Início

Questões de Concursos Sistema Tributário Nacional

Resolva questões de Sistema Tributário Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q446441 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador do Muncípio, PGM CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, em relação aos impostos discriminados na CF. O princípio da seletividade aplica-se impositivamente ao IPI e facultativamente ao ICMS em função da essencialidade dos produtos, das mercadorias e dos serviços, de modo a assegurar a concretização da isonomia no âmbito da tributação do consumo.
  1. ✂️
  2. ✂️

983Q442120 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Sistema Tributário Nacional e à jurisprudência do STF, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q436505 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE

De acordo com a Constituição da República, cabe à lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: 1. Obrigação, lançamento e crédito tributários. 2. Prescrição e Decadência tributários. 3. Adequado tratamento tributário ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas. 4. Definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q446237 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Profissional de Suporte Técnico, Conselho Regional de Química 4a Região SP, Instituto Quadrix, 2018

Quanto ao orçamento público e ao sistema tributário nacional, julgue os itens de 111 a 120. É vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios utilizar tributo com efeito de confisco, o que está definido na Constituição Federal como uma carga tributária acima de 50%.
  1. ✂️
  2. ✂️

986Q439583 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Defensor Público de Segunda Categoria, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do Sistema Tributário Nacional, julgue os itens seguintes. A taxa cobrada em virtude do exercício do poder de polícia pode ser instituída tendo em vista um potencial serviço público a ser prestado de forma divisível ao contribuinte.
  1. ✂️
  2. ✂️

987Q442666 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e garantias fundamentais e dos princípios constitucionais, julgue os itens subsequentes. Segundo a jurisprudência do STF, é necessária autorização judicial prévia para o repasse de informações sobre movimentações bancárias de um cidadão à administração tributária.
  1. ✂️
  2. ✂️

988Q423491 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

989Q439375 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

No referente à limitação do poder de tributar nos termos da Constituição da República, julgue os itens subseqüentes. São abrangidas pela imunidade constitucional as entidades de assistência social de previdência privada.
  1. ✂️
  2. ✂️

991Q425826 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional

De acordo com as regras constitucionais atinentes às limitações do poder de tributar, é VEDADO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q668820 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Controlador Interno, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020

Dentre os Entes Federados quem têm competência para instituir através de Lei Complementar imposto residual, está (estão): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q445625 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal DF, Instituto Quadrix, 2018

Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, julgue os itens seguintes quanto ao princípio da isonomia. O valor de tributos recolhidos por determinada empresa ao Estado pode constitucionalmente funcionar como critério de desempate em licitação.
  1. ✂️
  2. ✂️

995Q437188 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Juiz Federal Substituto, TRF 4a

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. Segundo a Constituição Federal, as contribuições de seguridade social incidem sobre o faturamento, e não sobre a receita.

II. Após a regulamentação infraconstitucional da Emenda Constitucional nº 42, de 19 de dezembro de 2003, que autorizou que a Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) fosse não cumulativa, ressalvadas as empresas prestadoras de serviços e as optantes pelo Simples, todas as empresas estão submetidas ao regime da não cumulatividade.

III. A legislação que regulamenta o PIS e a Cofins não cumulativos não admite a geração de créditos presumidos.

IV. Nas operações de comércio exterior, as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico incidirão na importação de produtos estrangeiros ou serviços, não incidindo, porém, sobre as receitas decorrentes de exportação.

V. Ressalvadas as contribuições previdenciárias, que estão sujeitas à disciplina da Lei nº 8.212/1991 (Lei de Custeio da Previdência Social), é vedada, segundo a Constituição Federal, a alteração do prazo de prescrição, em matéria tributária, por lei ordinária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q433918 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, MPE PA, NCE

Dentre as limitações do poder de tributar, inclui-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q429331 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

A União entregará, do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos i ndustrializados, 49% (quarenta e nove por cento), designando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q423191 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Financeiro, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

   A Sociedade Comercial KKK Indústria e Comércio Ltda. foi beneficiada pela União federal, em janeiro de 1988, com isenção de ICM sobre importação de equipamento para integrar seu ativo fixo, até dezembro de 2004, sob a condição de instalar-se no sertão da região Nordeste, objetivando-se o desenvolvimento regional, o que foi regularmente cumprido pela sociedade. No mesmo mês de janeiro de 1988, foi editada lei que isentava a importação de medicamentos destinados à comercialização para controle de doença infectocontagiosa.

   Em janeiro de 2001, quando do desembaraço aduaneiro de bens importados destinados ao ativo fixo e de remédios para comercialização pela referida empresa, o chefe do posto fiscal cobrou o ICMS devido ao estado nordestino ao qual caberia o imposto, alegando que, após a Constituição de 1988, a União não poderia conceder incentivo fiscal de tal tributo.

Partindo dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O estado pode cobrar o ICMS incidente na importação de bens destinados ao ativo fixo da empresa nas operações futuras, desde que edite lei específica que revogue o benefício concedido pela União.

  1. ✂️
  2. ✂️

999Q465736 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, que concernem às espécies tributárias.

Uma das destinações legais do produto da arrecadação da contribuição de intervenção no domínio econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (CIDE) é o financiamento de programas de infra-estrutura de transportes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q440408 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, MTE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos orçamentos da União, aos projetos de leis em matéria de orçamento, à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e aos créditos orçamentários, julgue os itens de 38 a 40. A Constituição Federal de 1988 (CF) veda a vinculação da receita de tributos e contribuições de competência federal a órgão, fundo ou despesa, ressalvada a repartição do produto da arrecadação de alguns impostos, elencados em rol taxativo, para as finalidades estabelecidas no texto constitucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.