Início

Questões de Concursos Subestações e Equipamentos Elétricos

Resolva questões de Subestações e Equipamentos Elétricos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q786967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Desenvolvimento Logístico, Companhia de Integração Portuária do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de equipamentos elétricos.

Considerando o tipo de construção do elemento térmico, os disjuntores podem ser do tipo sem compensação térmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q784479 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Acerca dos disjuntores e seccionadores, considere:

I. A principal função dos disjuntores é interromper correntes de falta de forma rápida, com o intuito de limitar os danos causados aos equipamentos dos sistemas elétricos.

II. Chaves fusíveis têm como função permitir a manobra em carga, de ramais e redes de distribuição de energia elétrica, bem como isolar esses componentes durante eventos de curto-circuito.

III. Seccionadores podem ser empregados para isolar componentes do sistema de modo que seja possível efetuar tarefas de manutenção nesses componentes.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q785532 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Sobre técnica de análise de manutenção em equipamento, a partir de informações de um banco de dados referentes ao seu histórico, é possível elaborar um gráfico que relaciona a taxa de falhas em função de três períodos de utilização: amaciamento (ajustes), operação normal (estabilidade na frequência de eventos de manutenção) e envelhecimento (aumento na frequência de eventos de manutenção tendendo ao fim da vida útil). Esse gráfico é conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q789708 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Um wattímetro, devidamente calibrado, foi instalado para monitorar a potência entregue a um motor trifásico industrial operando a plena carga. A potência medida foi de 1,1 kW. Sendo a potência nominal 1 cv, as perdas totais, em watt, registradas para o motor em análise valem, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q787967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

Quanto à localização dos capacitores para injeção de reativos para corrigir o fator de potência de uma instalação elétrica, analise as seguintes assertivas:

I. A instalação no quadro principal requer a instalação de dispositivo de manobra que permita ligar e desligar os capacitores conforme a demanda da instalação.

II. A instalação no quadro principal é indicada para instalações mais simples em que não existem conjuntos de cargas muito diferentes entre si. Esse modelo proporciona liberação da carga no transformador, porém não reduz perdas nos diversos circuitos.

III. Na compensação individual junto a motores de indução, deve-se atentar para que a potência do capacitor na tensão nominal não seja superior à 90% (noventa por cento) da potência absorvida pelo motor em vazio.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q788877 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, CEAGESP SP, CONSULPLAN

A partir do momento em que começa a ocorrer o envelhecimento dos equipamentos e instalações, surge a necessidade de uma racionalização das técnicas e dos procedimentos de manutenção. Foi nos países europeus e norte-americanos onde a idéia da organização da manutenção iniciou-se devido a maior antiguidade do seu parque industrial. Surgiu então a palavra manutenção que constitui-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q786215 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

Como parte do acompanhamento de manutenção de uma indústria, estão sendo utilizados os indicadores Classe Mundial.

Um desses indicadores é o TMPR – Tempo Médio Para Reparo (MTTR – Mean Time to Repair), que corresponde à relação entre a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q786832 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo SP, CONSULPLAN

Quanto aos tipos de Manutenção, considere as afirmações a seguir:

I. Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de Condição ou Desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.

II. A Manutenção Preventiva como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de concerto de defeitos que possam originar a parada ou um alto rendimento dos equipamentos em operação.

III. Manutenção Aditiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando Falhas Ocultas ou não-perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.

Das afirmações acima, está(ão) correta(s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q786794 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

A potência de curto-circuito na entrada de uma subestação industrial é de 200 kVA. Sabe-se que a potência do transformador da subestação é de 500 kVA. Admitindo-se que a tensão de base é igual à tensão de entrada do transformador, e que a potência de base é igual à potência do transformador, a reatância reduzida do sistema, em p.u., é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q788979 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perícia Forense do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Em relação a subestações e equipamentos elétricos, julgue os itens que se seguem.

