Início

Questões de Concursos Subestações e Equipamentos Elétricos

Resolva questões de Subestações e Equipamentos Elétricos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q790114 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Em um sistema de transmissão de energia elétrica, as subestações possibilitam opções para redução ou elevação dos níveis de tensão, ao mesmo tempo em que podem funcionar como suporte para controle do fluxo de potência reativa do sistema. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

O arranjo de subestação do tipo barra simples seccionada não é apropriado para sistemas de transmissão nos quais há necessidade permanente de fluxo de elevados blocos de potência, como ocorre em sistemas em extra-alta tensão, em 500 kV.

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q788861 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Em um arranjo disjuntor-e-meio, cada disjuntor do arranjo é capaz de operar com a corrente de carga de somente um circuito.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q787330 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Elétrico, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de arranjos típicos de subestações, julgue os itens seguintes. Em subestações com nível de tensão de 13,8 kV, não é recomendado o uso de arranjos com configuração barra dupla com disjuntor e meio, devido, entre outros fatores, aos custos elevados desse tipo de arranjo para subestações dessa natureza.
  1. ✂️
  2. ✂️

164Q787654 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, FUNRIO

Analise as afirmativas abaixo: I – A disponibilidade é a probabilidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições definidas de uso durante um intervalo de tempo estabelecido. II – Uma das causas das falhas prematuras de equipamentos é o erro humano. III – Um dos benefícios da aplicação do conceito de confiabilidade é a eliminação de causas básicas de paradas não programas de equipamentos. Em relação aos itens acima pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q785615 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Especialista em Regulação Prova 3, ANEEL, ESAF

Em um problema de otimização em um sistema hidrotérmico, a representação do sistema hidráulico pode ser considerada por meio de um reservatório equivalente. Um dos objetivos da agregação das diversas usinas hidrelétricas em um único reservatório é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q786834 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca da característica de isolantes usados em subestações e da finalidade da instalação de banco de capacitores nesse local, julgue os itens a seguir.

A instalação de bancos de capacitores em subestações contribui para a melhora da regulação de tensão em pontos próximos à sua instalação, desde que eles sejam manobrados adequadamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q788121 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 5a Região, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de arranjos típicos de subestações de alta tensão em sistemas de energia elétrica.

No arranjo barra principal e de transferência, é possível operar todos os circuitos na subestação, mesmo fazendo-se bypass (contorno) de um disjuntor do arranjo.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q788215 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para se efetuarem serviços de manutenção em uma subestação, sem que seja necessário tirá-la de serviço por algum tempo, são utilizados dispositivos ou equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. Tais dispositivos ou equipamentos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q788090 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, INB, CONSULPLAN

Após a manutenção de disjuntores é necessário proceder a testes para verificar a simultaneidade de fechamento dos pólos. A técnica mais corrente para Disjuntores de grande volume de óleo é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q789069 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRT 5a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de arranjos típicos de subestações de alta tensão em sistemas de energia elétrica.

No arranjo do tipo barra simples, devido às suas limitações físicas, no total, o número de disjuntores que é permitido ligar na subestação não deve superar doze unidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q786406 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A gestão de técnicas e procedimentos de manutenção é primordial para a conservação dos equipamentos integrantes de uma edificação industrial de forma que, quando solicitados, estejam em ótimas condições de operação ou, em casos de defeitos, possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente correta. Julgue os itens de 92 a 95 relativos aos conceitos e procedimentos de manutenção industrial.

Uma das principais características de um sistema típico de manutenção planejada é a condução das atividades de manutenção por meio de uma estrutura organizacional com vários níveis de operação, como, por exemplo, departamentos, divisões, seções, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q787832 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das subestações e dos equipamentos elétricos utilizados em sua operação, julgue os itens a seguir. Os acionamentos dos disjuntores de subestações podem ser monopolares ou tripolares. O acionamento dos disjuntores pode ocorrer, por exemplo, por meio de solenoide, mola e ar comprimido.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q787358 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo SP, CONSULPLAN

Considere os conceitos a seguir:

§ Os pontos de vista sociais, econômico-financeiros, tecnológicos, de operação e produção e de manutenção de um novo empreendimento são igualmente importantes. Especialistas destas várias disciplinas devem fazer parte da equipe de concepção e acompanhamento, desde as fases iniciais (plano diretor, projeto básico, ante-projeto, projeto detalhado) e durante a instalação de partida.

