Questões de Concursos Sistema Braille

Resolva questões de Sistema Braille comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1046608 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A máquina braille é um recurso importantíssimo de trabalho para o aluno com cegueira durante seu período de escolarização e oferece vantagens em relação ao uso da reglete, pois a máquina braille evita a duplicidade de códigos (um de leitura e outro de escrita). Neste contexto, assinale a alternativa que representa outra vantagem da máquina braille em relação à reglete, segundo Sampaio et al (2010).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1046613 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil 2018), palavra “aluno” tem a seguinte sequência de pontos em braille:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1046428 | Braille, Sistema Braille, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento “Grafia Braille para a língua portuguesa” (2018), os caracteres da 1a série, precedidos do sinal (3456), representam os algarismos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1043920 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na reglete, escreve-se o braille da ____________ para a ____________, na sequência normal de letras ou símbolos, invertendo-se, então, a numeração dos pontos. A leitura é feita normalmente da ____________ para a ____________. Conhecendo-se a numeração dos pontos correspondentes a cada símbolo, torna-se fácil tanto a leitura quanto a escrita feita em regletes.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Apostila – O sistema braille 2020/21. São Paulo: Fundação Dorina Nowill, 2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/02-Apostila-deSistema-Braille.pdf. Acesso em: 14 jul. 2024.

As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1046268 | Braille, Sistema Braille, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Sampaio et al. em Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão (2010), com relação ao uso da máquina braille para a leitura e a escrita de alunos com cegueira, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1046602 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Existe um recurso tecnológico, segundo Lima (2018), que possibilita ao aluno com deficiência visual usar o computador com a função de edição de textos, leitura de documentos e recursos para impressão de textos em braille, assim como jogos didáticos, calculadora vocal, relógio, ampliador de telas e leitor simplificado na tela.
Este recurso é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1046612 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), nas representações de datas sob a forma inteiramente numérica, os elementos constitutivos devem ser colocados pela ordem dia-mês-ano, utilizando-se dois algarismos para o dia, dois para o mês e dois ou quatro para o ano. Dentre as regras estabelecidas, está definido que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1082940 | Braille, Sistema Braille, AEE, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Sistema Braille é essencial para garantir autonomia e acesso ao currículo por estudantes cegos, bem como favorece a leitura, a escrita e a participação deles nas atividades escolares.

Considerando a grafia oficial em Braille e suas especificidades utilizadas no Brasil, é CORRETO afirmar que a abreviatura da sigla AEE escrita em letras maiúsculas corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.