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Questões de Concursos Substantivos

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91Q882019 | Português, Substantivos, Tributador, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“O fantasioso nega a verdade para si mesmo; o mentiroso, apenas para os outros.”

(Friedrich Nistzsche.)

Assinale a alternativa que classifica corretamente os substantivos presentes na frase.
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92Q914343 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Texto associado.
Os problemas da civilização tecnológica


A tecnologia pode salvar o homem das doenças e da fome, abreviar seu sofrimento, substituí-lo nas árduas tarefas, garantir-lhe melhor qualidade de vida. Mas pode também acelerar a destruição da vida na Terra, desequilibrar os ecossistemas pelo uso desordenado dos recursos naturais, pelo excesso de produção e pelo desperdício de energia. A máquina é o resultado da engenhosidade e do trabalho humano. O homem é o senhor da técnica. Tanto pode usá-la em benefício da humanidade como para subjugar uma boa parte da espécie humana aos caprichos de poucos ou, ainda, usá-la para autodestruir-se, como acontece nas guerras.
A Revolução Industrial foi o marco decisivo para a consolidação do capitalismo. A inovação tecnológica é a própria razão da concorrência e o motor do lucro. Mas embora o capitalismo acarrete um avanço incrível nas técnicas da produção, fazendo aumentar consideravelmente a riqueza das nações, radicalizou a exploração do homem pelo homem, as guerras e a dominação de algumas nações sobre outras.
Talvez a maior das contradições da moderna civilização tecnológica esteja na capacidade de produzir riquezas sem, no entanto, distribuí-las ao conjunto da humanidade. O acesso à tecnologia e a seus frutos é o grande desafio do século XXI para mais da metade da população mundial, que sequer chegou ao estágio da Revolução Industrial.

(Disponível em: http://valterinfoeduc.blogspot.com.br/2011/07/os-fantasticos-avancos-da-tecnologia.html. Adaptado.)
Assinale, a seguir, uma palavra que se encontra no aumentativo.
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93Q885706 | Português, Substantivos, Agente de Transporte, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

“Depois, essa lenga-lenga toda termina”. Segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, a palavra em destaque pertence ao Gênero Feminino. Assinale a alternativa cuja palavra pertença, também, ao Gênero feminino.
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94Q913102 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

Assinale a alternativa que exibe o plural correto de todas as palavras.
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95Q882452 | Português, Substantivos, Agente de Manutenção e Conservação, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A palavra em destaque é um substantivo próprio na frase:
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97Q954487 | Português, Substantivos, Assistente Técnico de Tesouraria, CFESS, CONSULPAM, 2025

Texto associado.

TEXTO


Cientistas dos Estados Unidos mediram como assistir a um filme altera a capacidade de entender as emoções e suas posições morais sobre o sistema criminal de Justiça.

O novo estudo, publicado dia 21 de outubro de 2024 na revista PNAS, constatou que assistir a um documentário sobre os esforços para libertar um homem condenado injustamente ao corredor da morte aumentou a empatia em relação aos encarcerados e o apoio às reformas do sistema de Justiça dos EUA.

O estudo sugere que “o filme tornou os participantes mais dispostos ou mais capazes de compreender outro ser humano, apesar dos estigmas sociais contra ele. É mais do que um sentimento passageiro, e sim uma habilidade”, diz Marianne Reddan, cientista cognitiva da Universidade de Stanford, nos EUA, que co-liderou o estudo.

“Isso nos diz que expor alguém a experiências pessoais de quem vive vidas muito diferentes da sua é essencial para o desenvolvimento de comunidades saudáveis e estruturas políticas saudáveis.”

Em 1986, Walter McMillian, um madeireiro negro de 45 anos que vivia no Alabama, foi preso por assassinato. Ele era inocente: quando o crime ocorreu, estava em outro lugar, numa reunião de família –, porém foi condenado com base no depoimento falso de uma testemunha ocular. Ele passou seis anos no corredor da morte, até que um tribunal anulasse sua condenação.

Essa história real foi transformada no filme biográfico Luta por justiça, lançado em 2019 e estrelado pelo vencedor do Oscar Jamie Foxx como McMillan.

Depois de assistirem ao longa, os participantes do estudo obtiveram maiores pontuações no teste de empatia em relação a homens que haviam estado na prisão. Esses efeitos foram encontrados tanto em participantes de esquerda quanto de direita.

“Este estudo mediu mais do que o sentimento de empatia, mas também a capacidade dos participantes de entenderem as emoções de alguém que já esteve preso, e que eles nunca chegaram a conhecer”, sublinha Reddan.

Assistir ao filme também aumentou o apoio a reformas judiciais, como a ideia de usar dinheiro dosimpostos para financiar programas educacionais nas prisões ou aumentar a oposição à pena de morte.

Os pesquisadores também descobriram que aqueles que assistiram a Luta por justiça tinham 7,7% mais chances de assinar uma petição de apoio à reforma penal do que os participantes do grupo de controle.

