Questões de Concursos Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais

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21Q931862 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
No Brasil, o sistema de voto proporcional funciona assim: aplicam-se os chamados quocientes eleitoral e
partidário. O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (V) – que são os votos de
legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos – dividida pelo número de cadeiras em disputa
(C).
A partir daí, calcula-se o quociente partidário, queéoresultado do número de votos válidos obtidos pelo partido
isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O quociente partidário é um número fundamental, pois
ele indica quantas cadeiras poderão ser ocupadas pelos candidatos aptos do respectivo partido ou coligação.
Adaptado de Revista Eletrônica da Escola Judiciária Eleitoral. Número 5. Ano 3.
Considere que a eleição para vereador em Amado Florêncio funciona como descrito anteriormente.
Suponha que existam 12 cadeiras em disputa e que nesta eleição para vereador a soma do número
dos votos válidos seja de 3996. A coligação “Por uma Nova Amado Florêncio” obteve 333 votos
válidos. Já a coligação “Amado Florêncio Renovada” obteve 666 votos válidos.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o quociente partidário dessas
coligações: “Por uma Nova Florêncio” e “Amado Florêncio Renovada”.
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22Q932345 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, VESTIBULAR UEMG, UEMG, UEMG, 2019

Joaquim, um jovem empreendedor, estuda duas possibilidades para investir R$10.000,00. A primeira opção é aplicar durante meio ano a uma taxa de juros simples de 0,5% a.m. e a segunda, aplicar o mesmo montante a uma taxa de juros compostos. Assinale a alternativa que apresenta a taxa de juros compostos ao mês para que, com a mesma duração e com o mesmo montante inicial, Joaquim obtenha o mesmo rendimento da primeira possibilidade: 
(Dados: 6?1,18 = 102797 * 10 -5 ; 6?1,03 = 1004939 * 10 -6 ;)
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23Q56190 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Júlia consegue  finalizar um  relatório em 9 minutos e  10  segundos e  Carla, em  7 minutos e  30  segundos.  A  cada  relatório,  cada  uma  delas  descansa  50  segundos  antes  de  começar o próximo. Com  base  nesse  caso  hipotético,  julgue  o  item subsequente.

Júlia finaliza um relatório em menos de 0,15 hora. 
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24Q56197 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Sabendo que N = {0, 1, 2, 3,...} é o conjunto dos números naturais, julgue o item seguinte, relativos a esse conjunto, a seus subconjuntos e às operações em N.

Considerando-se os números naturais 13 e 39, é correto afirmar que as igualdades 13 + 39 = 39 + 13, 13 × 39 = 39 × 13 e 13 ÷ 39 = 39 ÷ 13 não são todas verdadeiras.
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25Q56199 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação às operações no conjunto dos números naturais N, julgue o próximo item.

Considere que, para os 170 alunos de uma escola, a merendeira prepare 45 litros de suco para o lanche e que ela saiba que cada litro de suco corresponde a 10 copos. Nesse caso, se cada aluno beber 2 copos de suco, ainda sobrarão 11 litros de suco
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26Q56195 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue o item seguinte acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas.

O produto de um número racional não nulo por um número irracional será sempre um número irracional.
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27Q56194 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Lúcio, Breno, Cláudia e Denise abriram a loja virtual Lik, para a qual, no ato de abertura, Lúcio contribuiu com R$ 10.000,00; Breno, com R$ 15.000,00; Cláudia, com R$ 12.000,00; e Denise, com R$ 13.000,00. Os lucros obtidos por essa loja serão distribuídos de forma diretamente proporcional à participação financeira de cada um dos sócios no ato de abertura da loja. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Caso o volume de cada unidade de determinado produto vendido pela loja Lik seja de 1.800 cm3 , então, se 200 unidades desse produto forem acondicionadas em uma única embalagem, o volume dessa embalagem será inferior a 0,3 m3 .
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28Q709866 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
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29Q56192 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Em determinada região, apenas atuam as empresas A e B de telefonia celular. Para os serviços básicos, a tarifa mensal cobrada pela empresa A é composta de um valor fixo de R$ 64,00 mais R$ 2,00 para cada chamada efetuada. Na empresa B, esses valores são R$ 56,00 e R$ 2,40, respectivamente. Com relação a essas empresas, julgue o item que se segue. 

Se o usuário souber que fará mais de 20 chamadas por mês, para ele será mais vantajoso ser cliente da empresa A. 
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30Q56198 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Sabendo que N = {0, 1, 2, 3,...} é o conjunto dos números naturais, julgue o item seguinte, relativos a esse conjunto, a seus subconjuntos e às operações em N.

O número resultante da operação matemática 3.457 - 2.351 é sucessor do número resultante da operação 3.457 - 2.352.
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31Q932149 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ, 2019

