Início

Questões de Concursos Soluções características

Resolva questões de Soluções características comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q946297 | Química, Soluções características, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Uma garrafa de vinho depois de aberta teve seu conteúdo analisado, apresentando uma concentração de íons H3O+ igual a 3,2 x 10-4mol L-1. Após ser consumida a metade do vinho, o restante foi armazenado durante certo tempo em contato com o ar e outra análise detectou uma concentração de H3O+ igual a 1,0 X 10-3 mol L-1. Nessas duas situações, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q949835 | Química, Soluções características, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Usando métodos de processamento de minérios utilizados há mais de 100 anos, estudantes de engenharia química encontraram uma solução para um problema fundamental do século XXI: como reciclar, de forma econômica, as baterias de íons de lítio, que equipam de celulares a carros elétricos. Nesse método, depois que o minério é extraído das minas, ele é levado por caminhões ou correias transportadoras até os moinhos, de onde sai triturado. Esse minério, em pó, é, então, colocado em grandes recipientes com diferentes solventes. Dependendo do minério e do metal que se deseja extrair, pode-se, por exemplo, adicionar óleo. As partículas de minério vão fixar-se no óleo. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície, e as impurezas ficam no fundo da vasilha. Disponível em: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo =tecnica-centenaria-mineracao-recicla-totalmente-baterias-litio Acesso em: 9 ago. 2018. (Adaptado)

Para separar as partículas do minério exemplificado das impurezas, da forma como é descrito no texto, explora-se a propriedade desse minério denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q949836 | Química, Soluções características, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

MARCA-PASSO CARDÍACO: UMA PILHA QUE SALVA VIDAS
Os Marca-passos Cardíacos Artificiais (MP) são dispositivos eletrônicos de estimulação multiprogramável capazes de substituir impulsos elétricos e/ou ritmos ectópicos, para se obter atividade elétrica cardíaca mais fisiológica. Foram introduzidos na prática médica entre 1958 e 1960, o que marcou o início de nova fase no tratamento de cardiopatias.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rba/v53n6/v53n6a15.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.

Há vários tipos de marca-passos, sendo um deles uma pilha que usa lítio e iodo como eletrodos. A seguir são fornecidas, de forma simplificada, as semirreações com os respectivos potenciais de redução das espécies envolvidas no funcionamento dessa pilha:
Li+ + e → Li E° = – 3,05 V I2 + 2 e → 2 I E° = + 0,54 V
Dado: massas atômicas: Li = 7; I = 127
A análise do texto e dos dados permite inferir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q936052 | Química, Soluções características, PPL, ENEM, INEP, 2019

O vinagre é um produto alimentício resultante da fermentação do vinho que, de acordo com a legislação nacional, deve apresentar um teor mínimo de ácido acético (Ch3COOH) de 4% (v/v). Uma empresa está desenvolvendo um kit para que a inspeção sanitária seja capaz de determinar se alíquotas de 1 mL de amostras de vinagre estão de acordo com a legislação. Esse kit é composto por uma ampola que contém uma solução aquosa de Ca(OH)2 0,1 mol/L e um indicador que faz com que a solução fique cor-de-rosa, se estiver básica, e incolor, se estiver neutra ou ácida. Considere a densidade do ácido acético igual a 1,10 g/cm3 , a massa molar do ácido acético igual a 60 g/mol e a massa molar do hidróxido de cálcio igual a 74 g/mol .
Qual é o valor mais próximo para o volume de solução de Ca(Oh)2, em mL, que deve estar contido em cada ampola do kit para garantir a determinação da regularidade da amostra testada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q944534 | Química, Soluções características, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

O álcool em gel recomendado para higienização das mãos no combate ao coronavírus SARS-CoV-2 é constituído essencialmente por álcool etílico, água e agentes espessantes para dar a consistência do produto. Para que atue como antisséptico, o álcool em gel deve apresentar uma concentração em álcool etílico (CH3CH2OH) de 70% m/m. Sabendo que a densidade do álcool etílico é 0,789 g mL-1, a concentração em mol L-1 desse composto é, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q681053 | Química, Soluções características, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Para estudar o produto de solubilidade, uma solução saturada de cloreto de sódio sem corpo de fundo foi preparada e algumas afirmações foram feitas.
1) Ao adicionar mais íons Na+ em solução, ocorrerá a precipitação do NaCl. 2) Com a adição de água na solução, a mesma manterá sua saturação. 3) O aumento na concentração de íons Na+ provoca um aumento no kps do NaCl.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q944588 | Química, Soluções características, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Aproximadamente, quantos mililitros de H2SO4 0,5 molar são necessários para dissolver 0,5 g de carbonato de cobre (II)? Considere as massas molares (g/mol): H=1; C=12; O=16; S=32; Cu=63,5.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q950457 | Química, Soluções características, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Na situação de equilíbrio para a reação

2S02(g) + O2(g) ⇄ 2SO3(g)

as concentrações de reagentes e produtos a 1000 K foram determinadas como sendo [SO2] = 0.27 m ol.L-1, [O2] = 0.40 mol.L-1 e [SO3] = 0.33 m ol.L-1.

Na temperatura dada, o valor da constante de equilíbrio da reação em termos de concentração será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q949150 | Química, Soluções características, Inglês, PUC RS, PUC RS

A conservação de alimentos exige que se iniba a proliferação microbiana. Há uma variedade de técnicas capazes de atingir esse objetivo, entre elas a salga de carnes e a produção de conservas e compotas por meio de soluções concentradas de sal ou açúcar. Com relação a isso, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q689086 | Química, Soluções características, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

O Prêmio Nobel de Química 2017 foi concedido aos pesquisadores Joachim Frank, Richard Henderson e Jacques Dubochet pelo desenvolvimento da técnica de microscopia eletrônica criogênica, permitindo a visualização tridimensional de biomoléculas.

