Início

Questões de Concursos Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Resolva questões de Surgimento e Institucionalização do Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q969039 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, TJPE, IBFC, 2017

É sabido que a fundação do Serviço Social como profissão dá-se pela instituição de um espaço sócio-ocupacional legitimado pela ampliação das expressões da questão social, que torna-se evidente na sociedade capitalista na idade dos monopólios. Ancorado no pensamento de Netto (2001), analise as afirmativas abaixo, sobre a questão social.

I. O termo “questão social” surgiu na Inglaterra visando assim designar o fenômeno do pauperismo.

II. A questão social, na ortodoxia marxista resulta da dificuldade do indivíduo em atender a suas necessidades sociais.

III. Não existe nova questão social mas temos a emergência de novas expressões da questão social que é insuprimível sem a superação da ordem do capital.

IV. O marxismo defende que a questão social é inerente a essa sociedade, podendo ser suprimida por meio de uma ação moralizadora.

V. Para o embate e a eliminação da questão social não é necessário tocar nos fundamentos da sociedade burguesa.

Estão corretamente relacionadas ao pensamento de Netto (2001) sobre a questão social, as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1054313 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

O que alguns juristas e cientistas sociais estão chamando de “judicialização dos conflitos sociais” ou, ainda, “judicialização da política”, traduz a tendência de transferir para um poder estatal, no caso do Judiciário, a responsabilidade de atendimento das demandas, no lugar de fortalecer a perspectiva de garantia de direitos positivados. Em se tratando do atendimento de crianças e adolescentes, Fávero (2020) afirma que a judicialização tem se intensificado, em detrimento da efetivação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), expressando-se basicamente em duas direções: pela busca individual do acesso a direitos fundamentais; por responsabilizações e punições de adolescentes, jovens e famílias, e, também, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1055402 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Considerando os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1042104 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Yazbek (2020) assinala que o núcleo central do debate brasileiro contemporâneo sobre Fundamentos se estrutura a partir de um determinado modo de entender a profissão, à luz da Teoria Social Marxiana, no âmbito das relações sociais constitutivas da ordem capitalista, consideradas as particularidades de sua condição periférica.

Com base na análise da autora, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A abordagem histórica a partir das classes sociais e de suas lutas.
( ) A apreensão da realidade totalizante, ontológica e em movimento contraditório.
( ) A concepção da profissão no contexto da divisão social do trabalho, que é sociotécnica, mas é também sexual e étnicoracial.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1026008 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

A noção de dignidade da pessoa humana, sua perfectibilidade e capacidade de desenvolver potencialidades e a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum são alguns dos princípios filosóficos tomistas que direcionaram o início do serviço social no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q1030128 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

A organização da categoria profissional que se tornou o epicentro das formulações mais críticas sobre a sociedade e o Serviço Social durante o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1020681 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

A vertente norte-americana do desenvolvimento do Serviço Social difunde-se no Brasil e em toda a América Latina a partir da década de 1940. Vinculada ao processo de organização da cultura dominante, funda-se em uma visão psicologista da questão social, reduzida às suas manifestações individuais. O processo de ajuda psicossocial no Serviço Social parte do ponto de vista de que a questão social constitui-se um problema moral, justificando uma intervenção, via assistência social individualizada, direcionada para a reforma moral e a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1026009 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

A apropriação do serviço social do referencial teórico fenomenológico possibilitou que os profissionais realizassem questionamentos sobre sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social, iniciando-se uma vertente comprometida com a ruptura com o serviço social tradicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q1030123 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Texto associado.
Texto 1


O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), conhecido como o Congresso da Virada, teve impacto determinante na ruptura com o conservadorismo no Serviço Social (Boschetti, 2009). A partir dessa afirmação e refletindo sobre o sentido desse Congresso no processo de construção do Projeto Ético-Político, responda as questões a seguir.
A recusa ao conservadorismo, conforme referido no texto 1, desborda no âmbito da formação profissional, uma vez que a revisão curricular de 1982 se propõe a romper com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q912706 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

No serviço público, trabalhador no cumprimento de sua função pública deve cumprir as __________e ser _________.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q900711 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a produção de documentos e a emissão de opinião técnica pelos assistentes sociais, de acordo com a fundamentação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social.
1. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social é autossuficiente e pode ser aplicada de forma independente, sem necessidade de análise teórica ou consideração de valores éticos.
2. A emissão de opinião técnica pelos assistentes sociais é exclusivamente uma atividade técnica, sem necessidade de articulação com fundamentos teóricos ou éticos.
3. A produção de documentos e a emissão de opinião técnica devem considerar a indissociabilidade entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, mobilizando essas dimensões para analisar o real e responder às demandas da população.
4. A produção de documentos se limita ao uso de instrumentos técnicos, não envolvendo a análise de contextos ou avaliação ética.
5. O trabalho de elaboração de pareceres e documentos pelos assistentes sociais pode ser desvinculado das demandas da população atendida, focando apenas nos aspectos administrativos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q900723 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

