Início

Questões de Concursos Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Resolva questões de Surgimento e Institucionalização do Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q844720 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  No palco da história do século 21, o novo ciclo de expansão do capitalismo transnacional redesenha o mapa do mundo. 

 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações.

Com base na premissa apresentada no texto, julgue o item a seguir.

Para alguns estudiosos, a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil ocorreu por caminhos que fogem ao modelo universal da democracia burguesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q842963 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao desenvolvimento histórico da profissão de assistente social e à atuação desse profissional na política de saúde, julgue o item a seguir.

No serviço social, a década de 90 do século passado é marcada tanto pela hegemonia da tendência à intenção de ruptura quanto pela ofensiva conservadora contrária a essa tendência.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q841816 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

As condições históricas que se articulam desde os anos de 1950 preparam o chão histórico que permite germinar o projeto ético-político profissional do Serviço Social.

Acerca da regulamentação profissional e do projeto ético-político do Serviço Social, julgue o item a seguir.

Uma leitura idealista do projeto profissional encontra-se fundamentada no senso comum, romantizada, moralizada, travejada da visão religiosa do mundo, que redunda em um voluntarismo e messianismo, que naturaliza, desistoriciza e despolitiza a realidade social.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q158515 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização no Brasil.

O tratamento analítico atribuído à questão social tem por base a situação-problema, cujas causalidades sociais recaem sobre os indivíduos, responsáveis pelas próprias carências.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q841672 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 

CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.

Tanto o reformismo social-democrata quanto o possibilismo neoliberal alimentam posições e intervenções que incorrem em práticas críticas, capazes de superar a focalização, a seletividade, a integração, o assistencialismo, o individualismo, a competitividade, o quantitativismo e o fortalecimento do capital humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q841132 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  Analisar o Serviço Social brasileiro em suas orgânicas relações com a questão social e a desigualdade fundante que a constitui, no atual contexto de transformações estruturais e conjunturais que se processam sob a dominância do capital financeiro, é enfrentar uma temática bastante ampla e complexa.

YASBEK, M. C. Serviço Social, Questão Social e Políticas Sociais em tempos de degradação do trabalho humano, sob o domínio do capital financeiro. Revista Serviço Social, Londrina, v. 21, n. 1, jul./dez. 2018, p. 183?194, com adaptações. 

  

Considerando o fragmento do texto como referência inicial, no que tange ao Estado, à questão social e à sua relação com o Serviço Social, julgue o item a seguir.

Uma concepção crítica a respeito do processo de profissionalização do Serviço Social entende que o aperfeiçoamento técnico da filantropia e a incorporação das tradicionais formas de ajuda pelo Estado, aliados à retração da produção e das relações sociais capitalistas, constituem as condições sócio-históricas da relação entre o Serviço Social, a questão social e o Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q840421 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o próximo item, relativo à história do serviço social e aos seus códigos deontológicos.

O movimento de reconceituação representou um marco inquisitório da profissão de serviço social, cuja pretensa neutralidade político-ideológica foi uma das pautas de crítica.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q839974 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 

Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.

Os interesses de classe que estão na origem da burguesia brasileira estão intimamente conectados com os ideais revolucionários e reformistas da burguesia europeia, a partir do padrão europeu de transição para o capitalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q843309 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  No palco da história do século 21, o novo ciclo de expansão do capitalismo transnacional redesenha o mapa do mundo. 

 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações.

Com base na premissa apresentada no texto, julgue o item a seguir.

A expansão monopolista no Brasil fez-se mantendo, de um lado, a dominação imperialista e, de outro, a desigualdade interna do desenvolvimento da sociedade nacional, aprofundando as disparidades econômicas, sociais e regionais, na medida em que favorece a concentração social, regional e racial de renda, prestígio e poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q845663 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

As condições históricas que se articulam desde os anos de 1950 preparam o chão histórico que permite germinar o projeto ético-político profissional do Serviço Social.

