de instituições privadas de assistência à saúde de forma complementar, isto é, caso um paciente necessite de tratamento que o serviço público não disponha, poderá ser atendido por uma instituição privada por meio de contrato ou convênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q429783 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

O direito à saúde tem, na Constituição Federal, a dimensão da respectiva importância para a sociedade e para o Estado brasileiro. A atuação política capaz de garantir a efetividade desse direito está estabelecida na Lei Maior, com início no art. 1o, inciso III (dignidade da pessoa humana), passando pela previsão da saúde como direito individual inviolável (art. 5o) e social (art. 6o), até o tratamento específico da saúde como integrante da ordem social nos artigos 196 e seguintes. Em relação à seção que trata da saúde estabelecida na Constituição Federal, julgue os itens a seguir. O art. 197 estabelece que os serviços de saúde são de relevância pública, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, acerca da sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo a respectiva execução ser feita diretamente ou por meio de terceiros e também por pessoa física ou jurídica de direito privado. Nesse caso, a Constituição reparte a responsabilidade da execução da atuação do poder público nos serviços de saúde com a sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q358902 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

“O número máximo recomendado de pessoas que uma Equipe de Saúde da Família deve ser responsável é __________ pessoas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.