Questões de Concurso Subestações e Equipamentos Elétricos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q788098 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Indústrias Nucleares do Brasil SA, CONSULPLAN

São tipos de Manutenção:

82 Q785659 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Eletricista Classe A, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em determinado ponto de uma rede elétrica trifásica, as impedâncias equivalentes para fins de cálculo de correntes de falta são assumidas como puramente reativas e a tensão em regime permanente é igual à tensão nominal. Nesse ponto, as reatâncias equivalentes de sequência zero, positiva e negativa são 0,1 pu, 0,2 pu e 0,2 pu, respectivamente. No caso de curto-circuito, as impedâncias de falta são nulas, e a tensão e a potência base no referido ponto são, respectivamente, 10 kV e 100 MVA.

Com base nas informações acima, julgue os próximos itens.

Caso haja um curto-circuito fase-fase no ponto considerado, a intensidade da corrente de falta resultante será superior à intensidade da corrente de falta trifásica.

83 Q787221 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 9a Região, CESPE CEBRASPE

Consumidores são atendidos por uma subestação abaixadora do tipo abrigada cuja capacidade é de 400 kVA. A subestação atende a todos os requisitos da concessionária local de energia, estando projetada para o suprimento em tensão secundária de linha igual a 220 V. Nessa subestação, são utilizados dois transformadores trifásicos de potência. Em combinação com a subestação, existe instalado um grupo gerador de emergência, cuja finalidade é o atendimento de consumidores especiais, em caso de emergência.

Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, 13,2 kV é um nível de tensão aceitável em alta tensão para uma subestação abaixadora.

84 Q789155 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Suporte em Manutenção, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

A programação de serviços de manutenção típica passa pela definição diária de tarefas que são executadas em função de recursos disponíveis e da viabilidade para liberação dos equipamentos. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Considere que os serviços de manutenção sejam classificados, em função de sua importância no processo de manutenção, em quatro estados, do mais alto para o mais baixo, como: emergência, urgência, normal operacional e normal. Nessa classificação, o estado urgência é prioritário em relação ao estado emergência, caso a duração desse último estado de manutenção seja superior a uma hora.

85 Q785574 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Pode-se dividir as configurações de barra de subestações em dois grandes grupos: o primeiro grupo, das configurações com conectividade concentrada; e o segundo grupo, das configurações com conectividade distribuída. Com relação a essas configurações de barra,

86 Q789567 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Subestações com instalação dos equipamentos no seu interior, construída em alvenaria, são tipos comuns de subestação industrial. Essas são divididas em compartimentos ou cubículos, cada um com funções bem definidas. No cubículo de transformação, entre as principais partes pode ser mencionado o sistema corta-chama. A finalidade desse sistema é

87 Q787667 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Assistente Técnico de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

Planejou-se a construção de uma subestação de transmissão em um determinado local, tendo como finalidade a manobra de equipamentos e a elevação do nível de tensão. A elevação da tensão possibiltará a transmissão de considerável bloco de energia. Em relação à operação dessa subestação, julgue os itens seguintes.

Por ser do tipo elevadora, a subestação pode prescindir da existência de serviço auxiliar, porque o suprimento do local pode ser realizado a partir de rede elétrica ligada diretamente no lado da menor tensão da subestação.

88 Q790034 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos procedimentos de manutenção em uma subestação que possui um único transformador de potência, julgue os itens que se seguem.

A realização de termografia nas instalações elétricas da subestação permitirá verificar se existem pontos excessivamente quentes em conexões elétricas, condutores e fusíveis, que, por isso, poderão apresentar problemas elétricos, caso não sejam tomadas providências a respeito.

89 Q789582 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico de Controle Externo, TCE RO, CESGRANRIO

Uma subestação unitária industrial é composta, entre outros equipamentos, por um transformador de 330 kVA na configuração ? (primário) – Y (secundário). Esse transformador é alimentado em seu primário por uma tensão de entrega da concessionária igual a 13,8 kV, tendo como tensão no secundário 220V. Escolhendo como bases a tensão de 15 kV referida ao lado do primário do transformador e a potência de 330 kVA, é correto afirmar que:

90 Q788258 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Quando da ocorrência de uma falta dupla-fase a jusante de seu ponto de instalação, o religador
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.