Questões de Concursos Sistemas de Gás

Resolva questões de Sistemas de Gás comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1044565 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Considerado por muitos como o combustível de transição para uma matriz energética mais limpa, eficiente e com menor teor de carbono, e sendo capaz de prover armazenamento energético que compense a sazonalidade e a intermitência no curto a médio prazo, o gás natural vem ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial. Um dos efeitos sentidos é o aumento no número de terminais de importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) em operação no mundo nos últimos anos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, o GNL tem como objetivo principal o suporte à sazonalidade da geração hidrelétrica. A tecnologia de armazenamento desse combustível em embarcações menores tem contribuído para a viabilidade de projetos de menor escala, como a distribuição do GNL por barcaças e caminhões, principalmente no Norte e Nordeste.

II. Os terminais offshore de regaseificação de GNL possuem seus equipamentos para regaseificar o GNL em alguma estrutura flutuante, normalmente em uma FSRU (Floating Storage Regasification Unit. No Brasil temos apenas terminais offshore em operação, e sua capacidade de armazenamento está limitada aos tanques dos próprios navios regaseificadores ou FSRU.

III. Terminais de GNL onshore, demandam baixo CAPEX e levam menos tempo para sua construção. Entretanto, em função das características geográficas do Brasil, os terminais offshore de regaseificação de GNL são a melhor opção.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1044568 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

A viabilidade da implantação de um gasoduto é verificada nas etapas de Projeto Conceitual e Básico.

No estudo de viabilidade técnica e econômica de gasodutos a partir do Fluxo de Caixa é possível avaliar o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Do mesmo modo, deve ser considerada a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), a taxa de desconto ou retorno que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando realiza um investimento em um projeto específico.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Quando o VPL calculado é menor que zero, o investimento é economicamente atrativo. A taxa de retorno do projeto é superior à TMA.

( ) Quando o VPL calculado é maior que zero, o investimento não é economicamente atrativo e o valor presente dos fluxos de caixa futuros previstos para o projeto é menor que o investimento inicial necessário para implementá-lo. A taxa de retorno do projeto é menor que a TMA.

( ) A TIR é uma medida de rentabilidade do investimento que está relacionada ao VPL. A TIR expressa a rentabilidade (da aplicação) ou custo (de financiamento ou empréstimo) do fluxo de caixa. Quando a TIR calculada é menor do que a TMA, o investimento não é economicamente atrativo.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1044558 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

A Lei nº 14.134/2021, dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o Art. 177 da Constituição Federal, e sobre as atividades de escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A atividade de transporte de gás natural será exercida em regime de autorização, abrangidas a construção, a ampliação, a operação e a manutenção das instalações. A ANP regulará a habilitação dos interessados em exercer a atividade de transporte de gás natural e as condições para a autorização e a transferência de titularidade, observados os requisitos técnicos, econômicos, de proteção ambiental e segurança.

II. A outorga de autorização de atividade de transporte que contemple a construção ou ampliação de gasodutos será precedida de chamada pública, realizada pelo Ministério de Minas e Energia – MME.

III. O MME deverá regular e fiscalizar o acesso de terceiros aos gasodutos de transporte e disciplinar a cessão de capacidade (transferência, no todo ou em parte, do direito de utilização da capacidade de transporte contratada) mediante a fixação de condições e critérios para sua liberação e contratação.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1044561 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Dentre as atividades da indústria de gás natural merecem destaque o transporte dutoviário e a distribuição de gás natural canalizado. O transporte e a distribuição são exercidos, cada um deles, por um agente monopolista na atividade, mas as atividades à montante e à jusante desses segmentos estão sujeitas à competição.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Gasoduto de transporte é aquele que realiza movimentação de gás natural desde instalações de processamento, estocagem ou outros gasodutos de transporte até instalações de estocagem, outros gasodutos de transporte e pontos de entrega a concessionários estaduais de distribuição de gás natural, incluindo estações de compressão, de medição, de redução de pressão e de entrega.

II. A concorrência via construção de gasodutos paralelos, com duplicação das infraestruturas, é economicamente eficiente. Se segmentadas em duas firmas, apresentarão custos menores, aumentando a competitividade.

III. Dadas as características físico-químicas do gás natural, que tornam seu transporte por outros modais alternativos menos viáveis economicamente, o livre acesso aos gasodutos de transporte é fundamental para se garantir concorrência nos elos a jusante e a montante da indústria de gás natural.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1044567 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

O mercado de gás começou a ganhar mais relevância no Brasil com a construção do Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL) a partir dos anos 2000. Com iniciativas como o Programa Prioritário de Termeletricidade (PPT), a demanda âncora de gás natural em grandes termelétricas ajudou a viabilizar uma expansão considerável da malha de gasodutos neste período.

Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os setores residencial e comercial são os principais consumidores firmes de gás natural do Brasil. No segmento residencial, estão geralmente associadas à geração de calor, principalmente para cocção e aquecimento de água, enquanto no comercial há ainda o uso para climatização.

