Início

Questões de Concursos Subestações e Equipamentos Elétricos

Resolva questões de Subestações e Equipamentos Elétricos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q789015 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Considerando que fatores como aspectos físicos e estética são relevantes para se projetar e construir circuitos em média tensão, julgue os itens de 176 a 178, acerca de arranjos de circuitos subterrâneos em média tensão.

Em arranjos do tipo radial seletivo, os alimentadores primários são dimensionados levando-se em consideração a suposta perda de um dos circuitos alternativos do arranjo.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q785688 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Especialista em Regulação Prova 3, Agência Nacional de Energia Elétrica, ESAF

Sob o aspecto dos ganhos relativos à operação interligada e otimizada de um sistema hidrotérmico, comparativamente ao mesmo sistema, porém considerando os seus subsistemas isolados, em geral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q789532 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito CE, UECE, 2018

No cálculo de uma malha de terra de uma subestação, é necessário o conhecimento dos seguintes parâmetros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q785002 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

Considere as afirmações a seguir, respeito do regulador automático de tensão de alternadores trifásicos:

I – o regulador automático de tensão só pode ser utilizado em alternadores sem escovas (“brushless”)

II – o regulador pode ser utilizado na operação paralela de dois ou mais geradores

III – o regulador varia a tensão de saída utilizando um controlador PID

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q788254 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos equipamentos utilizados em sistemas elétricos com tensões até 69 kV, julgue os itens que se seguem.

Considere que um transformador trifásico de 200 kVA, 69/13,8 kV, tenha impedância percentual de 2%. Então, ao se aplicar uma tensão de 276 V nos seus terminais primários, com os terminais secundários curto-circuitados, é correto concluir que as correntes que circularão nos enrolamentos primário e secundário serão as respectivas correntes nominais.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q785103 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

A capacidade de uma subestação para alimentar uma instalação elétrica, com consumo mensal de 157,68 MWh, fator de carga 0,3, fator de demanda 0,7 e fator de potência na demanda máxima de 0,8, em kVA, deve ser, no mínimo, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q788501 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

Com relação a subestações de sistemas elétricos de potência que apresentam um arranjo conhecido como disjuntor e meio, julgue os próximos itens. Para efetuar manutenção em qualquer barra do arranjo da subestação, é necessário, no mínimo, abrir os disjuntores da barra sob manutenção e as respectivas seccionadoras conectadas a ela.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q786187 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Considere:

- É usado em processos de medição de corrente e proteção de sistemas de potência.

- Reduz proporcionalmente a corrente de um sistema de potência, mantendo as características de sua forma de onda.

Trata-se de um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q786404 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos

Com relação à proteção de subestação de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.

I Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.

II Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

III Os dispositivos que garantem simultaneamente a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito devem poder interromper qualquer sobrecorrente menor ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo está instalado. Tais dispositivos podem ser disjuntores acionados através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). Porém serão aceitos relés com princípio de funcionamento com retardo a líquido.

Das afirmativas acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q786727 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico Industrial de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

Planejou-se a construção de uma subestação de transmissão em um determinado local, tendo como finalidade a manobra de equipamentos e a elevação do nível de tensão. A elevação da tensão possibiltará a transmissão de considerável bloco de energia. Em relação à operação dessa subestação, julgue os itens seguintes.

Se existir banco de capacitores em derivação (shunt) na subestação, a ligação desses equipamentos ao barramento apropriado somente será possível se o referido barramento estiver operando, no mínimo, com a tensão nominal.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q786953 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

No arranjo barra em anel, um dos disjuntores fica desligado preventivamente, como reserva, para substituição de algum dos disjuntores em operação em caso de alguma contingência.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q788623 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico 2, MCT, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos gerais de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos eletrônicos, julgue os itens subseqüentes.

O teste de transistores deve ser realizado diretamente no circuito usando-se um multímetro, sem que o dispositivo tenha de ser retirado da placa.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q786373 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Embora permita o fluxo de grande quantidade de energia elétrica pelos seus barramentos, quanto à confiabilidade, uma subestação em disjuntor-e-meio é menos segura que uma subestação com arranjo barra em anel.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q790002 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, MPE RO, CESGRANRIO

Para se calcular a corrente de curto-circuito em qualquer ponto de uma subestação, necessita-se determinar o sistema reduzido da concessionária até a entrada da subestação. Sabendo-se que a potência de curto-circuito no ponto de entrega da concessionária (entrada da subestação) é de 125kVA, que a tensão no primário do transformador na configuração ?-Y é de 13,8kV e sua potência de 1.000kVA, e adotando-se como bases os valores do transformador, verifica-se que a tensão e a reatância do sistema reduzido da concessionária, em p.u., respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q786967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Desenvolvimento Logístico, Companhia de Integração Portuária do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de equipamentos elétricos.

Considerando o tipo de construção do elemento térmico, os disjuntores podem ser do tipo sem compensação térmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q784521 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Engenharia Elétrica, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca de equipamentos elétricos de alta tensão utilizados em subestações.

Nos disjuntores a óleo, os dispositivos de interrupção são imersos em material isolante líquido à base de óleo vegetal misturado a resinas orgânicas com alta capacidade de isolação.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q788967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Eletricista, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Um engenheiro eletricista, elaborando um projeto de instalações elétricas se encontra perante as seguintes exigências: determinação legal da NR-10 para instalação de seccionamento automático, sistema de aterramento funcional TN-C, identificado que o seccionamento automático será instalado em ambiente de trabalho em condição seca (situação 1), conforme NBR 5410.

Marque o dispositivo de proteção que deve ser utilizado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q789155 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Suporte em Manutenção, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

A programação de serviços de manutenção típica passa pela definição diária de tarefas que são executadas em função de recursos disponíveis e da viabilidade para liberação dos equipamentos. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Considere que os serviços de manutenção sejam classificados, em função de sua importância no processo de manutenção, em quatro estados, do mais alto para o mais baixo, como: emergência, urgência, normal operacional e normal. Nessa classificação, o estado urgência é prioritário em relação ao estado emergência, caso a duração desse último estado de manutenção seja superior a uma hora.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q784436 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

A respeito da subestação de subtransmissão é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.