Início

Questões de Concursos Sujeito passivo

Resolva questões de Sujeito passivo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q467094 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do contribuinte e da obrigação tributária, julgue os itens seguintes.

O particular poderá, por contrato celebrado e devidamente registrado no registro de notas, notificando a autoridade fazendária, substituir o sujeito passivo da obrigação tributária, decisão a que não pode se opor a Fazenda Pública, a não ser que reste demonstrada a insolvência do substituto.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q466873 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Procurador do Estado, PGE GO, PGE GO

Sobre a sujeição passiva da obrigação tributária, é CORRETA a seguinte afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q467481 | Direito Tributário, Sujeito passivo

O § 4º do art. 162 do Código Tributário Nacional – CTN estabelece que a perda ou destruição da estampilha, ou o erro no pagamento por esta modalidade, não dão direito a restituição, salvo nos casos expressamente previstos na legislação tributária, ou naquelas em que o erro seja imputável à autoridade administrativa. Em muitas outras hipóteses, porém, essa restituição é possível.

De acordo com o CTN, o sujeito passivo tem direito à restituição total ou parcial do tributo, no caso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q471073 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Contador, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal e às demais regras relacionadas à despesa e à receita públicas, julgue os itens de 101 a 110. O sujeito passivo principal, responsável pelo pagamento de determinado tributo, deve ser identificado na fase de lançamento do tributo.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q467633 | Direito Tributário, Sujeito passivo

Contra o contribuinte X foi lavrado auto de infração relativo à legislação do Imposto de Renda. Foram glosadas despesas financeiras por falta de comprovação e despesas com viagens, por terem sido consideradas desnecessárias. A empresa apresentou impugnação tempestiva na qual limitou-se a protestar pela legitimidade da dedução das despesas com viagens, juntando as respectivas provas e alegando que as viagens foram feitas no interesse da empresa, nada falando sobre as despesas financeiras. A autoridade julgadora de primeira instância manifestou-se expressamente sobre todas as razões e provas apresentadas pelo impugnante, e julgou procedente a exigência. Três meses após ter protocolizado recurso ao Conselho de Contribuintes, estando o processo distribuído ao Relator, o sujeito passivo encontrou os comprovantes das despesas financeiras glosadas. Nesse caso, e de acordo com as normas previstas no Decreto 70.235/72 com suas alterações posteriores e com o Regimento dos Conselhos, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q467791 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Contador, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca da capacidade tributária, julgue os próximos itens.

A capacidade tributária passiva depende da capacidade civil das pessoas naturais.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q466493 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

Com relação às contribuições, julgue os itens subsequentes.

A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q468088 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Técnico de Nível Superior, ADEPARÁ PA, CESPE CEBRASPE

Uma determinada empresa não cumpriu o dever que a lei lhe impunha de recolher aos cofres públicos, na qualidade de responsável tributário, uma determinada contribuição social cujos contribuintes são os seus empregados.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, a empresa não pode ser considerada sujeito passivo da obrigação tributária, pois os contribuintes de fato do tributo são os seus empregados.

  1. ✂️
  2. ✂️

110Q467151 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

O cometimento a pessoa de direito privado, como os bancos, do encargo de arrecadar tributos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q470497 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Em relação a crédito e obrigações tributárias, fato gerador e domicílio tributário, julgue os itens que se seguem. Se uma imobiliária deixar de informar ao fisco os aluguéis pagos aos seus clientes, tal obrigação não desaparecerá e a consequente infração tributária fará surgir a obrigação principal referente à multa.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q468023 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Contador, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca da capacidade tributária, julgue os próximos itens.

Pessoa natural que esteja com limitação do exercício de atividades comerciais perde a capacidade tributária passiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q466924 | Direito Tributário, Sujeito passivo

Diante da grave crise financeira e dos custos de se regularizar uma atividade empresarial, um casal decide ingressar no comércio de revenda de sapatos de forma irregular como forma de gerar uma renda extra para família. Considerando essa situação, é possível afirmar que, de acordo com o Código Tributário Nacional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q467098 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Em relação à incidência de impostos em operações realizadas pela administração pública federal, julgue os próximos itens. A instituição pública que, destinada ao incentivo do desenvolvimento científico, oferecer bolsa para a realização de pesquisa acadêmica estará obrigada a efetuar a retenção do imposto na fonte devido pelos valores pagos.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q470262 | Direito Tributário, Sujeito passivo

De acordo com o Código Tributário Nacional, não é contribuinte do imposto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q469839 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Auditor do Tesouro Municipal Prova 2, Prefeitura de Fortaleza CE, ESAF

Marque a resposta correta, em consonância com as disposições pertinentes do Código Tributário Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q468848 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Técnico em Fiscalização, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Determinada indústria instalou-se na região rural do município de Limeira – SP, dedicando-se à transformação de frutos em doce. Com o decorrer dos anos, seus empregados passaram a morar nas imediações, cujo aglomerado de residências assemelhava-se a uma pequena cidade, onde, inclusive, a sociedade comercial mantinha instituição de ensino particular fundamental. O fisco municipal resolveu fazer verificação no recolhimento dos tributos da sociedade, constatando escrituração irregular de livros fiscais e nãorecolhimento de ICMS, ISS e ITR, findando por ser lavrado auto de infração para cobrança de tais débitos, impondo multa pelo não recolhimento dos tributos no prazo e pela irregularidade na escrituração dos livros fiscais, previsto na lei local.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A multa estabelecida em decorrência da escrituração irregular dos livros fiscais converte-se em obrigação principal.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q468785 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Técnico, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito tributário, julgue os itens subseqüentes.

A dívida ativa regularmente inscrita goza de presunção relativa de certeza e liquidez, cabendo ao sujeito passivo afastá-la por prova inequívoca.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q470177 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Instituto Quadrix, 2017

Considerando os conceitos gerais sobre tributos e a legislação tributária, julgue os itens a seguir. As sociedades de economia mista não dependentes de recursos do Tesouro estão desobrigadas de efetuar retenções de tributos na fonte sobre pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou por prestação de serviços em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q470073 | Direito Tributário, Sujeito passivo, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à administração tributária, fiscalização, dívida ativa e certidões negativas, julgue os itens a seguir, conforme o disposto no CTN e o entendimento do STJ. Admite-se a quebra do sigilo fiscal caso o presidente de comissão de processo administrativo disciplinar solicite informações que, obtidas em razão de fiscalização dirigida por autoridade fazendária, digam respeito à situação econômica ou financeira de sujeito passivo tributário.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.