Questões de Concursos Tecnologias Educacionais

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1Q833527 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre as mídias no contexto escolas, verifique as assertivas e assinale a alternativa INCORRETA.
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2Q860948 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

O desafio da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das multifacetadas linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser o exclusivo lugar de legitimação do saber.

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3Q833121 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Educação Especial, OMNI, 2021

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo de Tecnologia Assistiva no contexto educacional:
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4Q833252 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Educação Especial, IESES, 2021

No que se refere à Acessibilidade e à Tecnologia Assistiva (TA), verifique as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A Acessibilidade foi tratada na “Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência” como a possibilidade das pessoas com deficiência viverem com uma autonomia relativa, mediante auxílio, assistência e amparo para participar de algumas atividades da vida coletiva.
II. Tecnologia Assistiva é um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem pensada e executada para minimizar as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência.
III. Muitas iniciativas inovadoras da informática resultam em Tecnologias Assistivas responsáveis por equipamentos e softwares no campo educacional desenvolvidas especialmente para a integração dos deficientes em ambientes e mecanismos de aprendizagem. As TAs são, portanto, uma definição exclusiva para estes objetos físicos, dispositivos ou equipamentos.
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5Q834408 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

A Conferência Internacional “Educando para as mídias e para a era digital”, realizada pela UNESCO em Viena, em 1999, iniciou um novo marco internacional na trajetória da mídia-educação. Nesse sentido, foi reafirmada a convicção de que a mídia-educação e a participação das crianças e adolescentes são caminhos necessários e simultâneos para a realização efetiva da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, especialmente os direitos relacionados à liberdade de expressão (artigo 13), à informação (artigo 17) e à participação em decisões sobre assuntos que lhes dizem respeito (artigo 12). Sobre essa temática, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
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6Q833159 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre a temática fluência digital, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
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7Q860951 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

Atrelado ao projeto pedagógico, o uso da tecnologia é suficiente para a melhoria da aprendizagem, por tornar mais eficiente e agradável o processo de construção do conhecimento, contribuindo para a transformação pedagógica, social e cultural.

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8Q860954 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

    A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue o próximo item, relativo à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

Ambientes de aprendizagem interativa buscam promover a colaboração entre estudantes, professores, cientistas e educadores, funcionando, entre outras coisas, como fontes de informação, como ferramentas cognitivas e de colaboração, de apoio contextual e social.

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9Q837929 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Palhoça SC Pedagogo, IESES, 2021

A educação e o mundo contemporâneo sofreram transformações estruturais significativas com o advento das novas tecnologias por meio dos avanços da Ciência. Diante desse contexto, marcado por inúmeras transformações, as práticas curriculares entram em pauta como um dos mais importantes aspectos a serem discutidos em torno da escola. Nesse cenário de constantes modificações, surge uma nova concepção de currículo mais comprometida com os processos de ensinar e aprender. Assinale a alternativa correta que apresenta o conceito de currículo dentro dessa nova concepção:
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10Q860950 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

É consenso que crianças e adolescentes, os denominados nativos digitais, possuem facilidade para lidar com as mais complexas tecnologias e, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.

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11Q860947 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Apesar de não ter a mesma função que a escola, as mídias, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.

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12Q860949 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Iniciativas educacionais e culturais têm procurado minimizar a discrepância no acesso às tecnologias da informação e comunicação por meio da utilização das mídias nos processos educacionais.

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13Q832181 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre as abordagens do ensino de informática nas escolas, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Modelo instrucionista: o computador, ao ensinar o estudante, assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais, porém, no lugar do papel ou do livro, é usado o computador. II. São exemplos do modelo instrucionista: tutoriais e programas de exercício-e-prática. III. Modelo construcionista: nessa abordagem o computador pode dar uma grande contribuição para a formação integral do indivíduo. Nesta perspectiva, ele é utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem. É empregado como uma ferramenta educacional, permitindo aos alunos resolverem problemas de uma forma significativa. Neste caso propicia, ao aluno a construção do conhecimento a partir de suas próprias ações. IV. São exemplos do modelo construcionista: atividades com ambientes de aprendizagem ativa, onde o educando testa as suas próprias teorias e hipóteses. O erro permite uma reformulação reflexiva do processo e depuração, promovendo aprendizagem e desenvolvimento.
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14Q837054 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Pedrão BA Auxiliar de Classe, IDCAP, 2021

As salas multifuncionais são espaços preparados para crianças que precisam de atendimento educacional especializado, em razão de alguma limitação física ou intelectual. Qual é o objetivo de se dedicar atenção e metodologias especializadas a essas crianças?

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15Q860945 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

As vantagens da integração das tecnologias na educação incluem o acesso e a produção de informação, a promoção da comunicação a distância e das formas de interação social e a possibilidade de serem utilizadas como ferramenta para o trabalho colaborativo.

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16Q860946 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Os autores são unânimes ao considerar os computadores promotores de isolamento social, tanto no trabalho corporativo como na educação, criando lacunas para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

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17Q860953 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

A TV Escola e o Salto para o Futuro, iniciativas criadas na década de 90 do século passado pelo governo federal e ainda em atividade e disponíveis nas escolas públicas, são exemplos de políticas públicas de comunicação e educação.

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18Q860952 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

O Projeto Minerva foi um serviço de radiodifusão educativa do Ministério da Educação que visava qualificar a mão de obra e preparar alunos para o vestibular. Foi implementado como solução, em curto prazo, para os problemas de desenvolvimento econômico do país.

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19Q916766 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A lei no 14533/2023, com suas alterações, institui a Política Nacional de Educação Digital. De acordo com essa lei, constituem fontes de recursos para financiamento da Política Nacional de Educação Digital, entre outros, as doações:
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20Q1045817 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Buckingham (2010) observa que a escola enfrenta desafios cada vez mais amplos diante das mídias digitais, sendo que “uma questão-chave [...] concerne ao seu papel no enfrentamento das desigualdades de acesso à tecnologia surgida na sociedade”. Para o autor, acesso, nesse sentido, deve ser pensado como
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