Questões de Concursos Tecnologias Educacionais

Resolva questões de Tecnologias Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1045630 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Sobre a Educação 4.0 e suas características, analise os itens abaixo com base nos estudos de Moravec (2020) e Lima (2021):

I. A Educação 4.0 prioriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, como criatividade, pensamento crítico e colaboração, além de habilidades tecnológicas.
II. A personalização da aprendizagem na Educação 4.0 é viabilizada pelo uso de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados.
III. A Neurociência aplicada à Educação 4.0 estabelece que as estratégias pedagógicas devem ser fundamentadas exclusivamente em estímulos visuais para ativar processos neurobiológicos de aprendizagem.
IV. O Design Thinking, quando aplicado à Educação 4.0, integra etapas de empatia, definição, ideação, prototipagem e teste, promovendo soluções inovadoras.
V. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ignora os princípios da Educação 4.0, por ser baseada em metodologias tradicionais de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a avaliação dos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1056491 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

O uso de tecnologia na educação tem desafios e preocupações inerentes aos profissionais da área. A tecnologia possibilita uma variedade de processos de ensino e aprendizagem, mas ao mesmo tempo tem seus riscos e desafios. Apesar de o ensino-aprendizagem mudar de acordo com a evolução da sociedade, nunca houve tantas alterações como nas duas últimas décadas. E essas transformações só ocorreram por conta da Revolução Digital, que trouxe smartphones, computadores, notebooks e tablets, que facilitaram, e muito, o acesso a conteúdos, agora disponibilizados em diversos formatos, outra consequência dessa evolução. Ao incorporar a tecnologia na educação amplia-se o potencial de transformar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, acessível e adaptado às necessidades individuais dos alunos. O uso de tecnologias aliado às práticas pedagógicas se enquadra dentro da cultura digital, que é uma das dez competências definidas como essenciais para a transformação da educação na BNCC.
(Disponível em: https://www.educamundo.com.br/blog. Adaptado.)


Sobre o exposto e, ainda, considerando o uso da tecnologia no âmbito da aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1072650 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q1072651 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à
interação grupal no processo de planejamento.
A forma de estruturação hierárquica na implementação dos fluxos de comunicação não interfere na interação dos grupos ou das pessoas da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q1056117 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As tecnologias educacionais são ferramentas poderosas que podem ser empregadas para melhorar a qualidade da educação. Ao usar as tecnologias educacionais de forma eficaz, os professores podem avaliar o aprendizado dos alunos de forma mais eficaz e eficiente, proporcionando melhorias no aprendizado dos alunos e na qualidade da educação como um todo. Considerando a integração da avaliação com as tecnologias educacionais, trata-se de um recurso fundamental da avaliação formativa apoiada pela tecnologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1032826 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUC MT, FGV, 2025

Uma professora do Ensino Fundamental percebe que seus estudantes apresentam dificuldades em compreender frações. Para lidar com esse desafio, ela decide utilizar recursos digitais em sua prática pedagógica. Após pesquisar, opta por usar um aplicativo de simulação interativa que permite aos estudantes manipularem visualmente as frações em situações do cotidiano, como dividir uma pizza ou medir ingredientes em uma receita. Durante as aulas, ela propõe desafios com base nas simulações e avalia o desempenho dos estudantes por meio de tarefas no próprio ambiente digital, adaptando suas intervenções conforme o progresso individual.

Diante desse cenário, qual atitude da professora representa corretamente o uso das práticas pedagógicas com tecnologias digitais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1046682 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento educacional especializado: deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
Schirmer et al. asseguram que há uma série de bibliotecas de símbolos gráficos que foram desenvolvidos para facilitar a comunicação e que com eles são construídos as pranchas e os cartões de comunicação. Os símbolos gráficos podem ser: pictográficos, arbitrários, ideográficos e compostos.

Os símbolos ideográficos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q978358 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor 6º ao 9º ano de Ciências, Prefeitura de Igarassu PE, Instituto Indec, 2025

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) é uma das ações do Ministério da Educação para o desenvolvimento da educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). De acordo com a Enec, a conectividade de estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica contemplará a conexão em alta velocidade que permita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1034968 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A inteligência artificial é uma possibilidade resultante da transformação digital. Ela tem potencial para facilitar o dia a dia dos professores, além de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos.

