Início

Questões de Concursos Subestações e Equipamentos Elétricos

Resolva questões de Subestações e Equipamentos Elétricos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q785688 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Especialista em Regulação Prova 3, Agência Nacional de Energia Elétrica, ESAF

Sob o aspecto dos ganhos relativos à operação interligada e otimizada de um sistema hidrotérmico, comparativamente ao mesmo sistema, porém considerando os seus subsistemas isolados, em geral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q788271 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Com relação a subestações de sistemas elétricos de potência que apresentam um arranjo conhecido como disjuntor e meio, julgue os próximos itens. Nesse tipo de arranjo, uma falta em uma das barras sempre deixa a subestação inoperante.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q787980 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

Acerca de subestações em sistemas elétricos de potência de extraalta tensão, julgue os itens a seguir.

Em uma subestação de extra-alta tensão, podem ser encontrados, além de chaves seccionadoras, transformadores de força, disjuntores e relés.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q788755 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perícia Forense do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Em relação a subestações e equipamentos elétricos, julgue os itens que se seguem.

Em uma subestação com arranjo ‘barra principal e transferência’, para se fazer a manutenção de uma chave ligada à barra principal, é necessário desligar toda a subestação.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q787233 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Desenvolvimento Logístico, Companhia de Integração Portuária do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de equipamentos elétricos.

Considere que uma bucha de passagem deva ser utilizada para conexão de um circuito aéreo, a céu aberto, a um circuito abrigado. Nessa situação, qualquer tipo de bucha de passagem é adequada, pois, tanto no circuito aéreo quanto no abrigado, a corrente de carga é a mesma.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q790002 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, MPE RO, CESGRANRIO

Para se calcular a corrente de curto-circuito em qualquer ponto de uma subestação, necessita-se determinar o sistema reduzido da concessionária até a entrada da subestação. Sabendo-se que a potência de curto-circuito no ponto de entrega da concessionária (entrada da subestação) é de 125kVA, que a tensão no primário do transformador na configuração ?-Y é de 13,8kV e sua potência de 1.000kVA, e adotando-se como bases os valores do transformador, verifica-se que a tensão e a reatância do sistema reduzido da concessionária, em p.u., respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q788501 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Com relação a subestações de sistemas elétricos de potência que apresentam um arranjo conhecido como disjuntor e meio, julgue os próximos itens. Para efetuar manutenção em qualquer barra do arranjo da subestação, é necessário, no mínimo, abrir os disjuntores da barra sob manutenção e as respectivas seccionadoras conectadas a ela.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q786404 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos

Com relação à proteção de subestação de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.

I Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.

II Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

III Os dispositivos que garantem simultaneamente a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito devem poder interromper qualquer sobrecorrente menor ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo está instalado. Tais dispositivos podem ser disjuntores acionados através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). Porém serão aceitos relés com princípio de funcionamento com retardo a líquido.

Das afirmativas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q786953 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

No arranjo barra em anel, um dos disjuntores fica desligado preventivamente, como reserva, para substituição de algum dos disjuntores em operação em caso de alguma contingência.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q788623 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos gerais de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos eletrônicos, julgue os itens subseqüentes.

O teste de transistores deve ser realizado diretamente no circuito usando-se um multímetro, sem que o dispositivo tenha de ser retirado da placa.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q786373 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Embora permita o fluxo de grande quantidade de energia elétrica pelos seus barramentos, quanto à confiabilidade, uma subestação em disjuntor-e-meio é menos segura que uma subestação com arranjo barra em anel.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q786187 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

Considere:

- É usado em processos de medição de corrente e proteção de sistemas de potência.

- Reduz proporcionalmente a corrente de um sistema de potência, mantendo as características de sua forma de onda.

Trata-se de um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q784436 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

A respeito da subestação de subtransmissão é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q785103 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

A capacidade de uma subestação para alimentar uma instalação elétrica, com consumo mensal de 157,68 MWh, fator de carga 0,3, fator de demanda 0,7 e fator de potência na demanda máxima de 0,8, em kVA, deve ser, no mínimo, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q788576 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, CESGRANRIO

Em uma subestação elevadora, o dispositivo que é empregado para reduzir a tensão para níveis compatíveis aos dos instrumentos de medição é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q788967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Eletricista, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Um engenheiro eletricista, elaborando um projeto de instalações elétricas se encontra perante as seguintes exigências: determinação legal da NR-10 para instalação de seccionamento automático, sistema de aterramento funcional TN-C, identificado que o seccionamento automático será instalado em ambiente de trabalho em condição seca (situação 1), conforme NBR 5410.

Marque o dispositivo de proteção que deve ser utilizado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q787620 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de subestações de energia elétrica e de linhas de transmissão, julgue os itens que se seguem.

A blindagem de subestações de energia elétrica feita por cabos para-raios e hastes de proteção evita o desligamento do barramento por incidência direta e indireta de raios.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q788703 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

No que concerne aos tipos de arranjos de barramentos utilizados em subestações, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

V. Por não haver referência de potencial nesse arranjo, são necessários equipamentos em todos os circuitos, para sincronização, linha viva ou indicação de tensão.

W. São necessárias 4 (quatro) chaves para cada circuito, em tal arranjo.

X. Em tal arranjo, cada circuito possui dois disjuntores dedicados. Além disso, se os circuitos não estiverem conectados nas duas barras, em caso de uma falha no disjuntor, será perdida metade dos circuitos.

Y. Trata-se de um arranjo equivalente ao Barramento Duplo, Disjuntor Duplo, com uma importante simplificação que mantém quase a mesma confiabilidade e flexibilidade operacional que aquele arranjo.

Z. Nesse arranjo, somente serão desligados os consumidores ligados à seção afetada, caso haja uma falha na barra. Além disso, tal arranjo possui um disjuntor de barra.

1. Duplo Barramento Simples.

2. Barramento em Anel.

3. Barramento Simples seccionado.

4. Barramento Duplo, um Disjuntor.

5. Barramento Duplo com Disjuntor e Meio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q786967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Desenvolvimento Logístico, Companhia de Integração Portuária do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de equipamentos elétricos.

Considerando o tipo de construção do elemento térmico, os disjuntores podem ser do tipo sem compensação térmica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.