Texto associado.
Três teses sobre o avanço da febre amarela
Como a febre amarela rompeu os limites da Floresta Amazônica e alcançou o Sudeste, atingindo
os grandes centros urbanos? A partir do ano passado, o número de casos da doença alcançou
níveis sem precedentes nos últimos cinquenta anos. Desde o início de 2017, foram confirmados
779 casos, 262 deles resultando em mortes. Trata-se do maior surto da forma silvestre da doença
5 já registrado no país. Outros 435 registros ainda estão sob investigação.
Como tudo começou? Os navios portugueses vindos da África nos séculos XVII e XVIII não
trouxeram ao Brasil somente escravos e mercadorias. Dois inimigos silenciosos vieram junto: o
vírus da febre amarela e o mosquito Aedes aegypti. A consequência foi uma série de surtos de
febre amarela urbana no Brasil, com milhares de mortos. Por volta de 1940, a febre amarela urbana
10 foi erradicada. Mas o vírus migrou, pelo trânsito de pessoas infectadas, para zonas de floresta na
região Amazônica. No início dos anos 2000, a febre amarela ressurgiu em áreas da Mata Atlântica.
Três teses tentam explicar o fenômeno.
Segundo o professor Aloísio Falqueto, da Universidade Federal do Espírito Santo, “uma pessoa
pegou o vírus na Amazônia e entrou na Mata Atlântica depois, possivelmente na altura de Montes
15 Claros, em Minas Gerais, onde surgiram casos de macacos e pessoas infectadas”. O vírus teria
se espalhado porque os primatas da mata eram vulneráveis: como o vírus desaparece da região
na década de 1940, não desenvolveram anticorpos. Logo os macacos passaram a ser mortos por
seres humanos que temem contrair a doença. O massacre desses bichos, porém, é um “tiro no
pé”, o que faz crescer a chance de contaminação de pessoas. Sem primatas para picar na copa das
20 árvores, os mosquitos procuram sangue humano.
De acordo com o pesquisador Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz, os mosquitos
transmissores da doença se deslocaram do Norte para o Sudeste, voando ao longo de rios e
corredores de mata. Estima-se que um mosquito seja capaz de voar 3 km por dia. Tanto o homem
quanto o macaco, quando picados, só carregam o vírus da febre amarela por cerca de três dias.
25 Depois disso, o organismo produz anticorpos. Em cerca de dez dias, primatas e humanos ou
morrem ou se curam, tornando-se imunes à doença.
Para o infectologista Eduardo Massad, professor da Universidade de São Paulo, o rompimento
da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em 2015, teve papel relevante na disseminação
acelerada da doença no Sudeste. A destruição do habitat natural de diferentes espécies teria
30 reduzido significativamente os predadores naturais dos mosquitos. A tragédia ambiental ainda
teria afetado o sistema imunológico dos macacos, tornando-os mais suscetíveis ao vírus.
Por que é importante determinar a “viagem” do vírus? Basicamente, para orientar as campanhas
de vacinação. Em 2014, Eduardo Massad elaborou um plano de imunização depois que 11
pessoas morreram vítimas de febre amarela em Botucatu (SP): “Eu fiz cálculos matemáticos
35 para determinar qual seria a proporção da população nas áreas não vacinadas que deveria ser
imunizada, considerando os riscos de efeitos adversos da vacina. Infelizmente, a Secretaria de
Saúde não adotou essa estratégia. Os casos acontecem exatamente nas áreas onde eu havia
recomendado a vacinação. A Secretaria está correndo atrás do prejuízo”. Desde julho de 2017,
mais de 100 pessoas foram contaminadas em São Paulo e mais de 40 morreram.
40 O Ministério da Saúde afirmou em nota que, desde 2016, os estados e municípios vêm sendo
orientados para a necessidade de intensificar as medidas de prevenção. A orientação é que
pessoas em áreas de risco se vacinem.
NATHALIA PASSARINHO
Adaptado de bbc.com, 06/02/2018.
Casos de febre amarela desde o início de 2017:
• confirmados ? 779;
• suspeitos ? 435.
Mortes entre os casos confirmados: 262.
Suponha que todos os casos suspeitos tenham sido comprovados, e que a razão entre o número de mortes e o de
casos confirmados permaneça a mesma.
Nesse caso, com as novas comprovações da doença, o número total de mortos por febre amarela estaria mais
próximo de:
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32Q712021 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
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34Q56196 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.

Se a área da fazenda Y for igual a 23 km2 e a área da fazenda Z for igual a 2.300.000 m2 , então a área da fazenda Y será menor que a da fazenda Z.
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35Q676088 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Analista de Controle Interno Economia, Prefeitura de Linhares ES, IBADE, 2020

Quantos números naturais de 3 algarismos existem satisfazendo as 3 condições abaixo?


(I) O algarismo “1” não faz parte do número.

(II) Todos os algarismos do número são distintos.

(III) O algarismo das centenas é diferente de “5”.

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36Q708857 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA: 
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37Q931811 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
A seguir são apresentados dados fictícios referentes aos
públicos nos cinemas de uma grande cidade brasileira nos anos de
2012, 2014 e 2016.
  • Em 2016, verificou-se uma queda de público de 5 milhões de pessoas em relação ao público verificado nos anos de 2012 e 2014 conjuntamente.
  •  soma do triplo do público verificado em 2014 com o dobro do público verificado em 2016 corresponde a oito vezes o público verificado em 2012.
  • Em 2016, o público foi superior a 10 milhões.
Com base nessas informações, julgue os itens 134 e 135 e assinale
a opção correta no item 136, que é do tipo C.
Em 2012, o público nos cinemas da referida cidade brasileira superou 5,5 milhões de pessoas.             
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38Q708391 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
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39Q930952 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Sob a orientação de um mestre de obras, João e Pedro trabalharam na reforma de um edifício. João efetuou reparos na parte hidráulica nos andares 1, 3, 5, 7, e assim sucessivamente, de dois em dois andares. Pedro trabalhou na parte elétrica nos andares 1, 4, 7, 10, e assim sucessivamente, de três em três andares. Coincidentemente, terminaram seus trabalhos no último andar. Na conclusão da reforma, o mestre de obras informou, em seu relatório, o número de andares do edifício. Sabe-se que, ao longo da execução da obra, em exatamente 20 andares, foram realizados reparos nas partes hidráulica e elétrica por João e Pedro.
Qual é o número de andares desse edifício?
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40Q706904 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
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