Com relação ao uso de ferramentas de inteligência artificial no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A inteligência artificial poderá assumir funções mais rotineiras e liberar o professor para funções especiais, como o atendimento personalizado.
( ) A tutoria exercida pela inteligência artificial pode desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos no lugar da interação na escola e na família.
( ) As ferramentas de geração de texto por inteligência artificial serão de grande valor para a aprendizagem significativa ao realizarem as tarefas no lugar dos alunos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1030386 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação é um terreno repleto de desafios, tanto de ordem técnica quanto de ordem ética.
Assinale a opção que identifica corretamente um desafio técnico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1032959 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Habilitação Educação Física, SEDUC MT, FGV, 2025

A maioria das crianças e jovens em idade escolar dedicam um elevado tempo à prática de jogos eletrônicos, o que resulta em uma popular ascensão dos denominados E-Sports. Uma habilidade relacionada ao objeto de conhecimento Jogos Eletrônicos, da unidade temática Brincadeiras e Jogos, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q911385 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Segundo Vygotsky, qual é o papel das ferramentas tecnológicas na aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1068335 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Oliveira (in Veiga, 2013) entende que o avanço tecnológico “reivindica uma formação que permita à pessoa ampliar as diferentes maneiras de ler, interpretar e interagir com a pluralidade dos diferentes mundos que se entrecruzam”. Para a autora, esse avanço exige a criação de novas maneiras de educar as pessoas para lidar com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1056119 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A educação profissional é uma importante ferramenta para a qualificação da mão de obra e para a inclusão social. Seus cursos oferecem aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades técnicas que podem ser aplicados no mercado de trabalho. A educação profissional também auxilia a reduzir o índice da desigualdade social, pois possibilita aos alunos de baixa renda adquirirem conhecimentos e habilidades necessários para obter um emprego de qualidade e promover o crescimento econômico. A demanda por profissionais técnicos qualificados é crescente, sendo uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil. A respeito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Abrange cursos de qualificação profissional, habilitação técnica, graduação tecnológica e de pós-graduação, além de prever a integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

( ) É um nível educacional previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que contribui para a preparação dos jovens e estudantes no mercado de trabalho.

( ) A EPT brasileira teve início em 1949 com as Escolas de Aprendizes Artífices. Já a regulamentação do Ensino Industrial aconteceu no governo de Getúlio Vargas, em 1962, ano de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

( ) Em 1978, foram criados os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); após um hiato de quase duas décadas, a EPT foi reconhecida com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996. Uma década depois, em 2008, outro marco histórico vem com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir dos Cefets, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas Federais.

( ) Mais recentemente criou-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da recente reforma do ensino médio, que estabeleceu a formação técnica e profissional como um possível itinerário formativo para os estudantes.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1009331 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Durante o planejamento das atividades de um projeto interdisciplinar, uma professora percebe que um de seus estudantes, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem dificuldades em compreender instruções orais extensas e interagir em grupos grandes. Ela deseja garantir que esse estudante participe plenamente das atividades e tenha condições de aprender de forma significativa junto aos demais colegas. Para isso, decide utilizar recursos tecnológicos no desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais acessíveis.

Qual das ações abaixo representa uma prática inclusiva mediada por tecnologias digitais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1055179 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Na relação cotidiana de sala de aula no século XXI, não é mais possível manter o foco de atenção dos estudantes por meio de aulas-palestras centradas no professor, ainda que incrementadas por ferramentas digitais como PowerPoint, Prezi, vídeos ou recursos de lousas digitais.
(Lilian. MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.)
A partir do exposto, assinale a atividade envolvendo aprendizagem ativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1045980 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Inglês, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em sua análise sobre a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, Azambuja e Silva (2024) referem-se a Kai-Fu Lee, um importante pesquisador a esse respeito. Considerando a perspectiva desse pesquisador, que é coerente com a análise de Azambuja e Silva, é correto afirmar que o aprendizado personalizado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q986259 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das seguintes alternativas descreve melhor um ambiente de aprendizagem eficaz que integra recursos instrucionais de forma significativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1012681 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Área Produção Audiovisual, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

Hipertexto e hipermídia são conceitos fundamentais para a educação, justamente por permitirem a navegação interativa do conhecimento de forma linear.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q1068319 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Buckingham (2010) propõe pensar o letramento digital a partir das discussões que o precedem sobre letramento midiático. Entre os aspectos gerais que compõem o letramento midiático, o autor apresenta o seguinte aspecto conceitual geral:

“Letramento envolve também saber quem está comunicando para quem e por quê. No contexto da mídia digital, os jovens precisam estar cientes da crescente importância das influências comerciais – em especial porque estas, com frequência, são invisíveis aos olhos do usuário. Há um aspecto de segurança aí: as crianças precisam saber quando estão sendo alvo de apelos comerciais e como as informações que fornecem podem ser usadas pelas corporações comerciais. Mas o letramento digital envolve também uma consciência mais ampla do papel global de publicação, promoção e patrocínio, e como elas influenciam a natureza da informação inicial disponível. É claro, esta consciência deve ser estendida às fontes não comerciais e aos grupos de interesse, que cada vez usam mais a web como meio de persuasão e de influência”.

(UCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da

Escolarização. Educação & Realidade. 2010)



Trata-se do componente conceitual de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.