§ Os pareceres da manutenção estarão sempre presentes em toda a fase de concepção, escolha de equipamentos e escolha de soluções de instalação.

§ A manutenção deve ser previamente organizada e estruturada antes do dia da partida da instalação. Nesse dia a manutenção deve ser uma "máquina" pronta a partir.

§ O pessoal básico de manutenção, que ficará adstrito ao sistema deve acompanhar todas as fases do projeto e instalação de modo a conhecer em detalhes todas as minúcias dos equipamentos e das instalações logo de início.

§ A chefia da manutenção deverá ocupar um nível hierárquico no organograma idêntico ao da chefia de operação.

Os conceitos acima pertencem à concepção global denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q789187 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

Considere as características técnicas descritas abaixo.

I. Aplicado em circuitos de cargas indutivas.

II. Curva tempo × corrente ultrarrápida.

III. Possui contatos do tipo faca.

IV. Possui elemento sinalizador de corrente nominal por código de cores.

Caracterizam o fusível NH o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q788977 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, CER RR, CESPE CEBRASPE

Para avaliar as potências de curto-circuito monofásico e trifásico em uma subestação, um engenheiro precisa calcular as correntes de curto-circuito fase-terra (monofásico) e trifásico, respectivamente, para o local onde é representada a subestação no sistema elétrico de potência. Todas as informações necessárias para a realização dos cálculos são disponíveis. Considere que na representação da rede elétrica, para efeito de cálculo de curtocircuito, todas as impedâncias são aproximadas por suas respectivas componentes reativas. Em relação aos dados para essa avaliação, julgue os itens que se seguem.

A corrente de curto-circuito trifásico é bastante sensível ao tipo de aterramento do(s) transformador(es) de potência na subestação.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q784782 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo SP, CONSULPLAN

Assinale abaixo a alternativa que contém os principais processos que integram a função Manutenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q786127 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos utilizados em sistemas elétricos com tensões até 69 kV, julgue os itens que se seguem.

As chaves seccionadoras são utilizadas em ambientes de subestações de energia elétrica para permitir manobras com equipamentos elétricos, como disjuntores e transformadores para instrumentos, quando estes estiverem sem carga.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q786652 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Eletricista Classe A, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em determinado ponto de uma rede elétrica trifásica, as impedâncias equivalentes para fins de cálculo de correntes de falta são assumidas como puramente reativas e a tensão em regime permanente é igual à tensão nominal. Nesse ponto, as reatâncias equivalentes de sequência zero, positiva e negativa são 0,1 pu, 0,2 pu e 0,2 pu, respectivamente. No caso de curto-circuito, as impedâncias de falta são nulas, e a tensão e a potência base no referido ponto são, respectivamente, 10 kV e 100 MVA.

Com base nas informações acima, julgue os próximos itens.

No ponto em questão, a corrente de curto-circuito monofásico é 20% superior à corrente de curto-circuito trifásico.
  1. ✂️
  2. ✂️

179Q789471 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Assistente Técnico de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

Um trabalho de manutenção deverá ser realizado em uma instalação elétrica de alta tensão de uma determinada companhia de energia elétrica. Acerca desse tipo de trabalho, julgue os itens a seguir.

Deve ser dada atenção especial quando da utilização de aparelhos de medição que possam gerar tensões elevadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q787108 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perícia Forense do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Em relação a subestações e equipamentos elétricos, julgue os itens que se seguem.

Quando ocorre a abertura de uma das fases protegida por elo fusível em uma subestação, as instalações dos serviços auxiliares podem entrar em ressonância, devido ao acoplamento entre a capacitância dos cabos e a reatância de magnetização dos transformadores de medida.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.