Questões de Concursos: Sistemas de Comunicação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Sistemas de Comunicação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q789346 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Técnico de Produção de Empresa Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Uma emissora de rádio FM transmite em 96,1 MHz, com potência de 10 kW. A subestação de energia elétrica que supre essa emissora é capaz de fornecer 50 kVA de potência elétrica para alimentar a sala de transmissão, e também outros equipamentos existentes nessa sala, como aparelhos de ar-condicionado, processador de áudio, receptor de link, receptor de rádio em FM, além da iluminação. Considerando as informações acima, julgue os itens subsequentes.

A comutação, na saída do transmissor, entre a carga fantasma e a antena de transmissão pode ser realizada com o transmissor ativado (radiando sinal).

22 Q789990 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a princípios de comunicações, julgue os itens a seguir.

O objetivo da modulação por amplitude de pulso (pulse amplitude modulation, PAM) é a obtenção de um sinal que contenha a mesma informação contida no sinal em banda base, mas que ocupe uma banda mais estreita do espectro.

23 Q789403 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Técnico em Operações de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca de radioenlaces de microondas.

Os enlaces de micro-ondas podem ser utilizados como a conexão principal entre duas estações ou como redundância para um sistema cabeado.

24 Q786069 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

O dimensionamento da área de cobertura de uma célula em um sistema de telefonia móvel é influenciado pela demanda de tráfego dos usuários do sistema. Para se atender aos clientes de determinada área, com qualidade de serviço, com relação à taxa de erros de bits, é necessário o projeto correto dos sistemas radiantes das estações radiobase. A cobertura do ambiente relativamente a sinais com intensidade adequada aos serviços ofertados pelo sistema é influenciada por fenômenos físicos que acarretam o que se denomina desvanecimento, que, em última instância, pode ser seletivo ou não-seletivo em freqüência. O uso de técnicas de equalização e de diversidade pode minimizar efeitos de desvanecimento. Sistemas MIMO (multiple input – multiple output) podem constituir, também, recurso tecnológico para minimizar efeitos de desvanecimento.

25 Q785364 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca das características de sistemas de comunicação, julgue os itens a seguir. O sistema DVB-S2 utiliza diversas técnicas de transmissão digital, tais como codificações de canal turbo e LDPC (Low-Density Parity Check) concatenadas com códigos BCH, modulações FSK (Frequency Shift Keying), ASK (Amplitude Shift Keying), APSK (Amplitude and Phase Shift Keying) e QAM (Quadrature Amplitude Modulation), o que permite maximizar a taxa de transmissão a cada quadro transmitido.

26 Q787124 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Um sistema de comunicação do tipo digital

27 Q789648 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Engenheiro Eletricista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios de comunicações, julgue os itens a seguir.

Multiplexação por divisão em frequência é uma técnica normalmente utilizada na comutação analógica, enquanto multiplexação por divisão no tempo é uma técnica comumente empregada na comutação digital.

28 Q788829 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Num sistema típico de comunicações por fibras ópticas, a dispersão sabidamente limita as taxas de transmissão pelo alargamento que esse fenômeno provoca nos pulsos que se propagam ao longo da fibra. Considere uma fibra multi-modo típica com perfil de índice de refração do tipo degrau, coloque em ordem crescente de alargamento temporal provocado pelos principais mecanismos de dispersão: dispersão devida ao material (DM), dispersão devida à geometria da fibra, chamada de dispersão do guia ou geométrica (DG), e a dispersão inter-modal (DIM).

29 Q784854 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das comunicações analógicas e digitais, julgue os itens subsecutivos. Em um sistema de radiodifusão embasado em modulação de amplitude ou de frequência, o receptor deve realizar as tarefas de sintonização com a frequência da portadora, filtragem, amplificação e demodulação do sinal modulado.

30 Q786926 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Técnico de Produção de Empresa Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Uma emissora de rádio FM transmite em 96,1 MHz, com potência de 10 kW. A subestação de energia elétrica que supre essa emissora é capaz de fornecer 50 kVA de potência elétrica para alimentar a sala de transmissão, e também outros equipamentos existentes nessa sala, como aparelhos de ar-condicionado, processador de áudio, receptor de link, receptor de rádio em FM, além da iluminação. Considerando as informações acima, julgue os itens subsequentes.

Nos casos de interconexão de áudio entre estúdios ou entre o estúdio do ar e a sala do transmissor, é correto substituir cabos balanceados (dois fios + malha) por cabos coaxiais (um fio + malha), independentemente da distância, desde que a saída do equipamento suporte uma conexão não balanceada.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.