Início

Questões de Concursos Sistema Tributário Nacional

Resolva questões de Sistema Tributário Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q440441 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

A imunidade tributária recíproca alcança a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e é extensiva às
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q671356 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Sobre as limitações constitucionais do poder de tributar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

423Q180139 | Direito Tributário, Sistema Tributário Nacional, Delegado de Polícia, Polícia Civil RN, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Sistema Tributário Nacional e à jurisprudência do STF, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q440288 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Profissional de Nível Superior, ELETROSUL, FCC

De acordo com as disposições constitucionais e legais aplicáveis à espécie, a contribuição de melhoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q448242 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Na Constituição de 1988, artigo 195, ficou estabelecida a ampliação dos recursos destinados ao financiamento da Seguridade Social – saúde, previdência e assistência social -, por meio do Orçamento da Seguridade Social. Assim, além das fontes tradicionalmente utilizadas pelo sistema previdenciário, foram determinadas as seguintes fontes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q427507 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de controle de constitucionalidade e do sistema tributário nacional, julgue os itens que se seguem.

Entre as regras constitucionais básicas referentes às limitações ao poder de tributar, destaca-se a que impõe a necessidade de prévia autorização orçamentária para a exigibilidade dos tributos.

  1. ✂️
  2. ✂️

427Q429575 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios constitucionais tributários, julgue os itens subsequentes. Conforme o princípio da irretroatividade da lei tributária, não se admite a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos em período anterior à vigência da lei que os instituiu ou aumentou. Entretanto, o Código Tributário Nacional admite a aplicação retroativa de lei que estabeleça penalidade menos severa que a prevista na norma vigente ao tempo da prática do ato a que se refere, desde que não tenha havido julgamento definitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

428Q438106 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Técnico em Contabilidade, IFNMG MG

Analise as afirmativas a seguir sobre os tributos de competência estadual, previstos na constituição federal.

I. O imposto sobre propriedade de veículos automotores tem alíquotas mínimas e máximas fixadas pelo Senado Federal e pode ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e utilização dos veículos.

II. Os estados podem instituir impostos sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos, sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação e sobre propriedade de veículos automotores.

III. O imposto sobre transmissão causa mortis e doação de bens imóveis, títulos e créditos compete ao estado da Federação onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao Distrito Federal.

IV. O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias é não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro estado ou pelo Distrito Federal.

V. O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias não incide sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física que não seja contribuinte habitual do imposto.

A partir dessa análise, conclui-se que estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

429Q469871 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 2, INSS, ESAF

Em relação às contribuições sociais, inclusive às destinadas à seguridade social, a Constituição estabelece limitações que devem ser respeitadas pela legislação infraconstitucional. Isto posto, avalie as formulações seguintes e, ao final, assinale a opção que corresponde à resposta correta.

I. É vedada a concessão de remissão ou anistia da contribuição social destinada à seguridade social, para débitos em montante superior ao fixado em lei complementar, do empregador, da empresa e da entidade equiparada a empresa na forma da lei, incidente sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício. Igual vedação se aplica, para débitos em montante superior ao fixado em lei complementar, à contribuição social de seguridade social, a que se sujeitam o trabalhador e os demais segurados da previdência social. 
II. É vedada a incidência de contribuições sociais sobre as receitas decorrentes de exportação e sobre a importação de petróleo e seus derivados. Vedada também é a incidência de contribuição para a seguridade social sobre o valor das aposentadorias e pensões concedidas pelo regime geral de previdência social. 
III. É vedada a concessão de isenção ou anistia da contribuição social destinada à seguridade social, incidente sobre a receita de concursos de prognósticos, para débitos em montante superior ao fixado em lei complementar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q468080 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

Tem competência para conceder isenções de impostos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q470389 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF Prova 2, RFB, ESAF

Sobre o lançamento, com base no Código Tributário Nacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q467331 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.

( ) A iniciativa das leis complementares e ordinárias, que tratem de matéria tributária federal, cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos na Constituição.

( ) São de iniciativa privativa do Presidente da República os projetos de lei tributária que concedam isenções.

( ) Segundo a Constituição, as medidas provisórias, ainda que tratem de matéria tributária, perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, a partir de sua publicação, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas delas decorrentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q112775 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Como reflexo da modelagem federativa implementada no Estado Brasileiro, a Constituição Federal de 1988 outorgou à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios competência para instituição de específicos impostos. Feito este breve relato, e afastando a excepcional possibilidade de a União instituir impostos de competência originária de Estados e Municípios no caso de Territórios Federais, compete à União a instituição do seguinte imposto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q430218 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, Petrobras, CESGRANRIO

Os princípios constitucionais tributários prevalecem sobre as demais normas tributárias. No campo do Imposto de Renda, atendidos tais princípios constitucionais, o critério básico que tem por objetivo aplicar a justiça tributária é o princípio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q442252 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

No referente à limitação do poder de tributar nos termos da Constituição da República, julgue os itens subseqüentes. A substituição do indexador de correção monetária do débito tributário, estabelecido por lei, está sujeita ao princípio da anterioridade.
  1. ✂️
  2. ✂️

436Q441541 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil RN, CESPE CEBRASPE

Acerca da repartição das receitas tributárias, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q699871 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

É texto de Súmula Vinculante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q430571 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de tributos, segundo a Constituição Federal de 1988 (CF) e o Código Tributário Nacional (CTN).

Segundo a CF, todos os tributos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica de cada contribuinte.

  1. ✂️
  2. ✂️

439Q444202 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios constitucionais tributários, julgue os seguintes itens. As alíquotas dos impostos de importação e exportação podem ser alteradas por decreto, de acordo com os limites previstos em lei, o que constitui atenuação ao princípio da legalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

440Q443195 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, UEZO RJ, CEPERJ

A União constata que está em crise, considerada como de calamidade pública, o que acarreta inúmeras despesas extraordinárias. Nesse caso, mediante a edição de lei complementar, poderá, nos termos da Constituição Federal, instituir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.