Questões de Concursos Sistemas Agrícolas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q861917 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

A expansão da agropecuária capitalista no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o oeste de São Paulo, leste do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul e sudoeste de Goiás.

Antônio Thomaz Júnior. O agro-hidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI, Campo-território: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 92-122, ago. 2010. Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta quanto ao agro-hidronegócio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q943384 | Geografia, Sistemas agrícolas, Inglês, UFPR, NC UFPR, 2021

A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities. 2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro. 3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas. 4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q949061 | Geografia, Sistemas agrícolas, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2017

Após a 2ª Guerra mundial, a organização política dos países da Europa ocidental veio sofrendo importantes mudanças estruturais, que podem ser identificadas, nos dias atuais, pela formação da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q679110 | Geografia, Sistemas agrícolas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Analise as afirmativas sobre os sistemas de produção rural.
I. A agricultura de autoconsumo é praticada, atualmente, por famílias rurais brasileiras e se baseia na produção de alimentos para o mercado consumidor com subsídios governamentais e uso de avançadas tecnologias.
II. A agricultura de jardinagem desenvolve-se, sobretudo, em solos inundáveis e é muito comum nas margens de rios. Sendo a rizicultura o principal cultivo, no sudeste asiático, desse sistema de produção.
III. Praticada nas encostas férteis de morros e montanhas, a agricultura de terraceamento baseia-se no uso de terraços que reduzem a erosão e favorecem maior absorção da água pelo solo.
IV. A agricultura comercial moderna se diferencia das tradicionais plantations por empregar tecnologia avançada que gera maior produtividade e lucro. Esse sistema tem atraído grupos empresariais estrangeiros interessados não apenas na produção agrária, mas também em conquistar o mercado consumidor.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15 Q947510 | Geografia, Sistemas agrícolas, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Assinale a alternativa que contém a principal consequência da grande dependência que os seres humanos têm em relação ao petróleo e ao carvão mineral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16 Q948576 | Geografia, Sistemas agrícolas, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Mede o valor comercial total anual dos bens e serviços produzidos em um país. É composto do consumo, do investimento bruto, das despesas governamentais em bens e serviços e das exportações líquidas [...] indica a atividade econômica de um país”.
(DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 158)

O texto descreve o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17 Q947650 | Geografia, Sistemas agrícolas, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

O processo de descolonização e independência dos países africanos ocorreu ao longo do século XX. Todavia, a África iniciou o século XXI em uma situação social e econômica precária, o que nos possibilita afirmar que:

1) na África, a independência política foi acompanhada da independência econômica, pois a maior parte da economia africana se baseou em produtos primários com grande aceitação nos mercados. 2) No início do século XXI, a África registrava as mais altas taxas de mortalidade infantil do mundo, ocupando a 19ª colocação entre os 20 piores índices mundiais. 3) Grande parte dos recursos naturais da África é explorada por empresas transnacionais que estabelecem os preços das mercadorias e da força de trabalho.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q947787 | Geografia, Sistemas agrícolas, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A Geografia Econômica do Brasil vem empregando, com frequência, sobretudo quando se refere ao espaço agrário, o termo “AGROECOSSISTEMA”. Sobre esse tema, é correto afirmar o que segue.
1) O agroecossistema é uma unidade básica empregada para análise da sustentabilidade. 2) O agroecossistema inclui de maneira explícita o homem, tanto como produtor como consumidor. 3) Os sistemas agroecológicos promovem a agrobiodiversidade e se relacionam com ela dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico de recursos naturais e manejo integrado de ecossistemas. 4) No estudo dos agroecossistemas, realizado sob a ótica geográfica, deve-se levar em consideração apenas as condições edáficas da área que serve de sustentáculo às atividades agrícolas. 5) O processo evoluído na definição de indicadores de sustentabilidade de agroecosssitemas requer ações que objetivam definir e caracterizar a área de estudo e identificar os fatores críticos locais.
Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q943985 | Geografia, Sistemas agrícolas, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

A humanidade cultiva atualmente 38% do solo não congelado do planeta. As lavouras preenchem um terço dessa área: o resto é ocupado por pastagens e capinzais para criação de animais. Existe pouco espaço para expansão porque a maior parte da área restante é formada por desertos, montanhas, tundra ou cidades.

FOLEY, J. A. Scientific American; Brasil Aula Aberta, n. 14, 2013.

Uma ação que permite otimizar o uso do recurso natural abordado no texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20 Q943391 | Geografia, Sistemas agrícolas, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Um aumento no consumo de água e produtos agrícolas por parte da população brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na pressão exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas soluções sustentáveis, de amplo alcance nacional e economicamente viáveis, para diminuir a expansão dos cultivos sobre a vegetação nativa e para garantir recursos hídricos de qualidade para as gerações futuras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.