Questões de Concursos Sociologia Jurídica

Resolva questões de Sociologia Jurídica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q238629 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue o próximo item.

Conforme Niklas Luhmann, um dos mais importantes pensadores no campo da sociologia jurídica, o sistema social é uma conexão dotada de sentido de ações que se referem umas às outras e foram delimitadas nos confrontos de um ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q238577 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue o item seguinte.

A ideia de tornar a justiça mais efetiva deve ser entendida como um problema concreto e específico, independentemente da eliminação de eventuais obstáculos à tutela processual dos direitos, como, por exemplo, fatores econômicos, sociais ou políticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q239946 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação tradicional das instituições que compõem o chamado Sistema de Justiça Criminal na incorporação do princípio constitucional da igualdade, julgue o item que segue. A partir do século XIX, polícia e justiça passaram a se preocupar com os limites do exercício do poder do Estado e a defender o exercício da cidadania como eixos fundamentais de sua atuação, com vistas à construção de um efetivo Estado democrático de direito.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q239197 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. A luta por direitos (incluindo-se os direitos políticos) deriva de intensa e incansável trajetória de pressões das organizações de caráter social, que disputam os espaços de deliberação pública com os partidos políticos e raramente recorrem aos tribunais com o fim de alcançar os seus objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q239070 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue o próximo item. Uma das principais contribuições da antropologia jurídica aos estudos do direito consiste em demonstrar que os costumes, mais que as leis positivas, animam as relações sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q240686 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. Judicialização consiste na transferência, para as instituições judiciais, do poder originalmente atribuído a instâncias políticas tradicionais como os partidos, os sindicatos e os movimentos sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q238662 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue o próximo item. Entre os autores que aportaram contribuições significativas à sociologia jurídica, destaca-se o sociólogo francês Pierre Bourdieu, que forneceu elementos teóricos para a análise do discurso jurídico como exercício do poder simbólico.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q240511 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel do Poder Judiciário no sistema político brasileiro, julgue o item subsequente. Os tribunais agem em três dimensões de relevância para a ciência política: as dimensões hobbesiana, smithiana e madisoniana, que correspondem, respectivamente, às regras de funcionamento da economia, à relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao monopólio da violência pelo Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q172850 | Filosofia e Sociologia do Direito, Sociologia Jurídica, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do peso das Ciências Sociais e da Sociologia em suas
relações com as demais áreas do conhecimento humano, julgue
os itens que se seguem.

O conceito de relações de poder confere mobilidade ao conceito tradicional de poder, relacionando-o à idéia de exercício e saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q240484 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica contemporânea, julgue o item a seguir. O frequente uso desproporcional da força pelos agentes de diversas forças de segurança no Brasil constitui um tema de estudo dos direitos humanos mais relevante no campo da sociologia jurídica no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q240286 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. A atuação expansiva do Poder Judiciário tem recebido, historicamente, críticas de natureza política e ideológica. Segundo uma dessas críticas, a judicialização funcionaria como reação das elites tradicionais à democratização, como um antídoto contra a participação popular e a política majoritária.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q238817 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Entre os programas e ações do Conselho Nacional de Justiça, destaca-se a advocacia voluntária, que visa prestar assistência jurídica tanto aos presos quanto aos seus familiares. Devido à situação carcerária do Brasil, esse programa tem como objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q239095 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue o item seguinte.

No Brasil, o acesso à justiça, constitucionalmente previsto no capítulo que trata dos direitos e garantias individuais e coletivos, é formulado da seguinte forma: “A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q238453 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica contemporânea, julgue o item a seguir.

Roberto DaMatta destaca a existência, no Brasil, de um universo relacional baseado na família, na vizinhança e no apadrinhamento, que reforça identidades, hierarquias e assimetrias sociais e econômicas e que pode ser resumido na seguinte máxima: “aos inimigos, a lei; aos amigos, tudo". 

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q683647 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Texto 1
Em Raízes do Brasil (São Paulo, Companhia das Letras, 2016), Sérgio Buarque de Holanda argumenta que as formas de convívio social no país seriam ditadas preferencialmente por uma ética de fundo emotivo: a cordialidade. No entanto, a cordialidade não seria sinônimo de afetividade ou de gentileza. Ela corresponderia a um mecanismo de defesa do indivíduo diante da sociedade e reforçaria sentimentos particularistas e antipolíticos, característicos do ambiente doméstico. Ao tipo social guiado pela ética da cordialidade, o autor dá o nome de homem cordial.

Texto 2
"Sabe, no fundo eu sou um sentimental Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo (além da sífilis, é claro) Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora... (...) Se trago as mãos distantes do meu peito É que há distância entre intenção e gesto” (Trecho da canção “Fado Tropical”, de Chico Buarque de Holanda, 1973).

Tendo em vista os textos 1 e 2, é possível afirmar que o homem cordial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1025602 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de sociologia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

A área de ciências humanas e sociais aplicadas buscou sequenciar as aprendizagens de forma a distanciar-se do Ensino Fundamental, a fim de que não haja repetições desnecessárias, durante os três anos de Ensino Médio, de tudo o que já está previsto para ser ensinado nos nove anos da etapa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1025603 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de sociologia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Por meio da sociologia, os jovens não adquirem uma linguagem especial para debater sistematicamente temas importantes, uma vez que tal campo de conhecimento não lhes oferece ferramentas de reconstrução de modos de pensar.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1082682 | Sociologia, Sociologia Jurídica, 2025 2, ENAM, FGV, 2025

Em uma comunidade rural, duas famílias entraram em conflito por causa do uso da água de um riacho para irrigação. O caso poderia ser levado ao Judiciário, mas, diante da demora dos processos formais e da vontade de preservar as relações de vizinhança, optaram por buscar auxílio em um centro comunitário de mediação. Com a ajuda de um mediador, conseguiram construir um acordo voluntário, reconhecido pelas partes como legítimo e justo.

À luz da Sociologia do Direito e dos mecanismos não judiciais de resolução de litígios, especialmente considerando o marco da Lei de Mediação, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.