Início

Questões de Concursos Subestações e Equipamentos Elétricos

Resolva questões de Subestações e Equipamentos Elétricos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q787647 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

A gestão de técnicas e procedimentos de manutenção é primordial para a conservação dos equipamentos integrantes de uma edificação industrial de forma que, quando solicitados, estejam em ótimas condições de operação ou, em casos de defeitos, possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente correta. Julgue os itens de 92 a 95 relativos aos conceitos e procedimentos de manutenção industrial.

A organização de um sistema de manutenção planejada é composta das seguintes etapas: planejamento, programação, execução, registro e controle.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q789582 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico de Controle Externo, TCE RO, CESGRANRIO

Uma subestação unitária industrial é composta, entre outros equipamentos, por um transformador de 330 kVA na configuração ? (primário) – Y (secundário). Esse transformador é alimentado em seu primário por uma tensão de entrega da concessionária igual a 13,8 kV, tendo como tensão no secundário 220V. Escolhendo como bases a tensão de 15 kV referida ao lado do primário do transformador e a potência de 330 kVA, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q790119 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico de Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma subestação industrial, a corrente que circula no secundário de um transformador de corrente, TC 300 – 5 A, é igual a 4 A, para uma carga especifica. Este TC apresenta um erro de relação de transformação devido a vários fatores, da ordem de 105%. Consequentemente, o valor da corrente, em ampères, que circula no enrolamento primário desse TC é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q785574 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Pode-se dividir as configurações de barra de subestações em dois grandes grupos: o primeiro grupo, das configurações com conectividade concentrada; e o segundo grupo, das configurações com conectividade distribuída. Com relação a essas configurações de barra,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q786443 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Eletricista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um transformador de potência é utilizado em uma subestação elevadora com a finalidade de possibilitar o fluxo de energia, através de uma linha de transmissão de comprimento médio, para outra subestação. Em relação a esse assunto, julgue o item a seguir.

Para a condição de operação com carga nominal, o transformador apresenta regulação nula.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q790034 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos procedimentos de manutenção em uma subestação que possui um único transformador de potência, julgue os itens que se seguem.

A realização de termografia nas instalações elétricas da subestação permitirá verificar se existem pontos excessivamente quentes em conexões elétricas, condutores e fusíveis, que, por isso, poderão apresentar problemas elétricos, caso não sejam tomadas providências a respeito.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q787221 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 9a Região, CESPE CEBRASPE

Consumidores são atendidos por uma subestação abaixadora do tipo abrigada cuja capacidade é de 400 kVA. A subestação atende a todos os requisitos da concessionária local de energia, estando projetada para o suprimento em tensão secundária de linha igual a 220 V. Nessa subestação, são utilizados dois transformadores trifásicos de potência. Em combinação com a subestação, existe instalado um grupo gerador de emergência, cuja finalidade é o atendimento de consumidores especiais, em caso de emergência.

Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, 13,2 kV é um nível de tensão aceitável em alta tensão para uma subestação abaixadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q789580 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Prefeitura de Santana AP, NCE

Em um sistema elétrico alimentado por transformador, em 25kV, trifásico, com neutro aterrado, freqüência de 60Hz que suporta 10% de sobrecarga, numa subestação de 500kVA, pretende-se alimentar um CCM (Centro de Controle de Motores) com um disjuntor tripolar de BT. Se ele for alimentado em 440V ou em 380V, suas capacidades respectivas serão de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q787667 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Assistente Técnico de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

Planejou-se a construção de uma subestação de transmissão em um determinado local, tendo como finalidade a manobra de equipamentos e a elevação do nível de tensão. A elevação da tensão possibiltará a transmissão de considerável bloco de energia. Em relação à operação dessa subestação, julgue os itens seguintes.

