Questões de Concursos Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

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21Q176511 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Defensor Público, DPE RS, FCC

De acordo com o Sistema Nacional de Proteção ao Consumidor, é correto afirmar:

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22Q233176 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Promotor de Justiça, MPE SC, FEPESE

Texto associado.

Analise os enunciados das Questões abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.

No âmbito do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, se instaurado mais de um processo administrativo por pessoas jurídicas de direito público distintas, para apuração de infração decorrente de um mesmo fato imputado ao mesmo fornecedor, eventual conflito de competência será dirimido pela Secretaria Nacional do Consumidor, levando sempre em consideração a competência federativa para legislar sobre a respectiva atividade econômica.
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23Q449835 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Técnico em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

O Código de Defesa do Consumidor originou grandes avanços para o usuário dos sistemas privados de saúde. Com relação aos dispositivos desse código, julgue os itens que se seguem.

A Política Nacional das Relações de Consumo visa à melhoria da qualidade de vida dos consumidores e ao respeito à dignidade, saúde e segurança.

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24Q450433 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Especialista em Proteção I, PROCON SP, VUNESP

Sobre o Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC –, é correto afirmar que

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25Q450690 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Especialista em Proteção I, PROCON SP, VUNESP

A Política Nacional das Relações de Consumo deverá seguir os seguintes princípios:

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26Q449949 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Defensor Público de Segunda Categoria, DPDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere às normas do CDC e à Política Nacional das Relações de Consumo, julgue os itens seguintes. Por atender indiretamente às necessidades dos consumidores, a racionalização e melhoria dos serviços públicos não é um dos objetivos da Política Nacional das Relações de Consumo.
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27Q450986 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Analista de Suporte Administrativo I, PROCON SP, VUNESP

Sobre os órgãos superiores da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), assinale a alternativa correta.

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28Q449719 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Técnico de Suporte Administrativo I, PROCON SP, VUNESP

São órgãos superiores da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON):

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29Q237501 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

Texto associado.

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
CERTO - (C) OU ERRADO - (E)

A celebração de termo de compromisso de ajustamento de conduta, pelo Ministério Público, não impede que outro, mais vantajoso para o consumidor, seja lavrado por quaisquer das pessoas jurídicas de direito público integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor SNDC.

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30Q974370 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Juiz Substituto, TJBA, CESPE CEBRASPE

A respeito do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor (DNDC) e da convenção coletiva de consumo, assinale a opção correta.

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31Q450093 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Inspetor Jurídico, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Analise cada assertiva e verifique as falsas e verdadeiras acerca dos instrumentos utilizados pelo poder público para execução da Política Nacional das Relações de Consumo, segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90):

( ) manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para todos os consumidores; ( ) instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério da Justiça;

( ) criação de delegacias de polícia especializadas no atendimento de consumidores vítimas de infrações penais de consumo;

( ) criação de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de consumo;

( ) concessão de estímulos à criação e desenvolvimento das Associações de Defesa do Consumidor.

A sequência correta de cima para baixo é:

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32Q178488 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Defensor Público, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e da convenção coletiva de consumo, julgue os itens subsequentes.

São objetivos principais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor — composto por órgãos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, além de entidades privadas de defesa do consumidor — o planejamento, a elaboração, a coordenação e a execução da Política Nacional de Proteção ao Consumidor.

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33Q450959 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Procurador, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

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34Q450975 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Consultor Jurídico, Câmara de Duque de Caxias RJ, Dom Cintra Fundação

Acerca da Política Nacional das Relações de Consumo e dos princípios estabelecidos no art. 4º do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), analise as proposições abaixo:

I. A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

II. como princípio da Política Nacional das Relações de Consumo se apresenta a harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem social (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boafé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores.

III. a coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuízos aos consumidores é também princípio da Política Nacional das Relações de Consumo;

IV. o incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo é outro princípio da Política Nacional das Relações de Consumo.

V. outro princípio da Política Nacional das Relações de Consumo é a ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor: a) por iniciativa indireta; b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas; c) pela ausência do Estado no mercado de consumo;

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35Q450466 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Especialista em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base no disposto no CDC, julgue os itens que se seguem.

Compete ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão vinculado à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, a coordenação da política do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

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36Q209367 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 5, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no disposto no CDC, julgue os itens que se seguem.

Compete ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão vinculado à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, a coordenação da política do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

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37Q173272 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Defensor Público, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que vários clientes de determinado estado da Federação tenham encaminhado ao PROCON estadual reclamações contra diversas companhias de seguro, em razão de infrações praticadas em relação de consumo de comercialização de título de capitalização, assinale a opção correta de acordo com as normas do CDC e o entendimento do STJ a respeito do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

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38Q450536 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Defensor Público Substituto, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e da convenção coletiva de consumo, julgue os itens subsequentes. A convenção coletiva de consumo, cujo objeto é o estabelecimento de condições relativas ao preço, à qualidade, à quantidade, à garantia e às características de produtos e serviços, bem como à reclamação e à composição do conflito de consumo, torna-se obrigatória no prazo de trinta dias após sua publicação na imprensa oficial.
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39Q450800 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Defensor Público Substituto, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e da convenção coletiva de consumo, julgue os itens subsequentes. São objetivos principais do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor — composto por órgãos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, além de entidades privadas de defesa do consumidor — o planejamento, a elaboração, a coordenação e a execução da Política Nacional de Proteção ao Consumidor.
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40Q449788 | Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de atendimento ao consumidor e ao Código de Defesa do Consumidor, julgue os próximos itens.

FAQ é uma sigla que indica a coligação das perguntas mais frequentes, feitas pelos clientes de uma organização, com suas respectivas respostas.

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