Início

Questões de Concursos Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Resolva questões de Surgimento e Institucionalização do Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q975141 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, TJBA, FGV

Na História do Serviço Social a atitude investigativa está presente desde muito cedo. Entretanto, um maior impulso no que diz respeito à sistematicidade da pesquisa e à produção de conhecimento adveio somente a partir dos anos 80/90, com a expansão da pós-graduação na profissão, provocando a maturidade profissional do Serviço Social (Netto, 1996). O processo de produção de conhecimentos, no Serviço Social, possui um grande potencial de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1026010 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

O II Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais no Brasil, conhecido como Congresso da Virada, ocorrido em 1965, representou um marco na trajetória do serviço social, por expressar a resistência e a ruptura do serviço social com os interesses das classes dominantes e com o poder político ditatorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q1034996 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A institucionalização do Serviço Social no Brasil ocorreu como um dos instrumentos do empresariado e do Estado para conter e controlar as expressões da “questão social”.
Sobre a prática do Serviço Social, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1082894 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

As Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social, aprovadas em novembro de 1996, representam um projeto de formação profissional resultante da trajetória histórica de articulação coletiva da categoria no Brasil (ABEPSS, 2021).
Fonte: ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Edição comemorativa trilíngue - 25 anos das diretrizes curriculares da ABEPSS. Rio de Janeiro: ABEPSS, 2021.

A partir desta afirmação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- O projeto de formação profissional orientado pelas Diretrizes Curriculares de1996 se organiza em três núcleos de fundamentação: Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social, Núcleo de fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira e Núcleo de fundamentos do trabalho Profissional.
PORQUE
II- As Diretrizes Curriculares de Serviço Social de 1996 avançam na discussão e no fortalecimento do Serviço Social brasileiro oferecendo uma formação profissional aos assistentes sociais que tem como foco principal o fortalecimento da teoria, estruturada a partir de eixos de estudo organizados em campos de conhecimento distintos e sem conexão.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1082889 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A relação histórica existente entre as políticas sociais e o Serviço Social é um tema bastante vasto e de fundamental importância na trajetória da profissão. Em relação a esse tema, analise as assertivas a seguir.

I- Com a formação e entrada de Assistentes Sociais no mercado de trabalho, a partir de fins dos anos de 1930, a relação do Serviço Social com as políticas sociais seguiu caminhos sem variações.
II- O Serviço Social no Brasil possui hoje uma importante responsabilidade pelo tema da política social, tanto enquanto área de produção de conhecimento quanto como espaço de atuação profissional.
III- A relação entre as políticas sociais e o Serviço Social no Brasil surge e se expande durante o período do Desenvolvimentismo, no governo de Juscelino Kubitschek.
IV- A profissão de Serviço Social firma-se na medida em que no país são instituídas as políticas sociais e se definem os modelos de proteção social.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1034019 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, UFG, IV UFG, 2023

O processo de legitimidade e aquisição do estatuto profissional do Serviço Social se expressa na sua condição de assalariamento e intervenção de seus agentes na realidade social. Tal dinâmica coloca para a profissão a necessidade de ampliar seus referenciais técnicos e adere ao positivismo. Esse processo é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1047800 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O Serviço Social, como profissão inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais, fundamentalmente como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social na difusão da ideologia da classe dominante junto à classe trabalhadora.

Iamamoto & Carvalho, 1982

A partir do pensamento dos autores, podemos afirmar que o Serviço Social

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1054307 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Uma das vertentes teóricas, da qual Iamamoto (2021) faz parte, entende o Serviço Social como uma especialização do trabalho coletivo, inserida na divisão social e técnica do trabalho. Mesmo nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, a exemplo do sociojurídico, a profissão é analisada a partir das suas condições históricas e considerada como partícipe do processo de produção de valor e de mais-valia ou de sua distribuição na sociedade capitalista. Atravessada por tensões e interesses de classes, a profissão situa-se, predominantemente, no campo político-ideológico, respondendo tanto a demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro polo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q959905 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O projeto profissional que fundamenta o serviço social, após seu processo de renovação, compromete-se com concepções de homem como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1055404 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Tendo como base os fundamentos históricos e teórico- -metológicos da profissão e tomando como referência o Serviço Social na década de 1990, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q901311 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Relação Teoria-Prática, Mediação e Práxis no Serviço Social
No Serviço Social, a articulação entre teoria e prática é fundamental para a práxis, que é entendida como a prática consciente e transformadora. Avalie as afirmativas abaixo:


1. A relação entre teoria e prática no Serviço Social deve ser pensada de forma linear, onde a teoria serve apenas para justificar a prática já estabelecida, sem influenciar as estratégias de intervenção.
2. A mediação é o processo que permite que o assistente social transforme as categorias teóricas em ações concretas, adaptadas à realidade dos usuários e ao contexto social em que atuam.
3. A práxis no Serviço Social envolve a reflexão crítica sobre a prática profissional, buscando a constante transformação das condições sociais e a superação das desigualdades estruturais.
4. A prática profissional deve ser orientada por teorias que promovam a manutenção do status quo, garantindo a estabilidade social sem questionar as relações de poder e dominação existentes.
5. A práxis no Serviço Social deve ser entendida como um processo contínuo de construção coletiva, onde teoria e prática se retroalimentam, permitindo que a intervenção seja ao mesmo tempo crítica e transformadora.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1044687 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O pluralismo teórico e a presença das ciências sociais nas polêmicas teórico-metodológicas são traços da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1020683 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

As diferentes configurações do Serviço Social nos vários países da América Latina são tributárias das relações entre as classes e destas com o Estado, em suas refrações nas expressões da questão social e na política social pública. Também são resultados de iniciativas de assistentes sociais na institucionalização e no desenvolvimento do Serviço Social nos respectivos países, diversidades essas que se apresentam na formação acadêmica, na prática profissional, na produção científica e nas formas de representação político-corporativas de assistentes sociais. Distintas matrizes de conhecimento presidem a análise do Serviço Social e a ação de assistentes sociais, forjando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q996391 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, CORREIOS, IBFC, 2024

A/o profissional de Serviço Social que almeja desenvolver condições para uma intervenção que dirija a transformações expressivas na vida dos indivíduos que serão o público destinatário do projeto deve, fundamentalmente, procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, tomando sempre uma visão que não diminua a ação à ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q1035358 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Ao analisar os fundamentos do Serviço Social no Brasil, Iamamoto (2000) afirma que o alicerce sociopolítico que tornou socialmente possível o deslocamento do estrutural-funcionalismo do debate profissional, viabilizando a entrada das vertentes histórico-críticas, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1026007 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

Na década de 1930, o serviço social se institucionalizou no Brasil, a partir da mobilização do Estado, do empresariado e da Igreja Católica, com vistas ao enfrentamento e à regulação da questão social.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q1034989 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a ABESS (1997), o núcleo de fundamentos do trabalho profissional considera
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1030133 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

É consenso que o Movimento de Reconceituação representou uma alternativa ao chamado Serviço Social tradicional. No entanto, esse processo não deixou de ser criticado pelos representantes do conservadorismo profissional.
De acordo com Netto (1981), os setores refratários à Reconceituação alegam que esse processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q960792 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O significado do Serviço Social, na perspectiva crítica, somente pode ser apreendido no processo de produção e reprodução das relações sociais na sociedade capitalista. Segundo esta perspectiva, analise as afirmativas a seguir. I. A dimensão contraditória das demandas e requisições sociais que se apresentam à profissão é expressão do movimento do capital. II. O exercício profissional do assistente social é necessariamente polarizado pela trama das relações e interesses sociais vigentes na sociedade. III. A reprodução das relações sociais na sociedade capitalista é tão somente à reprodução da força viva do trabalho e dos meios materiais de produção. IV. A particularidade do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho coletivo se encontra vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas históricas de seu enfrentamento. Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.