O planejamento, tal como vem sendo operacionalizado, inscreve-se no contexto de correlação de forças próprio da sociabilidade capitalista, assumindo diferentes configurações.
Assinale a alternativa que indica corretamente as modalidades de planejamento abordadas no contexto do Serviço Social e suas ligações com o projeto ético- -político da profissão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1062849 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistência Social, TJ MS, FGV, 2024

Iamamoto (2008), ao estudar a gênese e o desenvolvimento do serviço social no Brasil, afirma que a profissão reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tensão − demandas do capital e do trabalho − e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto.

Daí decorre o caráter contraditório da profissão, que está associado ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1047793 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A partir dos autores vinculados à direção hegemônica do Serviço Social, que se fundamenta na Teoria Crítica, a base da requisição profissional do Serviço Social é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1020682 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

Questionamentos ao Serviço Social tradicional desenvolvido na América Latina desde sua origem, fundamentaram o Movimento de Reconceituação, construído por segmentos expressivos de profissionais intelectuais em seus diferentes países. Datado dos fins da década de 1960, o movimento por mudanças foi determinante na criação das condições objetivas e subjetivas que impulsionaram seus protagonistas a propor e avançar na construção de uma alternativa ao Serviço Social na América Latina, necessária ao desenvolvimento da profissão. O eixo avaliativo em torno do caráter pragmatista do Serviço Social assumiu centralidade na criação de uma nova cultura dos assistentes sociais e de um processo de formação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q996398 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, CORREIOS, IBFC, 2024

As tendências provenientes das transformações sociais que vêm detalhando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade não se apresentam como homogêneas, estando permeadas por desiguais clivagens e conflitos. Isso porque a compreensão teórico-metodológica da realidade, fundamentada no acervo intelectual que se estabelece a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes domínios do conhecimento, é procedimento que se alça na interlocução com o próprio movimento da sociedade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1050468 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A dimensão interventiva e operativa da profissão na perspectiva crítica exige a apreensão, pela/o assistente social, de referenciais teórico-metodológicos fundamentais da vida social, que forneçam elementos para a compreensão e explicação dos fenômenos postos pela e na realidade social, e que são objetivados em variadas expressões no cotidiano do trabalho profissional.

(ABEPSS, 1996).

Nesse sentido, “os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos são necessários para apreender a formação cultural do trabalho profissional e, em particular, as formas de pensar [e agir] dos profissionais.” Santos (2016), ao analisar o exercício profissional discorre que este não se reduz, ao “técnico-operativo” descolado da forma de pensar e analisar a realidade.
Ele se constitui em uma totalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1006706 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2022

As diretrizes curriculares, construídas em 1996, expressam a defesa de um novo projeto de formação profissional na afirmação das “dimensões interventivas e investigativas”, como princípios formativos e condição central da formação profissional e da relação ________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q900722 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

No início do milênio, o Serviço Social brasileiro enfrenta a difícil herança do final do século anterior, com seus processos de globalização em andamento, com sua valorização do capital financeiro, suas grandes corporações transnacionais, seus mercados, suas mídias, suas estruturas mundiais de poder e as graves consequências desta conjuntura para o tecido social.
Diante deste contexto, identifique abaixo as características do novo perfil da questão social enfrentada pelo Serviço Social brasileiro no início do milênio.

1. O novo perfil da questão social é marcado pela precarização, insegurança e vulnerabilidade do trabalho, com destaque para o desemprego, o crescimento do trabalho informal e das formas de trabalho precarizado e sem proteção social.
2. A questão social no início do milênio se caracteriza por um aumento das proteções sociais e estabilidade no mercado de trabalho, com redução do trabalho informal.
3. A globalização e valorização do capital financeiro trouxeram maior insegurança social para os trabalhadores, aumentando o trabalho informal.
4. O Serviço Social brasileiro no início do milênio enfrenta uma conjuntura favorável, com poucos desafios no que se refere à vulnerabilidade e precarização do trabalho.
5. A questão social no início do milênio é caracterizada principalmente pelo fortalecimento das políticas de proteção social e pela redução do desemprego e trabalho informal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1062848 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistência Social, TJ MS, FGV, 2024

A tendência hegemônica do Serviço Social considera que a análise da profissão na reprodução das relações sociais deve partir da apreensão do seu significado histórico e da sua inserção na sociedade, posto que a gênese do serviço social relaciona-se medularmente na e a partir da divisão social do trabalho.

Essa concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade, o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.