Acerca da regulamentação profissional e do projeto ético-político do Serviço Social, julgue o item a seguir.

O Código de Ética de 1993 foi a primeira tentativa de tradução, não só legítima como legal, da inversão ético?política do Serviço Social brasileiro, amarrando seus compromissos aos das classes trabalhadoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q945067 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

Compreender o significado social da profissão em seu desenvolvimento sócio-histórico supõe inserir o Serviço Social no conjunto das relações sociais que lhe dão significado, como expressão de necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada.
IAMAMOTO, M. V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Com base nas ideias do texto apresentado e considerando o significado social da profissão de Serviço Social e sua inserção no processo de reprodução social, avalie as afirmações a seguir.
I. A intervenção estatal no enfrentamento das expressões da questão social demanda a necessidade da(o) assistente social como um profissional especializado.
II. A questão social é a base de justificação do profissional de Serviço Social especializado, que se insere na divisão sociotécnica do trabalho.
III. A caridade se mostra uma eficaz estratégia sociotécnica do Estado e profissionaliza o Serviço Social na condição de agente intermediador caritativo.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1031428 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Ao analisar as competências profissionais em uma perspectiva histórico-crítica, Iamamoto (2009) considera que uma perspectiva crítica deve, entre outras características,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1031424 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O estágio deve estar vinculado e relacionado com os demais conteúdos curriculares e disciplinas, de forma a dialogar com os núcleos propostos nas Diretrizes Curriculares, ou seja, os fundamentos da vida social, a formação sócio-histórica brasileira e os fundamentos do trabalho profissional.

Sobre as dimensões que envolvem o processo formativo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1073829 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

O Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, passou por distintas fases históricas até se consolidar como uma profissão interventiva nas expressões da questão social. Considerando a trajetória histórica do Serviço Social no Brasil e sua inserção no campo educacional, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1082887 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A reflexão teórica sobre as determinações sócio-históricas do surgimento do Serviço Social permite compreender que a sua origem como profissão ocorreu em um contexto histórico específico, marcado por contradições sociais.

Considerando esse cenário, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q900713 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Em relação ao “Estudo Social em Serviço Social”, conforme os referenciais teórico-metodológicos e éticos da profissão, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1028466 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Assinale a opção que indica um expoente da vertente da intenção de ruptura do processo de Renovação do Serviço Social brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1073838 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Escolar da Equipe Multiprofissional, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Sobre a trajetória histórica do Serviço Social no Brasil, especialmente no que diz respeito à influência da Igreja Católica na gênese da profissão, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1006157 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Dadas as afirmativas sobre a gênese do Serviço Social e sua relação com a questão social e as políticas sociais, de acordo com Netto (2001),

I. A questão social dá base para a emergência da profissão quando se transforma em objeto de intervenção do Estado.

II. Há uma mediação política entre questão social e Estado, instrumentalizada pelas políticas sociais.

III. A questão social, por si só, determina o surgimento do Serviço Social.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q945069 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A partir da década de 1990, com o processo de descentralização das políticas sociais, as(os) assistentes sociaistêm sido requisitadas(os) para atuar nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, serviços, programas e projetos. Além de executarem as políticas públicas e sociais, assumem a gestão, compartilhando com outros profissionais esse espaço profissional atravessado de contradições.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao assumir funções que envolvem a gestão das políticas públicas e sociais, a(o) assistente social deve pautar-se na perspectiva do fortalecimento da gestão democrática e participativa que possibilite o trabalho interdisciplinar e intersetorial, construindo propostas que potencializem a gestão em favor das(os) usuárias(os) e das(os) trabalhadoras(es).
PORQUE
II. O Serviço Social, desde sua gênese no Brasil, defendeu os direitos humanos, o aprofundamento da democracia, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população usuária, além de ter sido atuante nos movimentos sociais de luta pelos direitos da classe trabalhadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.