Início

Questões de Concursos Técnicas de Laboratório

Resolva questões de Técnicas de Laboratório comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1062791 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

Devido à desinfecção com cloro, as doenças transmitidas pela água, por exemplo, a cólera, a febre tifoide e a disenteria, diminuíram drasticamente, garantindo o bem-estar humano. O uso de desinfetante à base de cloro é o preferido pelos especialistas em desinfecção na rede municipal de abastecimento de água devido à sua viabilidade e baixo custo.
Sobre a utilização de cloro na desinfecção da água para consumo humano, analise os itens a seguir.

I. A desinfecção da água com cloro proporcionou vantagens significativas à saúde humana ao controlar doenças contagiosas, mas na água bruta o contato da matéria orgânica natural, como ácidos húmicos e fúlvicos, com o cloro produz subprodutos de desinfecção como, por exemplo, os trihalometanos e os ácidos haloacéticos, os quais são preocupantes para a saúde humana.
II. Os principais produtos de desinfecção são os trihalometanos, dentro os quais destacam-se o clorofórmio, o dibromoclorometano, o bromodiclorometano e o bromofórmio. A rota dominante de formação de produtos subprodutos da desinfecção gera o clorofórmio.
III. Os trihalometanos são uma classe de compostos químicos derivados do metano nos quais dois dos quatro átomos de hidrogênio foram substituídos por halogênios. O clorofórmio, por exemplo, refere-se a um haleto orgânico cuja cadeia carbônica apresenta dois átomos de cloro e dois hidrogênios.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1062774 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

A descontaminação e o descarte de resíduos contaminados são processos críticos para garantir a segurança da saúde pública e do meio ambiente. A gestão inadequada desses materiais pode levar à proliferação de doenças, à contaminação do solo e da água, e a outros riscos graves.

Sobre a descontaminação e o descarte de resíduos contaminados, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1061085 | Química, Técnicas de Laboratório, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito da espectroscopia de fluorescência.

O tempo de vida fluorescente pode ser sensível a alterações no ambiente da molécula, como solvente, pH, temperatura, ou à presença de outras moléculas.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q1090206 | Química, Técnicas de Laboratório, Formação em Química, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

A cromatografia é um método físico-químico de separação poderoso que encontra aplicações em todos os ramos da ciência. Em todas as separações cromatográficas, a amostra é transportada por uma fase móvel, passando, então, por uma fase que não se move, denominada fase estacionária ou suporte.
Sobre as separações cromatográficas, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1054164 | Química, Técnicas de Laboratório, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Hemobrás, responsável pela produção de hemoderivados e medicamentos biológicos, adota rigorosos padrões de qualidade em seus processos produtivos. Um analista de controle de qualidade da instituição utilizou a espectroscopia no infravermelho para identificar compostos presentes em uma amostra durante a etapa de purificação de proteínas plasmáticas. Durante a análise, foi observada uma banda característica correspondente à vibração de estiramento (stretching) do grupo hidroxila -OH da água, um sinal bastante característico quando se trabalha com essa técnica analítica. Considerando as propriedades espectroscópicas do grupo hidroxila, o número de onda aproximado em que essa vibração de estiramento O-H geralmente é detectada está em torno de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1082524 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Leia o fragmento a seguir.

A Espectrometria de Absorção Atômica (AAS) é uma técnica instrumental amplamente utilizada para determinar metais em baixas concentrações em amostras ambientais, alimentícias e biológicas. O princípio básico consiste em atomizar os elementos presentes na amostra — geralmente em uma chama ou em um forno de grafite — e medir a absorção de radiação emitida por uma lâmpada específica para o elemento de interesse. Como cada átomo possui níveis de energia eletrônica bem definidos, a absorção de luz em determinado comprimento de onda é característica de cada elemento químico, permitindo tanto a identificação quanto a quantificação.
(Adaptado de HARRIS,Daniel C. Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2020)

A técnica de Absorção Atômica é frequentemente aplicada em análises de metais pesados em alimentos e águas. Sobre o princípio de funcionamento da Espectrometria de Absorção Atômica, é correto afirmarmos que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1082515 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Alguns produtos químicos são sensíveis a choque, impactos ou ao calor. Os explosivos estão incluídos nessa categoria. Esses materiais, quando expostos a choques, impactos ou calor, podem liberar instantaneamente energia sob a forma de chama ou de uma explosão. Portanto, faz-se necessário um sério controle de estocagem destes reagentes e severas medidas de segurança. A área destinada a explosivos deve ser bem identificada e isolada das outras áreas. Conhecedor dessas informações, um técnico em laboratório dispensou esses cuidados no armazenamento do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1016572 | Química, Técnicas de Laboratório, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das técnicas fotônicas para a caracterização de materiais, julgue o próximo item.

A espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) é uma técnica especializada para identificar tipos de ligações químicas em uma molécula, produzindo um espectro de absorção de infravermelho que funciona como uma impressão digital molecular.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q1062781 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

De acordo com o relatório Coal 2023: analysis and forecast to 2026, da Agência Internacional de Energia, a demanda de carvão para o ano de 2023 fechou aproximadamente em 8,55 bilhões de toneladas (Gt).
Obs.: Para os cálculos, leve em consideração que durante o uso energético do carvão, a pirita irá sofrer oxidação, gerando óxido de ferro (III) e o dióxido de enxofre.

As massas moleculares (g/mol) são O=16; S=32; Fe=56.