“Esse estudo ressalta a influência do audiovisual na formação da opinião pública e na possível motivação de ações coletivas. Luta por justiça mudou a percepção das pessoas e também o seu comportamento”, afirma Jose Cañas Bajo, pesquisador de ciência cognitiva e estudos cinematográficos da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, que não participou do estudo.

Cañas Bajo avalia que a novidade desse estudo está no método de quantificar como os filmes podem mudar a percepção e o comportamento dos espectadores, especialmente como “um filme como Luta por justiça pode funcionar como um chamado à ação”.

Mas a ideia de que uma obra de ficção pode mudar mentes não é nova. “Os cineastas são como mágicos. Eles vêm pesquisando como influenciar as percepções e emoções dos espectadores com truques de edição desde os primórdios do cinema”, ressalta.

Alfred Hitchcock demonstrou esse efeito ao filmar uma cena de uma mulher com uma criança, que depois corta para um homem sorrindo, aparentemente expressando ternura. Mas se a cena de uma mulher e seu filho for substituída por uma mulher de biquíni, segundo Hitchcock, o sorriso do homem parecerá lascivo. É o “efeito Kuleshov”, técnica de montagem desenvolvida no início do século 20 pelo cineasta e teórico russo Lev Kuleshov.

O pesquisador explica que os cineastas muitas vezes jogam com o conhecimento de que um filme é um espaço seguro onde os espectadores podem experimentar emoções que normalmente não sentem. “Por esse motivo, os cineastas têm responsabilidades para com seus espectadores ao contar histórias.”

Os realizadores de Luta por justiça usaram suas habilidades para influenciar a empatia dos espectadores em relação a um homem preso por um assassinato que nunca cometeu. O filme foi usado como uma ferramenta para a mudança social progressiva no sistema penal.

No entanto, cineastas podem usar os mesmos truques para criar antipatia em relação a quem retratam de forma negativa. Há muito tempo, filmesde propaganda são usados para desumanizar e justificar a violência ou a guerra, ou para promover narrativas falsas ou pseudociência.

“Alguns documentários sobre crimes provocam antipatia em relação aos criminosos, o que pode alimentar as demandas por medidas mais punitivas, inclusive pela pena capital”, afirma Cañas Bajo.

Uma pergunta em aberto desse estudo é quanto tempo duram os sentimentos de empatia: assistir a um filme basta para criar mudanças duradouras em opiniões políticas ou morais? A equipe de Reddan está realizando atualmente um novo estudo sobre a durabilidade desses efeitos num período de três meses.

“Indícios preliminares sugerem que alguns desses efeitos persistem por pelo menos três meses. No momento, também estamos coletando dados de neuroimagem desse paradigma para entender como o filme influencia o processamento empático no nível cerebral”, afirma a cientista cognitiva.

Mas a dificuldade é desvendar o efeito de um filme por si só, ressalta Cañas Bajo. Pois o espectador está sempre comparando-o com nossas próprias lembranças e com outros filmes já vistos. Eles não precisam ser feitos pelo mesmo autor para ser emocionalmente interligados: isso acontece na cabeça dos espectadores.

Segundo Reddan, por isso se deve estar atento ao tipo de mídia consumida, a qual, apesar de ser “em grande parte para entretenimento, tem um impacto significativo sobre como nos relacionamos uns com os outros”.


Fonte: Schwaller, Fred. Como filmes podem influenciar opiniões políticas. Artigo publicado na página da Deutsche Welle Brasil. Disponível em: . Último acesso no dia 26 de outubro de 2024. (Texto adaptado).

No trecho “Esse estudo ressalta a influência do audiovisual na formação da opinião pública e na possível motivação de ações coletivas.”, os termos destacados devem ser classificados, respectivamente, por:
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98Q864896 | Português, Substantivos, Motorista CNH categoria D, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas em relação aos substantivos e aos adjetivos abaixo:

I. 'Condessa' é o feminino de 'conde'.

II. 'Couve-flor' e 'derme' são substantivos femininos.

III. O diminutivo de 'animais' é 'animalzinho'.

IV. O plural do adjetivo 'adorável' é 'adoráveis' e do 'gentil' é 'gentiles'.

Estão corretas:

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99Q865206 | Português, Substantivos, Vigia, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Naturalmente, o problema é que, com os rápidos veículos modernos, um sono de dois segundos é suficiente para que um carro ou caminhão se desvie para a pista ao lado, o que pode ser fatal.

(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c03569x9zw0o.adaptado.).

Assinale a opção que contenha um substantivo com valor de aumentativo:

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100Q865221 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Elas foram questionadas se haviam dormido ou não. Daquelas que foram mantidas dormindo por apenas sessenta segundos, apenas quinze por cento percebiam que haviam tirado um cochilo. Mesmo depois de um período de sono de dez minutos, apenas a metade reconheceu que havia adormecido.

(Fonte:https://www.bbc.com/portuguese/articles/c03569x9zw0o.adaptado.)