( ) Na siderurgia, o gás natural pode ser usado como matériaprima sendo o redutor siderúrgico na fabricação de aço. Já na indústria química, o gás natural é utilizado como matériaprima na produção de fertilizantes nitrogenados, metanol e eteno.

( ) Como insumo energético, o gás natural é utilizado na indústria para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz. Ele proporciona uma combustão limpa, com emissão reduzida de poluentes, ideal para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como na indústria de cerâmica, fabricação de vidro e cimento.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1044562 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

O armazenamento subterrâneo de gás natural pode ser feito em reservatórios de gás natural ou de petróleo depletados; em aquíferos; em cavernas e/ou cavidades salinas e em minas desativadas. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A estocagem em cavidades salinas pode ser cara, mas uma vez criadas, elas formam vasos de armazenagem com grau muito alto de taxa de retirada de gás.

( ) O volume de gás permanente é o volume de gás natural necessário para manter a pressão do reservatório garantindo um volume mínimo, durante o período de retirada do volume de “gás de trabalho”.

( ) A estocagem em aquíferos requer baixos investimentos, na fase de pesquisa das estruturas e na fase inicial da operação. Os aquíferos, em muitos casos, são as únicas estruturas localizadas próximas aos centros de consumo e não muito longe dos gasodutos, aptas para uma armazenagem eficiente.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1044566 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

O Decreto nº 10.712/2021 regulamentou a Lei nº 14.134/2021 que dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o Art. 177 da Constituição da República, e sobre as atividades de escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para todos os fins, o biometano e outros gases intercambiáveis com o gás natural terão tratamento regulatório equivalente ao gás natural, desde que atendidas as especificações estabelecidas pela ANP.

( ) O processo de autorização para construção de gasoduto de transporte destinado ao atendimento de novos mercados consumidores, nos termos da regulação do Ministério de Minas e Energia - MME, deverá prever período de contestação no qual outros transportadores poderão manifestar interesse na implantação de gasoduto com a mesma finalidade.

( ) A classificação de um gasoduto pode ser alterada tanto de transporte para distribuição, quanto de distribuição para transporte. Os procedimentos nesses dois casos estão sujeitos aos princípios de publicidade, isonomia de tratamento entre os agentes da indústria e proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e segurança no abastecimento de gás natural que regem a regulação da indústria.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1034590 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Atualmente, cerca de 12% da matriz energética brasileira é produzida por meio da queima de gás natural, um combustível fóssil que contribui com o aquecimento global. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As termelétricas, alimentadas por fontes de energia não renováveis, como o gás natural, são fundamentais em ocasiões de secas energéticas, momentos em que as fontes renováveis não conseguem suprir a demanda por eletricidade, devido à sua sazonalidade.

II. Além de serem poluentes e serem um recurso limitado na natureza, o gás natural pode ser extraído apenas em certas localidades e necessita de uma estrutura robusta para se tornar uma opção energética viável.

III. As previsões para os próximos anos são de diminuição do uso do gás natural como fonte de energia no Brasil nos períodos de baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, sendo substituídas por biocombustíveis.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1063285 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A indústria de óleo e gás continuará, no curto prazo, concentrada na redução das emissões em seus processos produtivos e de distribuição, mas já está presente a preocupação quanto à necessidade de compensar as emissões ao longo de toda a cadeia de valor de O&G. Em relação à descarbonização da indústria de óleo e gás, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A implementação de projetos de CCUS (captura e armazenamento de carbono) é uma das possíveis rotas para a transição energética no setor brasileiro de O&G, proporcionando oportunidades de desenvolvimento econômico e tecnológico. O Brasil possui condições geológicas favoráveis para o armazenamento seguro de CO2 em reservatórios geológicos, reúne expertises técnicas para a recuperação avançada de petróleo e há sinergias importantes com a implementação de projetos de CCUS de forma economicamente viável.

( ) As tecnologias de CCUS também permitem remover emissões de CO2 que já se encontram na atmosfera por meio de sistemas de captura e armazenamento direto de ar (em inglês, DACCS) ou sistemas de bioenergia com captura e armazenamento (em inglês, BECCS).

( ) O Brasil não possui um sistema eficiente de captura e armazenamento geológico de CO2, especialmente em áreas offshore, o que se constitui no maior desafio do setor de O&G na descarbonização do processo produtivo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1034582 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

A respeito da distribuição e revenda de GLP, analise as afirmativas a seguir.

I. A atividade de distribuição de GLP é considerada de utilidade pública e compreende a aquisição, o transporte e a comercialização do produto.

II. O distribuidor de GLP somente poderá adquirir o produto de produtor de GLP autorizado pela ANP; de importador de GLP autorizado pela ANP; diretamente no mercado externo, quando autorizado pela ANP ao exercício da atividade de importação de GLP; e de outro distribuidor de GLP autorizado pela ANP.

