Início

Questões de Concursos Substantivos

Resolva questões de Substantivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q882342 | Português, Substantivos, Fiscal, CRMVPB, IBADE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta um substantivo flexionado no grau diminutivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q914453 | Português, Substantivos, Cocalzinho, MPEGO, MPE GO, 2023

Qual dos femininos abaixo não existe oficialmente na Língua Portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q886076 | Português, Substantivos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Adustina BA, MS CONCURSOS, 2024

Citando-se a classificação dos substantivos, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.

A- Substantivo comum. B- Substantivo próprio. C- Substantivo primitivo. D- Substantivo abstrato.


1- É aquele que não deriva de nenhuma outra palavra da própria Língua Portuguesa. 2- É aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma particular. 3- É aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir. 4- É aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma genérica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q911462 | Português, Substantivos, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Texto associado.

O homem do mediterrâneo


(Rubem Braga)



Uma tarde, em algum lugar da Grécia. Curvada para o chão, a velha recolhe as azeitonas e as joga dentro de um cesto. Talvez não seja muito velha, e a fadiga do trabalho a faça parecer menor e mais lenta. Com uma longa vara, o homem de cabelos grisalhosbateos galhosda oliveira. Um burrisco, ali perto, espera a hora de escurecer, de sentir um peso nas costas e marchar lentamente de volta à casa: o homem lhe dará a ordem numa só palavra resmungada.


Talvez em português, talvez em italiano, talvez em grego. Muda pouco a paisagem, mudam pouco as rugas do camponês, as oliveiras têm esse mesmo verde prateado, desfalecido, seja o pé de um convento manuelino, de um arco romano, de umas colunas dóricas abandonadas na planura. Novembro começa: e lentamente, como se o fizessem apenas nas horas de lazer, homens e mulheres começam a colher olivas, apenas de uma árvore ou outra, como na abertura de um rito.


Sento-me no chão, à sombra de uma oliveira: o solse faz subitamente muito claro, quase quente. Eu podiatirar uma fotografia, mas sou um mau turista: fico ali sentado no chão, analfabeto, animal; no chão, à sombra de uma oliveira: o sol se faz subitamente muito claro, quase quente. Eu podia tirar uma fotografia, mas sou um mau turista: fico ali sentado no chão,analfabeto,animal;pensando que eu poderia ser, com esta mesma cara, aquele homem de cabelos grisalhos; e aquela mulher que se curva para a terra, de pano na cabeça, poderia ser minha mulher; e eu poderia estar repetindo lentamente, na mesma faina de sempre, o mesmo gesto do meu avô, meu bisavô, namesma terra, junto, quem sabe, à mesma oliveira secular. Sinto que sou um europeu do Mediterrâneo, me reencarno na rude pele de qualquer antepassado. Se eu ficasse louco neste momento, e perdesse a memória, talvez acabasse avida nesta aldeia; e, como seria um louco manso, talvez me admitissem lentamente a cuidar da terra, a pastorear as ovelhas, a limpar os vinhedos, a colher azeitonas.Dar-me-iam algum monte de feno onde dormir, ao abrigo do tempo; e, ao cabo, talvez mim um dos seus.


Como o Brasil está longe, além dos mares, das gerações! (Mas, mesmo na minha loucura mansa, perdida toda a memória, talvez eu guardasse um certo nome de mulher – e o repetisse baixinho, comigo mesmo, quando, perante um desses mármores lavados pelas chuvas, dourados violenta vontade de chorar.)

Em: “Sento-me no chão, à sombra de uma oliveira: o sol se faz subitamente muito claro, quase quente. Eu podia tirar uma fotografia, mas sou um mau turista: fico ali sentado no chão,analfabeto, animal”, ostermos em destaque são empregados metaforicamente por meio de:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q864253 | Português, Substantivos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Por ser uma classe de palavras variável, os substantivos podem ser flexionados. Essa flexão pode ocorrer em gênero, número e grau. Considerando-se o comando de flexão entre parênteses e seus respectivos substantivos, assinalar a alternativa que apresenta a forma CORRETA deles.

