Questões de Concursos: Subestações e Equipamentos Elétricos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Subestações e Equipamentos Elétricos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q784436 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

A respeito da subestação de subtransmissão é CORRETO afirmar:

42 Q786373 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Embora permita o fluxo de grande quantidade de energia elétrica pelos seus barramentos, quanto à confiabilidade, uma subestação em disjuntor-e-meio é menos segura que uma subestação com arranjo barra em anel.

43 Q786404 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos

Com relação à proteção de subestação de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.

I Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.

II Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

III Os dispositivos que garantem simultaneamente a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito devem poder interromper qualquer sobrecorrente menor ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo está instalado. Tais dispositivos podem ser disjuntores acionados através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). Porém serão aceitos relés com princípio de funcionamento com retardo a líquido.

Das afirmativas acima:

44 Q788271 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Com relação a subestações de sistemas elétricos de potência que apresentam um arranjo conhecido como disjuntor e meio, julgue os próximos itens. Nesse tipo de arranjo, uma falta em uma das barras sempre deixa a subestação inoperante.

45 Q788235 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

O transformador é um equipamento fundamental para as instalações elétricas. A respeito de um transformador, é correto afirmar que:

46 Q788623 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos gerais de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos eletrônicos, julgue os itens subseqüentes.

O teste de transistores deve ser realizado diretamente no circuito usando-se um multímetro, sem que o dispositivo tenha de ser retirado da placa.

47 Q785415 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue os itens subsequentes, considerando a rede básica do SIN.

Os barramentos de uma subestação devem ser dimensionados assumindo-se que nenhum de seus equipamentos, como os disjuntores, fique indisponível; dessa forma, assegura-se que, ao ocorrer o maior nível de curto-circuito na subestação, todos os barramentos suportarão a corrente de curto-circuito esperada.

48 Q788501 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Com relação a subestações de sistemas elétricos de potência que apresentam um arranjo conhecido como disjuntor e meio, julgue os próximos itens. Para efetuar manutenção em qualquer barra do arranjo da subestação, é necessário, no mínimo, abrir os disjuntores da barra sob manutenção e as respectivas seccionadoras conectadas a ela.

49 Q787980 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

Acerca de subestações em sistemas elétricos de potência de extraalta tensão, julgue os itens a seguir.

Em uma subestação de extra-alta tensão, podem ser encontrados, além de chaves seccionadoras, transformadores de força, disjuntores e relés.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.