III. O revendedor de GLP deve ser autorizado pela ANP. O revendedor de GLP independente é aquele que optou por não exibir marca comercial de distribuidor e que comercializa recipientes transportáveis de GLP cheios de um ou mais distribuidores. O revendedor de GLP vinculado optou por exibir marca comercial de distribuidor e que comercializa recipientes transportáveis de GLP cheios de um único distribuidor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1044559 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

A oferta nacional de gás natural é complementada pela importação da Bolívia – por meio do gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL) e por cinco terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL): três conectados na malha de transporte – Porto de Pecém/CE (7MMm³/d de capacidade de movimentação), Bahia/BA (20MMm³/d) e Baía de Guanabara/RJ (20MMm³/d) – e dois outros, não conectados, em Sergipe/SE (21MMm³/d) e no Porto de Açu/RJ (14MMm³/d). Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A demanda termelétrica de gás natural oscila em função da maior ou menor geração hidrelétrica predominante no Brasil, com tendência de maior despacho no período seco (entre abril e outubro).

( ) A demanda firme de gás natural no país é atendida pela produção nacional e pela importação da Bolívia, enquanto a variabilidade da demanda termelétrica é atendida através da importação variável de GNL.

( ) A pressão para a expansão da oferta doméstica no curto prazo questiona o nível de reinjeção observado na produção bruta. A reinjeção atual reflete decisões que foram tomadas antecipadamente na concepção do aproveitamento das reservas, com aprovação dos Planos de Desenvolvimento dos campos de produção pela ANP. Entretanto, todo o gás reinjetado é desperdiçado e estaria completamente disponível se houvesse infraestrutura para o seu escoamento.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1044560 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

A UPGN é uma instalação industrial que realiza o refino do gás natural (GN) e do gás natural liquefeito (GNL), tornando-o próprio para o consumo. Na UPGN, o gás natural passa por um processo de separação de impurezas e de outros produtos, como GLP ou os que são utilizados como matéria-prima na indústria petroquímica Associe a unidade de tratamento à sua respectiva função.

1. Unidade de tratamento do gás (UTG)

2. Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural (UPCGN)

3. Tratamento cáustico (UTC)

( ) Processo utilizado no tratamento do gás liquefeito de petróleo (GLP) para remover impurezas ácidas e compostos de enxofre do GLP, tornando-o mais seguro para uso e transporte.

( ) Processa o LNG, particionando em diversas frações. Os componentes separados, como metano, etano, propano e butano, são então submetidos a processos de fracionamento para separá-los ainda mais em suas frações individuais. Isso é geralmente feito por meio de destilação fracionada, onde os componentes são aquecidos e vaporizados, e então resfriados para condensar em diferentes pontos de ebulição.

( ) Unidade utilizada para remover impurezas. O gás natural bruto passa por uma série de processos de remoção de impurezas. Isso pode incluir a remoção de água, dióxido de carbono e compostos de enxofre. A remoção de água é frequentemente feita por desidratação, enquanto a remoção de dióxido de carbono e enxofre pode envolver processos de absorção química ou física.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1038543 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Abastecimento, EPE, FGV, 2024

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), o gás veicular proporciona economia de 43% a 58% quando comparado à gasolina e de 44% a 60% em relação ao etanol. Além disso, peças e componentes que entram em contato com o gás acumulam menos impurezas, diminuindo o desgaste do motor e o risco de estragá-lo.
Sobre o gás natural veicular (GNV), analise as afirmativas a seguir.
I. O Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura combustível gasosa, proveniente do gás natural ou do biometano, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano.
II. Os cilindros de armazenamento de GNV são dimensionados para suportar a média pressão à qual o gás é submetido. Na revenda, a máxima pressão é limitada em 10,0 MPa.
III. Do ponto de vista ambiental, o uso de GNV traz uma redução direta na emissão de gases de efeito estufa e emissões regulamentadas, usando praticamente os mesmos tipos de veículos.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1034589 | Engenharia de Petróleo, Sistemas de Gás, Gás Natural, EPE, FGV, 2024

Em relação à formação, desenvolvimento e cadeia da Indústria de Gás Natural no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A partir da década de 1990, o gás natural passou a ter um novo papel na política energética nacional, graças à descoberta de reservas importantes na Bacia de Campos, que proporcionou um aumento da produção do gás associado e às negociações com a Bolívia para a importação de gás.

( ) A demanda das termoelétricas por gás natural passou a dar novo impulso a esta fonte de energia, enquanto a oferta seria suprida por importações da Bolívia e por um aproveitamento das capacidades da Petrobras, que apresentava vantagens naturais pela integração vertical das suas atividades.

( ) Apesar da presença dominante da Petrobras no setor de gás natural no Brasil, não se verificou o efeito de barrar a entrada de novos agentes, que não viam oportunidade de investimento no setor no Brasil.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.