Início

Questões de Concursos Sistema Tributário Nacional

Resolva questões de Sistema Tributário Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q436756 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do direito constitucional.

Considere que, após o decurso do prazo constitucionalmente definido para a contribuição provisória sobre movimentações financeiras, a União venha a editar lei complementar definindo um imposto federal incidente sobre movimentações financeiras. Nessa situação, tal instituição seria inconstitucional porque, como o texto da Constituição da República não atribui à União competência para instituir impostos sobre esse fato gerador, caberia aos estados a competência para instituir um imposto dessa natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

802Q427549 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado Tributário, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios constitucionais e da obrigação tributária, julgue os itens a seguir.

Segundo o STF, a União poderá estabelecer taxa de fiscalização de produtos industrializados por meios químicos, cuja cobrança considerará o princípio da capacidade contributiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q435768 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Com referência à legislação dos diversos tributos, julgue os itens subsequentes.

A regra constitucional de não cumulatividade do ICMS pressupõe que, na venda não tributada de um produto, o crédito correspondente à sua aquisição não poderá ser aproveitado e, na compra não tributada, não haverá compensação de crédito na venda correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q428106 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

No uso da competência para instituir o imposto sobre a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), os estados e o DF devem submeter-se às regras constitucionais relativas a esse imposto. Considerando essas regras, julgue os itens a seguir. As alíquotas internas do ICMS são determinadas por lei do respectivo estado ou do DF. Esses, por sua vez, deverão se submeter às alíquotas internas mínimas quando estabelecidas pelo Senado Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

805Q439372 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista em Planejamento Público, Secretaria da Fazenda do Estado SP, VUNESP

Assinale a alternativa que está em consonância com o Sistema Tributário Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q424032 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Financeiro, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

   A Sociedade Comercial KKK Indústria e Comércio Ltda. foi beneficiada pela União federal, em janeiro de 1988, com isenção de ICM sobre importação de equipamento para integrar seu ativo fixo, até dezembro de 2004, sob a condição de instalar-se no sertão da região Nordeste, objetivando-se o desenvolvimento regional, o que foi regularmente cumprido pela sociedade. No mesmo mês de janeiro de 1988, foi editada lei que isentava a importação de medicamentos destinados à comercialização para controle de doença infectocontagiosa.

   Em janeiro de 2001, quando do desembaraço aduaneiro de bens importados destinados ao ativo fixo e de remédios para comercialização pela referida empresa, o chefe do posto fiscal cobrou o ICMS devido ao estado nordestino ao qual caberia o imposto, alegando que, após a Constituição de 1988, a União não poderia conceder incentivo fiscal de tal tributo.

Partindo dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A vedação, constante da Constituição de 1988, que obsta a União de instituir isenções de tributos de competência de estados não impede a fruição, pela sociedade, do benefício concedido quando vigente a Constituição de 1967, no que diz respeito à importação de equipamentos para integrar o ativo fixo, por se tratar de isenção condicionada e com prazo certo.

  1. ✂️
  2. ✂️

808Q426872 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

No que se refere à competência tributária e sua limitação, julgue os itens subseqüentes.

A Constituição Federal atribuiu à União a competência residual para instituir, mediante lei complementar, impostos que não estejam previstos no texto constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q438453 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

Em decorrência das limitações constitucionais ao poder de tributar, é conduta vedada aos entes da Federação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q426174 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao federalismo fiscal e à política fiscal, julgue os itens subsequentes. A legislação concernente à divisão dos recursos entre os entes federados no Brasil possui mais de uma década de existência, sendo hoje considerada consensual entre os afetados. De acordo com essa legislação, os recursos devem ser divididos com base em critérios distributivos e têm como objetivo o combate às desigualdades regionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

811Q467404 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Juíz Federal, Tribunal Regional Federal 5a Região, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do Sistema Tributário Nacional.

A Constituição Federal preceitua que apenas lei complementar pode dispor sobre a hipótese de incidência e a base imponível das contribuições de intervenção no domínio econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

812Q440269 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor, TCE AM, FCC

Dentre as exceções ao princípio da anterioridade nonagesimal em matéria tributária encontra-se a cobrança de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q467937 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL

Dos impostos arrecadados pelos Estados, pertencem aos Municípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q437477 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios constitucionais tributários, julgue os itens subsequentes. O princípio da isonomia tributária impõe que o tributo incida sobre as atividades lícitas e, igualmente, sobre as atividades ilícitas, de modo a se consagrar a regra da interpretação objetiva do fato gerador. Dessa forma, é legítima a cobrança de IPTU sobre imóvel construído irregularmente, em área non aedificandi, não significando tal cobrança de tributo concordância do poder público com a ocupação irregular.
  1. ✂️
  2. ✂️

815Q427502 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Juíz Federal, Tribunal Regional Federal 4a Região

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q465903 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Em conformidade com a CF e com o Código Tributário Nacional, julgue os próximos itens.

Em decorrência do caráter coercitivo do tributo, não é permitido ao contribuinte fazer opção por regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos estados, do DF e dos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q470772 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Advogado, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

O direito tributário preocupa-se com as regras para instituições de tributos, acerca de tais regras, é possível afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q427291 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

De acordo com a Constituição Federal, são tributos de competência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q431163 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

Em relação às limitações constitucionais ao poder de tributar, julgue o próximo item. Conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal, a imunidade recíproca é extensiva às sociedades de economia mista e empresas públicas que prestam serviços públicos essenciais e obrigatórios, ainda que remunerados por tarifas, desde que não haja apropriação privada dos lucros obtidos com a atividade pública, preservando-se, assim, o patrimônio, a renda e os serviços vinculados às suas finalidades essenciais.
  1. ✂️
  2. ✂️

820Q438085 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Seria considerada incompatível com a Constituição da República, em matéria tributária, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.