Por ser do tipo elevadora, a subestação pode prescindir da existência de serviço auxiliar, porque o suprimento do local pode ser realizado a partir de rede elétrica ligada diretamente no lado da menor tensão da subestação.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q785763 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

De acordo com as funções que desempenham em subestações de alta-tensão, as chaves podem ser classificadas como seccionadoras de terra, de operação em carga e de aterramento rápido. Julgue os itens a seguir, no referente a chaves seccionadoras.

Essas chaves podem ser utilizadas para isolar equipamentos, tais como capacitores séries, disjuntores e reatores, para fins de manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q788098 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Indústrias Nucleares do Brasil SA, CONSULPLAN

São tipos de Manutenção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q790222 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Em relação a subestações e equipamentos elétricos, julgue os itens seguintes.

A principal diferença entre uma chave seccionada para abertura sem carga e um disjuntor, ambos instalados em uma subestação, consiste no fato de, no disjuntor, poder-se configurar a intensidade da sobrecorrente que o acionará, enquanto a chave seccionadora somente será acionada automaticamente quando um curto-circuito for detectado.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q789713 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

O projeto de um novo prédio comercial prevê que uma grande quantidade de carga elétrica será consumida, e que será necessária a instalação de uma subestação própria. Com relação a essa situação, julgue os itens subsecutivos. No caso de o transformador ser removido para eventual manutenção, chaves secionadoras de abertura sem carga, tanto no primário quanto no secundário do transformador, deverão ser instaladas. No entanto, se essas chaves forem dotadas de um relé de impedância, não será necessário instalar um disjuntor na subestação, pois as chaves mais relé executarão a mesma função do disjuntor.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q789013 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

Para o fornecimento em MT da Light, quanto aos tipos de subestação, existe ?um tipo destinado ao fornecimento de energia a instalações compostas por mais de uma unidade consumidora (shoppings, centros comerciais e outros)?. Este tipo descrito é uma subestação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q788258 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Quando da ocorrência de uma falta dupla-fase a jusante de seu ponto de instalação, o religador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q789567 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Subestações com instalação dos equipamentos no seu interior, construída em alvenaria, são tipos comuns de subestação industrial. Essas são divididas em compartimentos ou cubículos, cada um com funções bem definidas. No cubículo de transformação, entre as principais partes pode ser mencionado o sistema corta-chama. A finalidade desse sistema é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q784372 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Suponha que uma equipe de engenheiros eletricistas tenha sido encarregada de realizar o estudo de revisão da coordenação e seletividade dos dispositivos de proteção utilizados nas instalações elétricas de uma indústria têxtil. Para tanto, foi necessário fazer o levantamento dos níveis de curtos-circuitos dentro da instalação, de modo que foi solicitado da concessionária de distribuição de energia a informação da potência de curto-circuito na barra de 69 kV da subestação de energia de entrada da indústria. Os valores informados das potências de curto-circuito trifásico e monofásico foram, respectivamente, iguais a 346 MVA e 173 MVA. Considerando que a base de potência adotada tenha sido 100 MVA, julgue os seguintes itens.

O módulo da corrente de curto-circuito trifásica na barra de 69 kV da subestação é inferior a 3,0 kA.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q786076 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, a respeito do conversor analógico-digital (A/D), considerando a complexidade dos circuitos e a influência da variação de temperatura. Os resistores de peso binário são utilizados na construção de conversores A/D com baixa dependência à temperatura e com alta resolução.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q789050 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Universidade Federal do Espírito Santo ES, UFES

Um sistema de cabeamento estruturado é dividido, basicamente, em dois subsistemas: o Cabeamento Horizontal e o Cabeamento Vertical (Backbone). NÃO é espaço conectado por esses subsistemas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q789657 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, Indústrias Nucleares do Brasil SA, CONSULPLAN

Sobre classificação de prioridades da manutenção, assinale abaixo a alternativa que contém, respectivamente, os prazos, normalmente utilizados, para a programação das manutenções classificadas como Urgentes, Prioritárias, Importantes e Normais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.