Assinale a opção que contenha substantivos de mesmo número:

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101Q913894 | Português, Substantivos, Atendente de Creche, Prefeitura de Chiapeta RS, OBJETIVA, 2023

Sobre o feminino dos substantivos, analisar os itens abaixo:


I. O feminino da palavra “mestre” é “mestra”.

II. O feminino da palavra “cavalheiro” é “dama”.

III. O feminino da palavra “tigre” é “tigra”.

IV. O feminino da palavra “monge” é “monga”.


Estão CORRETOS:

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102Q955374 | Português, Substantivos, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Observe o seguinte texto:

Enquanto preocupa a ameaça nuclear, as sociedades tecnologicamente mais avançadas continuam sua competição para a ocupação do espaço extraterrestre. Em 1957, os soviéticos inauguraram a conquista espacial, lançando um primeiro satélite artificial.

Nesse texto foram sublinhados os substantivos.
O substantivo que mostra a mais extensa explicitação é
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103Q867835 | Português, Substantivos, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Há quantos verbos e substantivos no trecho abaixo, respectivamente?

Há um calafrio na espinha, uma perda de voz, uma sensação de vazio, como em uma memória distante, de uma queda a grande altura.
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104Q868424 | Português, Substantivos, Cozinheiro, FHSTE RS, EPL, 2024

Assinale a alternativa em que o substantivo seja classificado como sobrecomum, da mesma forma que vítima.
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105Q908144 | Português, Substantivos, Professor Interlocutor de Braile, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de 1 a 9.

Aprender piano melhora memória, movimento e percepção sensorial

Cientistas acompanharam alunas de piano e constataram que aprender o instrumento afeta regiões do cérebro responsáveis por movimento, sensações e memória. Alguns estudos já se propuseram a observar o impacto desse aprendizado, mas eles geralmente eram curtos e faziam apenas uma varredura cerebral.

A nova pesquisa, realizada pelo Instituto Nencki de Biologia Experimental, na Polônia, seguiu 24 mulheres destras, com idade média de 20 anos, no aprendizado de piano – foram mais de 6 meses, com 13 aulas de 45 minutos e 4 horas semanais de prática. Elas tinham um professor que mostrou técnicas básicas e ensinou oito peças musicais.

Os cientistas fizeram quatro exames de ressonância magnética em quatro momentos específicos: depois de 1, de 6, de 13 e de 26 semanas de treino. O objetivo era escanear o cérebro das participantes e acompanhar seu progresso conforme as músicas ficavam mais difíceis. Dentro da máquina de ressonância, elas tinham que tocar, em um minitecladinho, aquilo que aprenderam.

As varreduras mostraram que várias áreas cerebrais ficaram mais ativas. Entre elas, os córtices auditivos, envolvidos no processamento de sons, e os córtices motores, envolvidos no planejamento e execução de movimentos. É esperado: ao tocar piano, você está inconscientemente prestando atenção na harmonia e tempo entre as notas, além de cautelosamente avaliar a posição das suas mãos e de seus dedos.

Contudo, o grau de atividade variou ao longo das 26 semanas. As partes relacionadas à audição não mudaram tanto, mas nos córtices motores ela diminuiu muito. Segundo os pesquisadores, isso também é esperado: uma redução na atividade cerebral quer dizer que aquela função foi otimizada. Conforme praticam, as pianistas ganham mais fluidez de movimento.

Os exames também revelaram que aprender a tocar piano ativa inicialmente outras áreas do cérebro: como o cerebelo e os gânglios de base, responsáveis pela coordenação motora e movimentos voluntários, e partes do córtex parietal, que integram diferentes tipos de informação sensorial, como o tato. Eles também apontaram maior ativação no hipocampo, envolvido na memória.

A atividade nessas áreas diminuiu conforme as alunas progrediram musicalmente, o que sugere que esses processos neurais ficaram cada vez mais otimizados. Assim como elas ficaram melhores no piano, podendo tocar músicas mais complicadas, sua memória e coordenação também ficaram mais treinadas.

Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/aprenderpiano-melhora-memoria-movimento-e-percepcao-sensorial/

Adjetivos classificadores servem para classificar algo como relativo a um determinado substantivo. A associação entre um adjetivo e o respectivo substantivo ao qual seu significado diz respeito se verifica em cada um dos pares a seguir, exceto em:

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106Q895381 | Português, Substantivos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Como é chamada a classe de palavras responsável por nomear as coisas, podendo ser dividido em comum ou próprio, primitivo ou derivado, simples ou composto, abstrato ou concreto?
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107Q913101 | Português, Substantivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

Assinale a alternativa que apresenta somente substantivos femininos.
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108Q865262 | Português, Substantivos, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Sério RS, OBJETIVA, 2024

Analisar a frase abaixo:

“No sítio dos meus avós, galinhas, porcas e vacas passeiam livremente.”

Se passarmos os animais para o masculino, a frase CORRETA é:

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109Q867837 | Português, Substantivos, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Substantivo e adjetivo são classes de palavras diferentes. Sobre essas classes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Substantivo.
(2) Adjetivo.

( ) Feliz.
( ) Hotel.
( ) Lápis.
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110Q955911 | Português, Substantivos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Considerando-se o contexto sintático, em qual dos períodos abaixo a palavra em destaque NÃO é um substantivo?
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