Questões de Concursos: Subestações e Equipamentos Elétricos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Subestações e Equipamentos Elétricos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q786727 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico Industrial de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

Planejou-se a construção de uma subestação de transmissão em um determinado local, tendo como finalidade a manobra de equipamentos e a elevação do nível de tensão. A elevação da tensão possibiltará a transmissão de considerável bloco de energia. Em relação à operação dessa subestação, julgue os itens seguintes.

Se existir banco de capacitores em derivação (shunt) na subestação, a ligação desses equipamentos ao barramento apropriado somente será possível se o referido barramento estiver operando, no mínimo, com a tensão nominal.

62 Q786832 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo SP, CONSULPLAN

Quanto aos tipos de Manutenção, considere as afirmações a seguir:

I. Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de Condição ou Desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

II. A Manutenção Preventiva como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de concerto de defeitos que possam originar a parada ou um alto rendimento dos equipamentos em operação.

III. Manutenção Aditiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando Falhas Ocultas ou não-perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.

Das afirmações acima, está(ão) correta(s) apenas:

63 Q788703 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

No que concerne aos tipos de arranjos de barramentos utilizados em subestações, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

V. Por não haver referência de potencial nesse arranjo, são necessários equipamentos em todos os circuitos, para sincronização, linha viva ou indicação de tensão.

W. São necessárias 4 (quatro) chaves para cada circuito, em tal arranjo.

X. Em tal arranjo, cada circuito possui dois disjuntores dedicados. Além disso, se os circuitos não estiverem conectados nas duas barras, em caso de uma falha no disjuntor, será perdida metade dos circuitos.

Y. Trata-se de um arranjo equivalente ao Barramento Duplo, Disjuntor Duplo, com uma importante simplificação que mantém quase a mesma confiabilidade e flexibilidade operacional que aquele arranjo.

Z. Nesse arranjo, somente serão desligados os consumidores ligados à seção afetada, caso haja uma falha na barra. Além disso, tal arranjo possui um disjuntor de barra.

1. Duplo Barramento Simples.

2. Barramento em Anel.

3. Barramento Simples seccionado.

4. Barramento Duplo, um Disjuntor.

5. Barramento Duplo com Disjuntor e Meio.

64 Q786953 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

No arranjo barra em anel, um dos disjuntores fica desligado preventivamente, como reserva, para substituição de algum dos disjuntores em operação em caso de alguma contingência.

65 Q786794 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

A potência de curto-circuito na entrada de uma subestação industrial é de 200 kVA. Sabe-se que a potência do transformador da subestação é de 500 kVA. Admitindo-se que a tensão de base é igual à tensão de entrada do transformador, e que a potência de base é igual à potência do transformador, a reatância reduzida do sistema, em p.u., é igual a

67 Q786187 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

Considere:

- É usado em processos de medição de corrente e proteção de sistemas de potência.

- Reduz proporcionalmente a corrente de um sistema de potência, mantendo as características de sua forma de onda.

Trata-se de um

69 Q789580 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Prefeitura de Santana AP, NCE

Em um sistema elétrico alimentado por transformador, em 25kV, trifásico, com neutro aterrado, freqüência de 60Hz que suporta 10% de sobrecarga, numa subestação de 500kVA, pretende-se alimentar um CCM (Centro de Controle de Motores) com um disjuntor tripolar de BT. Se ele for alimentado em 440V ou em 380V, suas capacidades respectivas serão de:

70 Q785532 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Sobre técnica de análise de manutenção em equipamento, a partir de informações de um banco de dados referentes ao seu histórico, é possível elaborar um gráfico que relaciona a taxa de falhas em função de três períodos de utilização: amaciamento (ajustes), operação normal (estabilidade na frequência de eventos de manutenção) e envelhecimento (aumento na frequência de eventos de manutenção tendendo ao fim da vida útil). Esse gráfico é conhecido como

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.