Início

Questões de Concursos Sistema Tributário Nacional

Resolva questões de Sistema Tributário Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q436033 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Jurídico, Câmara de Marília SP, VUNESP

Segundo o regramento estabelecido no Sistema Constitucional Tributário Brasileiro, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q430405 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador de Estado de 1a Categoria, PGE PE, CESPE CEBRASPE

O governador de determinado estado da Federação enviou projeto de lei ao legislativo local estabelecendo acréscimo de 10% no valor do IPTU, a título de multa tributária, sempre que o adquirente deixar de registrar o contrato de compra e venda de um imóvel. O governador também enviou projeto relativo ao IPVA, prevendo desconto ao condutor de veículo automotor e embarcação que, no exercício anterior, não tiver cometido infração de trânsito ou na via marítima; além do aumento no valor do referido imposto, proporcional ao número de infrações cometidas, e multa tributária por cada ano em que não houver registro da transferência de propriedade do veiculo, autorizando o secretário de fazenda a atualizar anualmente o valor venal dos automóveis.

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q435163 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Agente de Fiscalização de Tributos, Prefeitura de Guaraí TO, FUNVAPI

São TRIBUTOS de competência dos Municípios segundo a Constituição da República Federativa do Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q446008 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

De acordo com a Constituição Federal, art. 150, sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre:

I. Patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros e templos de qualquer culto.

II. Patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei.

III. Livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q443210 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador do Estado, PGE RN, FCC

A antecipação dos efeitos do fato gerador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q445270 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Jurídico, Secretaria de Administração do Estado do Amapá AP, FCC, 2018

Sobre a fixação de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, na disciplina da Constituição Federal, o Senado Federal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q430680 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O tributo é o dever do contribuinte de pagar ao Estado certa quantia em dinheiro, independentemente de lhe ter sido prestado algum serviço e sem qualquer vinculação com alguma prática ilegal por ele exercida. A exigibilidade decorre de o contribuinte estar inserido em quaisquer das hipóteses descritas em lei como geradoras da obrigação tributária. É o mais importante instrumento arrecadador dos Estados modernos, embora não seja o único. No que se refere a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Somente a União poderá instituir empréstimos compulsórios em conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q440694 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista, INFRAERO, NCE

Em conformidade com a Constituição Federal, pertencem aos Municípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q436134 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Municipal, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL

Assinale a alternativa INCORRETA sobre tributação e orçamento, segundo a Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q428799 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Prova 1, MPOG, ESAF

Sobre o Sistema Tributário Nacional, na Constituição Federal de 1988, assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q470056 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF P2, RFB, ESAF

A Constituição Federal, em seu art. 195, dispõe sobre as contribuições para a seguridade social, estabelecendo as suas fontes. Sobre as contribuições incidentes sobre a receita ou faturamento, e de acordo com o entendimento recente do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, analise os itens a seguir, classificando-os como corretos ou incorretos, para, a seguir, assinalar a assertiva que corresponda à sua opção.

I. O Sistema Tributário Nacional fixou o regime de competência como regra geral para a apuração dos resultados da empresa, e não o regime de caixa.

II. Quanto ao aspecto temporal da hipótese de incidência da Cofins e da contribuição para o PIS, temos que o fato gerador da obrigação ocorre com o aperfeiçoamento do contrato de compra e venda (entrega do produto), e não com o recebimento do preço acordado.

III. O resultado da venda, na esteira da jurisprudência da Corte, apurado segundo o regime legal de competência, constitui o faturamento da pessoa jurídica, compondo o aspecto material da hipótese de incidência da contribuição ao PIS e da Cofins, consistindo situação hábil ao nascimento da obrigação tributária.

IV. No âmbito legislativo, não há disposição permitindo a exclusão das chamadas vendas inadimplidas da base de cálculo das contribuições em questão.

V. As situações posteriores ao nascimento da obrigação tributária, que se constituem como excludentes do crédito tributário, contempladas na legislação do PIS e da Cofins, ocorrem apenas quando fato superveniente venha a anular o fato gerador do tributo. Estão corretos apenas os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q428842 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

No Direito Constitucional brasileiro, a imunidade recíproca implica que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituírem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q172353 | Direito Tributário, Sistema Tributário Nacional, Defensor Público, DPE CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao Sistema Tributário Nacional, julgue os itens
subseqüentes.

O aluguel de salas localizadas em templo religioso é legal, mas as receitas das locações devem ser tributadas pelo imposto de renda.

  1. ✂️
  2. ✂️

397Q228446 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador, PGE RR, FCC

A imunidade recíproca consiste em vedação constitucional de que a União, os Estados e os Municípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q466018 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Supridor, Petrobras, CESGRANRIO

Entende-se por tributos diretos aqueles que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q426617 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Considerando-se o imposto de competência do Município incidente sobre serviços de qualquer natureza, não compreendidos no âmbito da incidência do imposto estadual – ICMS –, é CORRETO afirmar que a fixação de suas alíquotas máximas e mínimas é matéria que a Constituição Federal atribui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q467943 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Técnico em Comercialização Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando a empresa de consultoria sobre projetos ambientais Mar Green Ltda EPP, no regime de lucro presumido, tem-se que o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.