O grau de severidade da tensão transitória de restabelecimento de um disjuntor é caracterizada por aspectos como a corrente de pré-abertura, que define a condição inicial da recuperação da rigidez dielétrica do meio de interrupção e o valor máximo dessa corrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q786491 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Sobre fontes de alimentação lineares e chaveadas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q787262 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 9a Região, CESPE CEBRASPE

Consumidores são atendidos por uma subestação abaixadora do tipo abrigada cuja capacidade é de 400 kVA. A subestação atende a todos os requisitos da concessionária local de energia, estando projetada para o suprimento em tensão secundária de linha igual a 220 V. Nessa subestação, são utilizados dois transformadores trifásicos de potência. Em combinação com a subestação, existe instalado um grupo gerador de emergência, cuja finalidade é o atendimento de consumidores especiais, em caso de emergência.

Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Dados indispensáveis no projeto da subestação abaixadora incluem a potência de transformadores, a planta da subestação e o nível de curto-circuito no local.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q790218 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Acerca de subestações em sistemas elétricos de potência de extraalta tensão, julgue os itens a seguir.

Entre todos os tipos de arranjo de subestações, o que apresenta maior confiabilidade é o tipo arranjo barra em anel.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q786211 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Auxiliar de Operação Industrial, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Em uma inspeção de rotina, o operador de uma subestação verificou que o transformador tem uma regulação nominal de tensão, em módulo, igual a 11%. Ao utilizar um voltímetro no secundário a vazio, esse operador fez uma leitura de 660 V.

Considerando que uma carga nominal foi ligada ao secundário do transformador e que a carga é puramente capacitiva, que valor o voltímetro passou a indicar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q789720 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Toda instalação elétrica de média e baixa tensão, para funcionar de maneira satisfatória e ser suficientemente segura contra risco de acidentes fatais, deve possuir um sistema de aterramento dimensionado adequado para as condições de cada projeto. Com respeito aos parâmetros e materiais envolvidos em sistemas de aterramento, julgue os itens subsequentes.

À malha de terra construída sob o terreno onde está implantada uma subestação, devem ser ligados o neutro do transformador de potência e as estruturas metálicas em geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q787547 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Prefeitura de Santana AP, NCE

Num sistema de distribuição elétrica com cargas resistiva e indutiva consideráveis, alimentado por um transformador, desejase reduzir a queda de tensão do sistema, para incluir mais cargas na instalação. A providência que deverá ser tomada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q790119 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico de Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma subestação industrial, a corrente que circula no secundário de um transformador de corrente, TC 300 – 5 A, é igual a 4 A, para uma carga especifica. Este TC apresenta um erro de relação de transformação devido a vários fatores, da ordem de 105%. Consequentemente, o valor da corrente, em ampères, que circula no enrolamento primário desse TC é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q789155 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Suporte em Manutenção, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

A programação de serviços de manutenção típica passa pela definição diária de tarefas que são executadas em função de recursos disponíveis e da viabilidade para liberação dos equipamentos. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Considere que os serviços de manutenção sejam classificados, em função de sua importância no processo de manutenção, em quatro estados, do mais alto para o mais baixo, como: emergência, urgência, normal operacional e normal. Nessa classificação, o estado urgência é prioritário em relação ao estado emergência, caso a duração desse último estado de manutenção seja superior a uma hora.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q786872 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

De acordo com as funções que desempenham em subestações de alta-tensão, as chaves podem ser classificadas como seccionadoras de terra, de operação em carga e de aterramento rápido. Julgue os itens a seguir, no referente a chaves seccionadoras.

As chaves seccionadoras devem ser operadas especialmente quando a variação em seus terminais for de, pelo menos, 10% da tensão nominal do circuito onde estão instaladas.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q789580 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Prefeitura de Santana AP, NCE

Em um sistema elétrico alimentado por transformador, em 25kV, trifásico, com neutro aterrado, freqüência de 60Hz que suporta 10% de sobrecarga, numa subestação de 500kVA, pretende-se alimentar um CCM (Centro de Controle de Motores) com um disjuntor tripolar de BT. Se ele for alimentado em 440V ou em 380V, suas capacidades respectivas serão de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.