Levando em consideração o uso energético,assinale a opção que indica o valor da emissão de dióxido de enxofre em Mt (megatoneladas), supondo uma contaminação média de 2,5% de pirita (FeS2) no carvão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1062782 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

Na queima de combustíveis fósseis, além da geração de gases do efeito estufa também são gerados poluentes atmosféricos como os óxidos de enxofre (SOx), os quais necessitam do devido controle ambiental. Nesse contexto, o método mais utilizado é o que emprega lavadores e CaCO3 como substância absorvedora em meio úmido. Nesse processo o SO2 presente no gás de combustão reage com o carbonato de cálcio na presença de água e produz sulfito de cálcio hemi-hidratado e dióxido de carbono, conforme a Eq. (1). Logo depois o sulfito é oxidado a sulfato, conforme a Eq. (2), gerando como produto final o sulfato de cálcio di-hidratado.

SO2(g) + CaCO3(s) + 0,5H2O → CaSO3.0,5H2O(s) + CO2(g) (1)
CaSO3.0,5H2O(s) + 1,5H2O + 0,5O2(g) → CaSO4.2H2O(s) (2)

Assim sendo, supondo a geração de 2,58 toneladas de sulfato de cálcio di-hidratado, calcule a quantidade de enxofre que foi retirada do ar e quanto carbono foi emitido para o ar.
Leve em consideração as massas moleculares em g/mol: H=1; C=12; O=16; S=32 e Ca=40.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1082523 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Em uma aula de Análise Química, um estudante realizou a determinação gravimétrica do teor de cloreto (Cl - ) em uma amostra de água de uma lagoa. Para isso, diluiu a amostra em água destilada, isenta de cloretos, e adicionou excesso de solução de nitrato de prata (AgNO3 ), formando um precipitado branco de cloreto de prata (AgCl), insolúvel em meio aquoso:

Ag⁺(aq) + Cl⁻(aq) → AgCl(s)

Após filtração, lavagem, secagem e pesagem, obteve-se 0,286 g de AgCl. Considerando as massa molares aproximadas: Ag = 108 g/mol; Cl = 35,5 g/mol; a massa de cloreto (Cl-) presente na amostra original é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1062777 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

A ISO 17025 é uma norma internacional que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Um aspecto crucial desta norma é a validação de métodos. A validação de métodos é o processo usado para confirmar que o método analítico empregado para um teste específico é adequado para o seu uso pretendido.
Com base na norma ISO 17025, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A validação de métodos garante a confiabilidade dos resultados analíticos, verificando a precisão, a qual mede a proximidade dos resultados ao valor real; a exatidão, que avalia a consistência dos resultados; a reprodutibilidade, que verifica a resistência a pequenas alterações; e a robustez, que garante a consistência entre diferentes analistas e laboratórios.
( ) O laboratório deve validar métodos não normalizados, métodos desenvolvidos pelo laboratório e métodos normalizados utilizados fora de seu escopo pretendido ou modificados de outra forma. A validação deve ser tão abrangente quanto for necessária para atender às necessidades de uma determinada aplicação ou campo de aplicação.
( ) Quando forem feitas alterações em métodos validados, deve ser determinada a influência destas mudanças e, quando estas afetarem a validação original, deve ser realizada uma nova validação do método.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1082525 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Um laboratorista que trabalha no controle de qualidade de uma indústria de bebidas, utiliza a espectrofotometria UV-Vís, para determinar o teor de corante em bebidas artificiais. Considerando o princípio da Lei de Lambert - Beer e suas limitações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1062776 | Química, Técnicas de Laboratório, Químico, SES MT, FGV, 2024

A titulometria, também conhecida como análise volumétrica, é uma técnica quantitativa utilizada em análises químicas para determinar a concentração de uma solução de ácido ou base. O método se baseia na reação de neutralização entre o ácido e a base, monitorando o volume preciso de uma solução padronizada necessária para neutralizar completamente a solução de concentração desconhecida.
Em relação à titulometria, associe cada definição ao termo mais adequado.

1. Titulante
2. Titulado
3. Indicador ácido-base
( ) É a substância que está sendo analisada em um processo de titulação. Sua concentração é inicialmente desconhecida e o objetivo da titulação é determiná-la.
( ) É a substância cuja concentração é precisamente conhecida. Ele é cuidadosamente adicionado à solução que a substância cuja concentração queremos determinar.
( ) É a substância que muda de cor para indicar o ponto de viragem, que é o ponto em que a reação de neutralização está completa.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1082519 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Um grande número de árvores e outras plantas exalam aromas agradáveis, resultantes de misturas complexas de compostos orgânicos voláteis, conhecidos como óleos essenciais. A extração e comercialização desses compostos são atividades importantes para as indústrias de perfumes, alimentos e cosméticos. Um equipamento de laboratório, adequado para a extração desses óleos essenciais, é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1082517 | Química, Técnicas de Laboratório, Área Química, IF PE, FUNCERN, 2025

Na construção de uma curva de calibração de concentração de glicose (C6H12O6) para ensaios bioquímicos, um cuidadoso técnico em laboratório, preocupado com a acurácia de suas medidas, resolveu levar em consideração, na preparação de suas soluções, o empuxo sofrido pela massa de glicose, quando pesada numa balança analítica. Ao pesar 100,00 g de glicose, o referido técnico corrigiu a massa de glicose num percentual (%) de

(Dados: massa específica do ar = 0,0012 g/mL; massa específica dos pesos da balança = 8,0 g/mL e massa específica da glicose = 1,56 g/mL)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.