A técnica consiste no resfriamento rápido, abaixo de -135 ºC, da água intracelular, levando à formação de um sólido não cristalino, denominado “água vitrificada”.

Considere as afirmações abaixo, sobre os estados físicos da água.

I - A água, na temperatura ambiente, é líquida devido às ligações de hidrogênio entre suas moléculas.

II - A água, abaixo de 0 ºC, cristaliza, mantendo a mesma densidade da água líquida.

III- O resfriamento rápido da água, empregado no método da microscopia eletrônica criogênica, evita a formação de cristais e mantém a integridade celular.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q679413 | Química, Soluções características, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).
A fumaça é um tipo de solução coloidal caracterizada pela presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q949240 | Química, Soluções características, Segundo Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

Os hidretos iônicos ou salinos constituem um importante grupo de compostos binários formados por hidrogênio e metais alcalinos ou alcalinos terrosos. O hidrogênio, ao estabelecer ligação química com esses metais, apresenta comportamento similar ao dos halogênios. O composto resultante é agente redutor forte, tem caráter básico forte e apresenta algumas propriedades dos compostos iônicos típicos. Contudo, não é possível preparar uma solução aquosa de um hidreto iônico, pois ele reage com a água, em uma reação de oxidação-redução, formando novos compostos. Usando como exemplo o hidreto de sódio, podemos concluir que a equação química que melhor representa o comportamento desse hidreto iônico quando misturado à água é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q971861 | Química, Soluções características, Engenheiro de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Uma massa igual a 5,5 g de cloreto de cálcio (CaCl2 ) foi totalmente dissolvida em um balão volumétrico de 250,00 mL. Dessa solução, preparou-se uma solução de trabalho transferindo-se uma alíquota de 10,00 mL para um balão volumétrico de 100,00 mL, onde se ajustou o volume final com água pura.

O valor mais aproximado da concentração de cloreto, em quantidade de matéria (mol L-1 ), na solução de trabalho é


Dado

M (CaCl2) = 111,0 g mol-1

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q945839 | Química, Soluções características, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

O arranjo dos átomos numa estrutura molecular ou iônica varia em função do número e do tamanho relativo dos átomos envolvidos, da presença de elétrons não ligantes e do tipo de ligação entre os átomos. As espécies químicas que têm, na ordem indicada, geometrias moleculares, trigonal plana, linear, angular e tetraédrica, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q944096 | Química, Soluções características, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2020

O tetróxido de triferro, conhecido como magnetita, matéria prima do ímã natural, encontrado na areia da praia, nos pombos, nas abelhas e nos cupins, é obtido, pelo menos teoricamente, a partir da reação do ferro com a água, que também produz gás hidrogênio. Considerando que em um laboratório de química foram misturados 0,3 mol de ferro e 0,56 mol de água, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q678342 | Química, Soluções características, Medicina, FAG, FAG, 2019

Tem-se 50 mL de solução 0,1 M de Nitrato de Prata (AgNO3). Ao se adicionar 150 mL de água destilada à solução, esta passará a ter a concentração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q947010 | Química, Soluções características, Língua Inglesa, UEG, UEG, 2019

Líquidos de arrefecimento são utilizados para melhorar o sistema de refrigeração dos motores dos carros. Geralmente são soluções aquosas de etilenoglicol, um diol, de fórmula molecular C2H6O2 e massa molar 62,1 g/mol. O rótulo de uma determinada marca de líquido de arrefecimento indica que há 50% de etilenoglicol em massa, o que corresponde a 530 g por litro de solução. A concentração dessa solução aquosa de etilenoglicol, em mol/L, é aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q950189 | Química, Soluções características, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Leia o texto para responde a questão.

Uma semana depois do rompimento de duas barragens na cidade de Mariana, na região central de Minas, foi divulgada a primeira análise que comprova a alta concentração de metais pesados no rio Doce. Entre os índices elevados, estão os de arsênio, que apresentou concentração de 2,63 mg/L (o normal seria somente de 0,01 mg/L), chumbo, com 1,03 mg/L, (sendo que o recomendável seria de 0,01 mg/L) e manganês, com 61,22 mg/L, muito acima do 0,1 mg/L adequado para o tratamento da água.

<http://tinyurl.com/lamariana> Acesso em: 28.05.2017. Adapatado.
O monômero usado na produção do polímero pertence à(s) função(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q939510 | Química, Soluções características, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Os gases da atmosfera terrestre, como o oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e o dióxido de carbono (CO2), também são encontrados dissolvidos na água dos mares e rios. O O2 é o mais importante em águas naturais, devido à sua aplicação como agente oxidante de resíduos de matéria orgânica, presente em ambientes marinhos, e na respiração dos peixes. A equação química que representa a dissolução do oxigênio na água está representada abaixo.
O2(g) ⇌ O2(aq)
A dissolução do O2 em ambientes marinhos é dependente de pressão e temperatura. Acerca disso, foram realizadas algumas observações, comparandose a concentração de O2 em dois lagos diferentes:
1) A dissolução do O2, considerando que ambos os lagos estão sob a mesma pressão atmosférica, é maior para o lago de maior temperatura.
2) Ao medir a concentração de O2 em ambos os lagos, o lago sob maior altitude apresenta maior concentração quando apresentam a mesma temperatura.
3) Comparando os dois lagos, em mesma pressão atmosférica, um lago em clima temperado apresenta maior concentração de O2 que um lago em clima tropical.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.