• País (número).
• Carro (grau).
• Álbum (número).
• Ator (gênero). 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q914187 | Português, Substantivos, Mecânico, Prefeitura de Astolfo Dutra MG, Consulplan, 2023

Texto associado.
Dever de casa


Um fiapo de gente e um feixe de problemas. Agora é uma perguntação que não tem mais fim. Papai, o plural de segunda- -feira? Tira os óculos, para de ler a revista. Daqui a pouco é hora do telejornal. Dia cansativo, mas pai é pai. Segunda-feira, segunda-feira. Murmurinha, como se procurasse na memória algo que não sabe o que é. Segunda-feira, pai. Ah, sim. O plural dos nomes compostos. Ao menos isto não terá mudado.
Mudam tudo neste país. Depois querem ter jurisprudência. Ainda hoje andou lendo um acórdão. Ementa malfeita. Segunda-feira no plural. Não tem mais o que inventar. Segundas-feiras. Variam os dois elementos. Fácil, óbvio. Entendeu?
Nem tinha retomado a leitura e lá vem outra perguntinha. Quarta-feira é abstrato ou concreto? Essa, agora. Primeiro vamos saber se é mesmo substantivo. Nenhuma dúvida. É substantivo. Abstrato?
Concreto. A professora disse que é concreto. Pai é pai. Põe tudo de lado e sai sem bater a porta. Concreto, está lá no Celso Cunha, é o substantivo que designa um ser propriamente dito. Nomes de pessoas, de lugares, de instituições etc. Quarta-feira. Vamos raciocinar. Nome de um dia. Abstrato designa noção, ação, estado e qualidade. Desde que considerados como seres. Quarta-feira é um ser? Se é um dia, é um ser. Mas concreto? Abstrato. Deve ser abstrato.
Um dia de matar, o trânsito engarrafado. A dorzinha de cabeça já se instalou. Quarta-feira, papai. Afinal? Outro dia era o aliás. Até que teve sua graça. Que é aliás? Bom, como categoria gramatical, me parece que. Pausa. Mudaram a nomenclatura gramatical toda. A educação tem de ser mesmo um desastre. País de analfabetos. Doutores analfabetos. Aliás, advérbio não é. Ou melhor, é controvertido. Vem do latim. Quer dizer quer dizer, como disse o outro. Será advérbio?
Esses meninos de hoje, francamente. Gramática ninguém estuda mais. A língua andrajosa, um monte de solecismos. Mas quarta-feira é substantivo abstrato? Concreto, disse a professora. Ora, pinoia. Está começando o telejornal. Mais um fantasma. Mandado de segurança. Mandado e não mandato. Preste atenção, meu filho. Aliás, só faltava essa. Meter o Supremo nessa enrascada. Querem atear fogo no país. Fantasma é concreto? Eta Brasil complicado! Aliás, hoje é quarta-feira. Abstrata? Uma vergonha!


(RESENDE, Otto Lara. Folha de S. Paulo. Instituto Moreira Salles. Em: 13/09/1992.)
Uma das questões levantadas pelo autor em relação às normas da gramática se refere ao plural dos substantivos compostos, ou seja, aqueles formados por mais de uma palavra ou radical. Após considerar que “Ao menos isto não terá mudado.” (1º§), ele crava o plural de segunda-feira ao constatar que “Variam os dois elementos.” (2º§) Ao tomar por base a lógica do autor, é possível depreender, portanto, que o plural de “terça-feira” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q913762 | Português, Substantivos, Motorista, Câmara de Itapema SC, Unesc, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Depressão e ansiedade: o que acontece quando se para de repente de tomar os remédios


Tão comum quanto usar remédios é parar de tomá-los de uma hora para a outra, dizem especialistas ouvidos pela BBC News Brasil. Muitas pessoas caem nesta cilada justamente porque os medicamentos fazem seu efeito rapidamente e a melhora cria a ilusão de que o problema está resolvido, segundo eles. Em outros casos, efeitos adversos do tratamento levam uma pessoa a interrompê-lo.


Quem resolve interromper o remédio sem consultar o médico, pode sofrer prejuízos imediatos e a longo prazo, afirmam os psiquiatras. Um único dia sem tomar remédios como os usados no tratamento de depressão e ansiedade altera sinais químicos do cérebro e provoca sintomas como enjoo, cansaço, tontura e sensação de "cabeça aérea". A intensidade destes sintomas depende do corpo de cada pessoa, que os sente de forma mais ou menos intensa.


Um estudo recente aponta que mais da metade (56%) das pessoas que tentam interromper o uso de antidepressivos têm sintomas adversos, e quase metade delas (46%) descrevem os efeitos colaterais como graves. É a chamada "síndrome da retirada", que pode ser causada pela interrupção do uso não só de antidepressivos e ansiolíticos, mas também de hipnóticos, antipsicóticos, estabilizadores de humor e estimulantes.


