Questões de Concursos Sistema Braille

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1Q1043921 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os registros em braille podem ser feitos tanto manualmente quanto com o auxílio de uma máquina de escrever. Considerando a utilização de uma máquina de escrever em braille, analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas(F).

I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.

As assertivas são, respectivamente,
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2Q1046613 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil 2018), palavra “aluno” tem a seguinte sequência de pontos em braille:
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3Q1046444 | Braille, Sistema Braille, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme Santos e Oliveira (2018) o sinal do cifrão em Braille, usado para expressar a unidade monetária de numerosos países, incluindo a do Brasil, é
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4Q1046450 | Braille, Sistema Braille, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Domingues et al. (2010), o Sistema Braille é uma ferramenta essencial para a inclusão educacional de alunos cegos, possibilitando o acesso ao aprendizado em diferentes disciplinas e à produção textual.

Com base nas características desse sistema, é correto afirmar que o que melhor descreve um aspecto central do Braille como recurso de leitura e escrita é que o sistema Braille
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5Q1046092 | Braille, Sistema Braille, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Tendo como referencial o arcabouço de recursos, métodos e tecnologias que são aplicados na educação do aprendiz cego, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A leitura tátil e a escrita em Braille seguem a mesma direção da leitura e escrita convencionais.
( ) A fim de executar a escrita manual em Braille, podem ser utilizadas reglete e punção.
( ) A leitura da escrita em Braille é realizada apenas de forma tátil pelos deficientes e não deficientes visuais.
( ) A produção e impressão em Braille deve ser dominada por todos os profissionais da escola.
( ) O aprendizado do sistema Braille deve ser realizado de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos.

A sequência está correta em
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6Q1046608 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A máquina braille é um recurso importantíssimo de trabalho para o aluno com cegueira durante seu período de escolarização e oferece vantagens em relação ao uso da reglete, pois a máquina braille evita a duplicidade de códigos (um de leitura e outro de escrita). Neste contexto, assinale a alternativa que representa outra vantagem da máquina braille em relação à reglete, segundo Sampaio et al (2010).
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7Q1045080 | Braille, Sistema Braille, Braile, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Em conformidade com o Decreto nº 5.296/2004, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Deficiência física é a alteração completa de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento total da função física.
( ) Deficiência mental é o funcionamento intelectual geralmente inferior à média, com manifestação antes dos 21 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
( ) Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
( ) Ajuda técnica são os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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8Q1042336 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O desenvolvimento e a adoção do Sistema Braille no Brasil foram marcados por eventos históricos que podem delimitar quatro períodos temporais distintos: 1854 a 1942, 1942 a 1963, 1963 a 1995 e 1995 a 2002. Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um evento marcante do terceiro período (1963 a 1995)?
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9Q1043914 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os recursos de Tecnologia Assistiva desempenham um papel crucial na educação de estudantes cegos, permitindo-lhes acessar informações, realizar tarefas acadêmicas e interagir de maneira independente. Esses recursos são projetados para que os estudantes superem barreiras comunicativas, físicas e cognitivas, promovendo a inclusão e garantindo igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
A partir desse contexto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva ajuda os estudantes cegos a desenvolverem competências tecnológicas que são essenciais no mundo moderno.
II. As tecnologias assistivas condicionam a interação dos estudantes cegos, impedindo assim que eles desenvolvam as tarefas diárias e acadêmicas com independência e autonomia.
III. Os recursos de Tecnologia Assistiva permitem que os professores ofereçam materiais e recursos adaptados e atendam às necessidades específicas de cada estudante cego.

As assertivas são, respectivamente,
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10Q1045965 | Braille, Sistema Braille, Professor Educação Especial Habilitação em Deficiência Visual, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Conforme o documento “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual” (2007), são sinais ou sintomas físicos característicos e condutas frequentes de alunos com baixa visão os abaixo citados, EXCETO:
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