Início

Questões de Concursos Sistemas Operacionais

Resolva questões de Sistemas Operacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q635139 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Sistema operacional é um programa ou conjunto de programas que visa conferir operacionalidade a um computador ou a um sistema computacional qualquer. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens. Normalmente, para o sistema operacional, cada processo é tido como um ponto isolado que utiliza uma área de memória exclusiva e ao qual somente o referido processo e o núcleo do sistema podem acessar.
  1. ✂️
  2. ✂️

342Q626842 | Informática, Sistemas Operacionais, Especialista em Políticas Públicas, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

Em relação ao tipo de núcleo (kernel), os sistemas operacionais podem ser classificados em monolíticos ou micronúcleos (microkernel). Nos sistemas monolíticos, os componentes fazem parte de um código único, já nos sistemas micronúcleos, eles possuem um conjunto reduzido de funcionalidades, sendo os demais componentes implementados por meio de processos separados que interagem entre si e com o micronúcleo por meio de troca de mensagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q649383 | Informática, Sistemas Operacionais, Profissional de Suporte Técnico, Conselho Regional de Corretores de Imóveis GO, Instituto Quadrix, 2018

Com relação à arquitetura de computadores e a sistemas operacionais, julgue os itens de 66 a 83. Os programas que rodam em computadores com sistemas operacionais multitarefa recebem proteção para que os dados de um programa não sejam compartilhados com os demais, exceto em situações muito especiais, internas ao sistema operacional. Já em sistemas operacionais multiusuário, é previsível que um usuário acesse os dados dos outros usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q635827 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico em Gestão de Informática, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel desempenhado pelo sistema operacional no gerenciamento de recursos de um computador, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q648931 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sobre os endereços IPv4 e IPv6, que podem ser obtidos de mais de uma maneira em um computador com sistema operacional Windows 10, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Pode ser obtido por meio do gerenciador de dispositivos.

( ) Pode ser obtido por meio do utilitário ipconfig.

( ) Pode ser obtido por meio das configurações do adaptador de rede.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q621542 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Judiciário, Supremo Tribunal Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas operacionais modernos, julgue os itens de 111 a 122.

Em um sistema multitarefa com recursos replicados, a representação dos recursos alocados em uma estrutura do tipo grafo (grafo de alocação de recurso) permite inferir a inexistência de deadlock para o grafo sem ciclo e a sua existência no caso contrário.

  1. ✂️
  2. ✂️

347Q633010 | Informática, Sistemas Operacionais, Investigador de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Considerando conceitos básicos de informática e aspectos relacionados à segurança da informação, julgue os itens a seguir.

Nos computadores com sistemas operacionais Linux e Windows, o extravio do disco rígido não gera riscos de vazamento de informações, uma vez que, nesses sistemas, o armazenamento de dados é realizado, por parâmetro padrão, com emprego de criptografia simétrica dos dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q647091 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais. Um sistema operacional para multiprocessadores simétricos propõe a divisão do código do sistema operacional em múltiplas regiões críticas independentes, de modo que cada CPU disponível possa executar, em um instante, o código de uma das regiões críticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

349Q625521 | Informática, Sistemas Operacionais, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

Em função da forma de endereçamento de memória utilizada pelos sistemas operacionais de 32 bits, a quantidade de memória utilizável por esses sistemas é limitada em 4 gigabytes (GB). A respeito da limitação de endereçamento de memória do sistema operacional Windows, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q626046 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos e das características dos sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes. No Linux, o comando ls [ape]* relaciona todos os arquivos cujos nomes comecem com a sequência ape.
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q647481 | Informática, Sistemas Operacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de ambientes de alta disponibilidade e escalabilidade, fail-over e técnicas de detecção de problemas e otimização de desempenho, julgue os itens que se seguem. É fundamental o uso de honeytokens em honeypots comuns ou honeynets, todavia servidores de correio web, tais como Exchange e Postfix, não podem ser usados para a implantação de honeytokens.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q633745 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista de Suporte, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Um sistema operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas que possibilitam criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. O sistema operacional é responsável por controlar todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). Acerca das características dos sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.

Chamadas de sistema (system calls) fornecem uma interface para os serviços que são disponibilizados pelo sistema operacional. Existem, basicamente, cinco tipos de chamadas de sistema: controle de processo; manipulação de arquivos; manipulação de dispositivo; gerenciamento de informação; e comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q617175 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista de Suporte, MGS MG, ESPP

São os possíveis estados de um processo em um Sistema Operacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q636984 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista, SEMAE SP, CETRO

Dados os seguintes comandos do MS-DOS: RD, MD e CD, suas funções respectivamente são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q626786 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista de Sistemas, IBGE, CESGRANRIO

Para agendar um trabalho de manutenção no SUSE para ser executado no primeiro dia de cada mês, às 4h da manhã, um analista deve incluir a seguinte entrada de cron:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q148161 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Legislativo Administração de Servidores, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, FJG

O Windows 8 BR contém miniprogramas que oferecem informações rápidas e acesso fácil às ferramentas usadas com frequência. Servem, por exemplo, para exibir uma apresentação de slides ou exibir manchetes atualizadas continuamente. Já no Windows 7 BR, podem ser instalados na área de trabalho como calendário, relógio ou para fornecer as condições meteorológicas em uma cidade. Esses miniprogramas são conhecidos por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q641397 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista, CVM, ESAF

Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q615660 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico, BANPARÁ, UFPA DAVES CEPS

Tendo em vista os sistemas operacionais e os principais aplicativos comerciais, podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q619769 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista de Tecnologia da Informação, IFB BA

Em um sistema operacional, frequentemente um processo precisa interagir com outro processo, ainda que cada processo seja uma entidade independente. Além disso, em um ambiente multiprogramado, um processo não ocupa todo o tempo do processador. Por conta desses fatores, um processo pode estar nos seguintes estados: Bloqueado, Em execução e Pronto.

São transições válidas de estados entre processos, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q614678 | Informática, Sistemas Operacionais

O sistema operacional deve fazer a gerência dos espaços alocados aos arquivos em um sistema de arquivos. No método de alocação encadeada, o acesso aos blocos dos arquivos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.