Estes sinais dados pelo corpo passam depois de alguns dias. Embora sejam desagradáveis, esses não são o maior risco de se interromper um tratamento abruptamente. "Há a possibilidade de que os sintomas originais retornem de forma intensa", explica Vanessa Favaro, diretora do Serviço de Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-USP).


Elson Asevedo, psiquiatra e diretor técnico do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Universidade Federal de São Paulo (Caism/Unifesp), acrescenta outro efeito que ele costuma observar na prática. Pacientes que tiveram uma resposta boa inicialmente a um medicamento, respondem de forma mais lenta ou apresenta resistência ao retomar um tratamento que foi interrompido de repente.


Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqv7ly8nx2qo.
Adaptado.
Quem resolve interromper o remédio sem consultar o médico, pode sofrer prejuízos imediatos e a longo prazo.

Assinale a opção cuja expressão contenha um substantivo e um adjetivo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q913991 | Português, Substantivos, Mecânico, Prefeitura de General Carneiro PR, FAU, 2023

Texto associado.

Trabalhadores morrem dentro de tubulação de esgoto no interior de SP


Dois homens, de 49 e 52 anos, morreram enquanto faziam um trabalho dentro de uma tubulação da rede de água e esgoto da cidade de Mogi Guaçu (SP), na tarde da última sexta-feira (4).

Ambos estavam no local para trabalhar no desentupimento de uma tubulação de efluentes, de acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu (Samae). Uma das vítimas passou mal e, ao tentar ajudá-la, o outro homem caiu de uma altura de seis metros.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a solicitação de emergência foi feita às 16h17, e quatro viaturas e um helicóptero atuaram na ocorrência. Os óbitos foram constatados ainda no local e a equipe dos Bombeiros realizou a retirada dos corpos.

Em nota à CNN, a prefeitura de Mogi Guaçu confirmou, por meio do Samae, o falecimento de dois servidores na tarde de sexta, na região do bairro de Jardim Vitória. Há registro do caso como morte suspeita na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu, que solicitou perícia ao local.

“As circunstâncias e causas do incidente serão apuradas pelas autoridades competentes”, disse o Samae. “O Samae se solidariza com familiares, com quem está em contato, e ressalta que oferecerá a eles todo suporte necessário neste momento tão difícil”, finalizou.


Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/trabalhadores-morremdentro-de-tubulacao-de-esgoto-no-interior-de-sp/

Assinale a alternativa cuja letra s final da palavra NÂO represente o plural da palavra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q908925 | Português, Substantivos, Educação Infantil, Prefeitura de Catuípe RS, OBJETIVA, 2024

Certos substantivos fazem a sua especificação de gênero pelo uso de um determinante. Assinalar a alternativa que segue o mesmo processo de flexão de gênero presente na frase “O artista foi entrevistado ontem”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q913826 | Português, Substantivos, Motorista, Prefeitura de Laranjeiras do Sul PR, FAU, 2023

Texto associado.
A Raposa e as Uvas

Uma raposa estava com fome e viu um delicioso cacho de uvas pendurado numa parreira. Decidida, fez vários esforços para alcançá-lo, mas não conseguiu cumprir a missão. Foi aí que, com ar de desdém, resolveu ir embora, afirmando: “Estão verdes”.
Moral: Muitas vezes, quando não conseguimos cumprir um objetivo, temos tendência a culpar os outros.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/fabulas-pequenascom-moral-e-interpretacao/ acesso em 24 de julho de 2023.
Assinale a alternativa em que o plural da palavra está INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q913692 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista, Prefeitura de Jardim do Seridó RN, FUNCERN, 2023

Texto associado.
A questão refere-se ao texto abaixo.


Brasil está despreparado para a mutação do trabalho na era digital


Até 2027, serão criados no mundo 69 milhões de postos de trabalho e eliminados 83 milhões, de acordo com levantamento sobre o futuro do emprego feito pelo Fórum Econômico Mundial. Esses 14 milhões de postos de trabalho deverão ser ceifados pelo avanço da automação e da inteligência artificial (IA). As novas tecnologias criarão outras alternativas de trabalho, mas a sociedade precisará estar qualificada para se adaptar à nova realidade e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Entre os setores com mais potencial de impulsionar novos empregos estão, segundo o estudo, energia e materiais; tecnologia da informação (TI) e comunicação digital. A transição verde para uma economia de baixo carbono será também fonte importante de novos empregos. Eles surgem da necessidade de aumentar a geração de energia de fontes renováveis, com investimentos em parques solares ou eólicos.

