Questões de Concursos Tecnologias Educacionais

Resolva questões de Tecnologias Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q978055 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma escola de ensino médio pretende adotar um modelo híbrido que permita aos alunos explorar conceitos teóricos em seu próprio ritmo, enquanto utilizam os encontros presenciais para atividades práticas que reforcem a aplicação do conteúdo. A estratégia mais alinhada a essa proposta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1020810 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

A Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão trazendo novos desafios pedagógicos para as universidades e escolas, e os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. Acerca das TIC na educação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1045342 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Considerando os tipos de Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva, em relação a softwares de comunicação alternativa, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1046683 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
Schirmer et al. explicam que há vários sistemas de símbolos gráficos que são conhecidos internacionalmente e utilizados para a confecção de pranchas e cartões de comunicação, dentre eles: o Blissymbolics, o Pictogram Ideogram Communication Symbols (PIC) e o Picture Communication Symbols (PCS).

O sistema PCS (Símbolos de Comunicação Pictórica) foi idealizado em 1980 e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1061435 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Entre os recursos didáticos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UNIVESP, estão os recursos educacionais abertos, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1046337 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor, Prefeitura de Faxinal do Soturno RS, FUNDATEC, 2023

A Política Nacional de Educação Digital (PNED) apresenta entre seus eixos estruturantes a educação digital escolar, que tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares, em todos os níveis e modalidades, a partir do estímulo ao letramento digital e informacional e à aprendizagem de computação, programação, robótica e outras competências digitais, englobando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1045333 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a tecnologia assistiva poder apoiar o aprendizado e a comunicação de alunos surdos no contexto escolar, analisar os itens.

I. O professor pode utilizar aplicativos móveis que traduzem automaticamente o discurso oral em texto ou sinais de língua de sinais. II. O professor pode criar ambientes de aprendizagem que oferecem recursos visuais e interativos para facilitar a compreensão de conceitos acadêmicos. III. O professor restringe o acesso à tecnologia assistiva apenas a alunos surdos mais velhos.
IV. O professor ignora a necessidade de tecnologia assistiva para alunos surdos, presumindo que métodos tradicionais de ensino são suficientes.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1046684 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras Schirmer et al. apresentam as pranchas de comunicação.

Segundo o descrito por elas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1045730 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

Sobre a Educação 5.0, analise as assertivas a seguir:

I. Prioriza o uso de tecnologias digitais para tornar o ensino mais humanizado, personalizado e colaborativo, preparando os estudantes para os desafios do século 21.
II. Sua abordagem limita-se ao uso de processos high tech, sem considerar habilidades socioemocionais ou o protagonismo dos alunos.
III. Promove o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe, alinhadas à cultura maker e à inteligência artificial.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1045310 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ler o trecho abaixo.

“Compreende a tecnologia como um conhecimento prático derivado direta e exclusivamente do desenvolvimento do conhecimento teórico científico através de processos progressivos e acumulativos, onde teorias cada vez mais amplas substituem as anteriores.”
(VERASZTO, SILVA, MIRANDA e SIMON, 2008).


Sabemos que as tecnologias educacionais são muitas e de todas as ordens. De acordo com os autores, o que pode ser considerado aporte tecnológico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q898937 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A crescente integração de recursos tecnológicos e geotecnologias no ensino de Geografia tem promovido transformações significativas nas abordagens pedagógicas. Considerando as inovações tecnológicas e suas aplicações no ensino de Geografia, qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo mais eficaz para o desenvolvimento do pensamento espacial crítico entre os estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q986498 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo Séries Iniciais, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;

II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;

III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;

IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;

V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q979086 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Currículo Paulista (2019) preconiza que, na segunda metade do Ensino Fundamental, busque-se ampliar “a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que possibilita aos estudantes lidarem com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente”. Na unidade temática brincadeiras e jogos, no 7o ano, essa relação dos estudantes com as novas tecnologias é trabalhada por meio do estudo dos jogos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1068781 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Especialidade Magistério em Português, EsFCEx, VUNESP, 2025

Na Sociedade da Informação, novas ferramentas das tecnologias de informação e comunicação (TIC) são relevantes para a educação. De acordo com Cesar Coll e Carles Monereo (2010), o desafio agora é que os programas sejam capazes de auxiliar os alunos de modo personalizado em tarefas. Para os autores, estamos falando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1073440 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Técnico de Cadastro Único, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

No contexto das tecnologias aplicadas à educação, o uso de navegadores de internet, e-mail e redes sociais pode ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado e a comunicação. Sobre o uso dessas tecnologias, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1034808 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Artes, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre o uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na educação, leia o trecho a seguir.

De acordo com a diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o uso das ferramentas de IA [inteligência artificial] nas aulas pode automatizar o ensino e desconsiderar os processos críticos e criativos envolvidos na aprendizagem, tanto do professor quanto do estudante. (...) Ela, contudo, reforça que todas as novas tecnologias podem ser úteis, desde que sejam usadas conscientemente e aliadas ao trabalho dos professores. (...) A docente destaca ainda que as diferenças socioeconômicas da população brasileira impedem que todos os estudantes tenham acesso igualitário às ferramentas digitais.

SILVA, Júlio. “Uso de IA nas escolas automatiza aprendizagem e impede a liberdade criativa dos alunos.Jornal da USP, 22 set. 2023. Acesso em: 22 out. 2024 (adaptado).

Assinale a opção que melhor reflete o que é afirmado sobre o tema no trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q891984 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O professor José Moran destaca que a pandemia da Covid-19 mostrou e ampliou a brutal desigualdade estrutural entre pobres e ricos, entre os que têm acesso e domínio do mundo digital e os que não o têm. Segundo Moran, as crises trazem consequências muito diferentes em todos os campos, porque as pessoas e as organizações reagem a elas de formas bastante diferentes. Para inovar e empreender, segue Moran, precisamos de ambientes de confiança, de respeito; ter gestores e docentes valorizados e escolas abertas para a comunidade e para o mundo.

Com base nos argumentos do autor, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os modelos híbridos não se reduzem a misturar o presencial e o digital, mas a realizar todos os modos de integração possíveis.
II. O que a neuroeducação e as ciências da aprendizagem confirmam é que todos podemos empreender, mudar nossa visão de mundo, aprender a experimentar mais, assumir novos desafios.
III. Avançou na sociedade a percepção de que podemos aprender de múltiplas formas, em diferentes espaços físicos e digitais, síncronos e assíncronos; sozinhos, em grupos, em redes e com mentoria.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q898996 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma escola que enfrenta dificuldades para organizar os registros acadêmicos dos alunos, o supervisor implementa um sistema digital para armazenar e consultar os dados escolares. Em relação ao benefício dessa medida, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1045731 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

Sobre o impacto da internet na educação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1046235 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
As autoras, Schirmer e Bersch, esclarecem que Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) são os recursos, as estratégias e as técnicas que apoiam modos de comunicação existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.