Questões de Concurso Subestações e Equipamentos Elétricos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q787547 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Prefeitura de Santana AP, NCE

Num sistema de distribuição elétrica com cargas resistiva e indutiva consideráveis, alimentado por um transformador, desejase reduzir a queda de tensão do sistema, para incluir mais cargas na instalação. A providência que deverá ser tomada é:

72 Q790119 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico de Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma subestação industrial, a corrente que circula no secundário de um transformador de corrente, TC 300 – 5 A, é igual a 4 A, para uma carga especifica. Este TC apresenta um erro de relação de transformação devido a vários fatores, da ordem de 105%. Consequentemente, o valor da corrente, em ampères, que circula no enrolamento primário desse TC é igual a

73 Q785103 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

A capacidade de uma subestação para alimentar uma instalação elétrica, com consumo mensal de 157,68 MWh, fator de carga 0,3, fator de demanda 0,7 e fator de potência na demanda máxima de 0,8, em kVA, deve ser, no mínimo, de

74 Q786211 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Auxiliar de Operação Industrial, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Em uma inspeção de rotina, o operador de uma subestação verificou que o transformador tem uma regulação nominal de tensão, em módulo, igual a 11%. Ao utilizar um voltímetro no secundário a vazio, esse operador fez uma leitura de 660 V.

Considerando que uma carga nominal foi ligada ao secundário do transformador e que a carga é puramente capacitiva, que valor o voltímetro passou a indicar?

75 Q787262 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 9a Região, CESPE CEBRASPE

Consumidores são atendidos por uma subestação abaixadora do tipo abrigada cuja capacidade é de 400 kVA. A subestação atende a todos os requisitos da concessionária local de energia, estando projetada para o suprimento em tensão secundária de linha igual a 220 V. Nessa subestação, são utilizados dois transformadores trifásicos de potência. Em combinação com a subestação, existe instalado um grupo gerador de emergência, cuja finalidade é o atendimento de consumidores especiais, em caso de emergência.

Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Dados indispensáveis no projeto da subestação abaixadora incluem a potência de transformadores, a planta da subestação e o nível de curto-circuito no local.

76 Q789713 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

O projeto de um novo prédio comercial prevê que uma grande quantidade de carga elétrica será consumida, e que será necessária a instalação de uma subestação própria. Com relação a essa situação, julgue os itens subsecutivos. No caso de o transformador ser removido para eventual manutenção, chaves secionadoras de abertura sem carga, tanto no primário quanto no secundário do transformador, deverão ser instaladas. No entanto, se essas chaves forem dotadas de um relé de impedância, não será necessário instalar um disjuntor na subestação, pois as chaves mais relé executarão a mesma função do disjuntor.

77 Q786491 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, AOCP, 2018

Sobre fontes de alimentação lineares e chaveadas, é correto afirmar que

78 Q786872 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

De acordo com as funções que desempenham em subestações de alta-tensão, as chaves podem ser classificadas como seccionadoras de terra, de operação em carga e de aterramento rápido. Julgue os itens a seguir, no referente a chaves seccionadoras.

As chaves seccionadoras devem ser operadas especialmente quando a variação em seus terminais for de, pelo menos, 10% da tensão nominal do circuito onde estão instaladas.

79 Q788979 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perícia Forense do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Em relação a subestações e equipamentos elétricos, julgue os itens que se seguem.

O grau de severidade da tensão transitória de restabelecimento de um disjuntor é caracterizada por aspectos como a corrente de pré-abertura, que define a condição inicial da recuperação da rigidez dielétrica do meio de interrupção e o valor máximo dessa corrente.

80 Q789720 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Toda instalação elétrica de média e baixa tensão, para funcionar de maneira satisfatória e ser suficientemente segura contra risco de acidentes fatais, deve possuir um sistema de aterramento dimensionado adequado para as condições de cada projeto. Com respeito aos parâmetros e materiais envolvidos em sistemas de aterramento, julgue os itens subsequentes.

À malha de terra construída sob o terreno onde está implantada uma subestação, devem ser ligados o neutro do transformador de potência e as estruturas metálicas em geral.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.