A China lidera esse mercado de trabalho, tendo criado 42% dos empregos mundiais. Nos Estados Unidos, o governo Biden aprovou no Congresso uma lei que destina US$ 370 bilhões à transição da economia americana para energia limpa. Desde agosto, surgiram 100 mil novos empregos no segmento. Nas áreas de TI e comunicação digital, de acordo com o estudo, cada emprego gera cinco noutras áreas.

Para qualquer país usufruir a revolução tecnológica será fundamental dispor de mão de obra qualificada. Isso se traduz em forte estrutura educacional. Nesse requisito, o Brasil ainda patina, apesar dos avanços no início do ciclo fundamental. Falta conhecimento para obter resultados satisfatórios no segundo ciclo do fundamental, portanto os resultados demoram a aparecer no ensino médio. Ao anunciar a suspensão da reforma do ensino médio, o governo contribui para atrasar ainda mais a formação voltada a cursos profissionalizantes e ao ensino superior.

Será preciso também pensar em retreinamento de profissionais para atender às necessidades do novo sistema de produção. Na conferência que o Fórum Econômico Mundial promoveu no mês passado na Suíça para debater o mercado de trabalho do futuro, foi revelado que, na Europa, falta 1 milhão de engenheiros apenas para atender à demanda por painéis solares.

Será, por fim, essencial requalificar aqueles cujos empregos desaparecerão porque suas funções não serão mais necessárias. Já está em declínio a busca por cargos de secretaria executiva e administrativa, guardas de segurança, caixas de banco, vendedores de tíquetes ou carteiros. Dezenas de outras funções ficarão obsoletas. Sua manutenção só contribuirá para reduzir a produtividade da economia, como já ocorre com porteiros, cobradores de ônibus, flanelinhas e tantos outros postos.

É evidente que o Brasil está atrasado para se adequar a um tipo de sociedade que começou a surgir faz tempo e agora acelera as transformações. Educação básica, retreinamento, requalificação, tudo se tornou urgente para o país. Infelizmente, nem o Executivo nem o Legislativo parecem preocupados — ou mesmo preparados — para o desafio.


Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 19 jun. de 2023.
De acordo com as classes de palavras, no título do texto, existem apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q913796 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Doutor Ricardo RS, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
Covardia

Passeavam dois amigos numa floresta quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles.
Um deles subiu numa árvore e se escondeu, enquanto o outro ficava no caminho. Deixando-se cair ao solo, fingiu-se de morto.
O urso se aproximou e cheirou o homem, mas, como este retinha a ___________, julgou-o morto e se afastou.
Quando a fera estava longe, o outro _________ da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:
– Que te disse o urso ao ouvido?
– Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde.

(Fonte: Lendas do céu e da terra – adaptado.)
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo com o aumentativo do substantivo sublinhado:
Achamos que era um copinho, mas nos enganamos: aquele era um ________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q913797 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Doutor Ricardo RS, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
Covardia

Passeavam dois amigos numa floresta quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles.
Um deles subiu numa árvore e se escondeu, enquanto o outro ficava no caminho. Deixando-se cair ao solo, fingiu-se de morto.
O urso se aproximou e cheirou o homem, mas, como este retinha a ___________, julgou-o morto e se afastou.
Quando a fera estava longe, o outro _________ da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:
– Que te disse o urso ao ouvido?
– Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde.

(Fonte: Lendas do céu e da terra – adaptado.)
Qual das seguintes palavras é um substantivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q900295 | Português, Substantivos, Cotrolador Interno do Legislativo, Câmara de Arcoverde PE, FUNVAPI, 2024

Texto associado.
Capoeira


Gustavo Pereira Côrtes

Dança, luta ou jogo de origem negra, foi introduzida no Brasil pelos escravos bantos de Angola, tendo-se difundido com grande intensidade no Nordeste do Brasil, especialmente nas capitanias da Bahia e de Pernambuco, durante o período colonial. Marcada por movimentos que imitavam animais, era utilizada como instrumento de defesa pessoal. Seu nome se refere às antigas roças, conhecidas por capoeiras, onde os negros realizavam seus treinos. Após a abolição, a capoeira foi marginalizada, sendo reprimida pela polícia da época.

Em Recife e também no Rio de Janeiro, não há um estilo sincronizado, sendo considerada um jogo de rua, uma malandragem. Na Bahia, assume um caráter especial, uma vez que é marcada pala presença de cantigas de roda e pelo uso de berimbaus e pandeiros, o que lhe confere um aspecto amigável e menos ofensivo.

Atualmente, vulgarizou-se e pode ser encontrada em todo o país, relacionada a atividades ligadas ao esporte e à educação. A indumentária é simples, com calças largas e cordões amarrados na cintura, que indicam o estágio no qual o participante se insere.

No trecho:

“Seu nome se refere às antigas roças, conhecidas por capoeiras, onde os negros realizavam seus treinos.”

Como se classificam morfologicamente as palavras acima destacadas, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q912332 | Português, Substantivos, Fundamental Incompleto, FUTEL MG, FUNDEP, 2023

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir e responda à questão.

TEXTO I

Filho adotivo retribui casal pobre que o adotou com uma vida dos sonhos

Em janeiro de 2020, compartilhamos a história de Jayvee, um rapaz adotado que teve a oportunidade de estudar e trilhar seu próprio caminho graças ao esforço de seus pais adotivos. Para retribuir todo esse amor, ele trabalhou para dar uma vida dos sonhos aos progenitores!

Relembre a história:

Jayvee teve uma infância humilde. [...] Filho adotivo de pais filipinos – Nanay e Tatay – Jayvee focou nos estudos e se tornou um homem bem-sucedido.

Enquanto concluía a faculdade e planejava sua carreira profissional, Jayvee Lazaro jurou para si mesmo que daria uma vida melhor às duas pessoas que se dedicaram de corpo e alma para ele poder estudar.

Foi uma longa jornada, mas o rapaz cumpriu sua promessa. A primeira grande quantia que ele ganhou trabalhando foi investida na construção de uma casa dos sonhos para seus pais.

“A vida foi muito difícil. Eu tinha que trabalhar e estudar. Era ótimo quando Nanay conseguia fazer a segunda refeição do dia, quando tinha comida. Além disso, morávamos em um apartamento de 20 metros quadrados”, relata.

Quando foi adotado, os pais de Jayvee não tinham muito – a não ser amor de sobra e disposição para cuidarem do pequeno.

Completamente construída, a luxuosa mansão tem 7 quartos e praticamente tudo o que a família precisa.

Jayvee também leva seus pais adotivos em viagens pelo mundo.

E passa o maior tempo possível com eles. Lindo, né?

Disponível em: https://bityli.com/ZgPvMR. Acesso em: 6 jun. 2022 (adaptado).
Assinale a alternativa que contém apenas substantivos masculinos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q996352 | Português, Substantivos, Advogado, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.
Analise o texto abaixo para responder a questão.


Focar numa pegada com resiliência (Ruy Castro)

Mas só se você 'subir o sarrafo', for 'assertivo' e
tiver uma visão 'imersiva' da coisa


Já reparou que, a todo momento, lê-se ou se escuta que alguém "bateu o martelo"? Um desavisado achará que, pela quantidade de gente que "bate o martelo", vivemos sob uma sinfonia de marteladas. Mas é claro que, ao "bater o martelo", o sujeito apenas se decidiu por isto ou aquilo. É um martelo simbólico. E quando se diz que fulano "apostou todas as suas fichas" em alguma coisa? Significa somente que o cidadão botou suas esperanças nessa alguma coisa. Não é como no tempo dos cassinos, em que se garantia que eles tinham uma sala dos suicidas, um lugar discreto onde o jogador que perdera de verdade suas últimas fichas podia dar um tiro no ouvido sem ser incomodado. "Apostar as fichas" sem meter a mão no bolso é mole.

E "subir o sarrafo"? Até há pouco, usava-se "baixar o sarrafo" — ou seja, dar uma surra em alguém. O sarrafo podia ser um porrete, uma vara, um relho, quem sabe até uma cadeira. Hoje, ao contrário, o normal é "subir o sarrafo", ou seja, estabelecer uma meta mais difícil do que a que se vinha praticando. O curioso é que, quando se "sobe o sarrafo" numa prova de salto em altura, e o atleta não consegue saltá-lo, o sarrafo cai lá de cima e ninguém diz que ele "baixou o sarrafo". [...]

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2024/10/focarnuma-pegada-com-resiliencia.shtml. Acesso em 09/10/2024)
Assinale a alternativa que apresenta a classificação do termo em destaque neste trecho: “O curioso é que, quando” (2º§).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.