Início

Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q907278 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considere o excerto a seguir:

A Tecnologia Assistiva (TA) engloba áreas como a comunicação suplementar e/ou alternativa, as adaptações de acesso ao computador, equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente; adaptação de jogos e brincadeiras, adaptações de postura sentada, mobilidade alternativa, próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho.


PELOSI, M. B. Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte:2003. Anais. p. 183-187.

Considerando-se o exposto, é correto afirmar que os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q898824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Um professor está desenvolvendo um projeto que visa integrar a tecnologia nas aulas de Educação Física, utilizando recursos digitais para enriquecer o ensino. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o uso da tecnologia na Educação Física escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q902656 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem.”

(CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.)


Fazem parte das dificuldades dos profissionais de educação frente às novas tecnologias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q988681 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação contribui para superarmos a exclusão digital que se transforma em exclusão social pela importância que a tecnologia exerce hoje em nossa vida.

Sobre o percurso formativo e o desafio de trabalhar a cultura digital na educação escolar analise as alternativas e assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q896117 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Médico Ginecologista, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A robótica educacional inclui a demonstração de equipamentos como parte fundamental do processo de ensino. Sobre a demonstração de equipamentos em projetos de robótica educacional, avalie a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q896067 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Fisioterapeuta, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A evolução da tecnologia da informação e comunicação na educação tem exigido a adoção de novos procedimentos e práticas pedagógicas. Considerando essa evolução, avalie a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q882653 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Há diversos desafios enfrentados pelos professores para que seja integrado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um dos desafios enfrentados pelos professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q907285 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e tecnologias. Nesse sentido, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC. Ao perceber as transformações que as novas tecnologias trazem à educação, analise as assertivas abaixo e determine a correta quanto ao papel do professor nesse universo digital.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q988673 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q909066 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A cidadania digital é um tema importante a ser trabalhado nas escolas, pois visa formar cidadãos conscientes e responsáveis no uso das tecnologias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da cidadania digital nas escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q984331 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Cuidador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q884631 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

O que são Recursos Educativos Abertos (REA)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q888178 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe C, UFS, AOCP, 2024

No âmbito da temática adolescência e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É reconhecida a vulnerabilidade digital de adolescentes porque eles não possuem o amadurecimento cerebral necessário para lidar com os riscos que podem eventualmente ser apresentados pela internet.
( ) São considerados efeitos negativos dos jogos online: comportamentos agressivos; vício ou dependências gerados pelos jogos; problemas de saúde; alterações no sono; problemas de saúde mental.
( ) Adolescentes manejam com maior facilidade as TICs em relação aos adultos, resultando em um gap geracional. Assim, os pais de adolescentes não têm a responsabilidade de orientar e acompanhar o uso dessas TICs pelos seus filhos.
( ) Os jogos online auxiliam os adolescentes a desenvolverem habilidades cognitivas e motoras, mas também os expõem a perigos e riscos como bullying, falhas de privacidade, fraude de cartões de crédito e até exploração sexual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q988618 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas pedagógicas e proporcionado novas formas de ensino e aprendizagem. Analise a narrativa abaixo e responda à pergunta.
Em uma aula de Português, o professor decidiu utilizar uma plataforma de videoconferência para realizar uma discussão sobre obras literárias. Qual é a principal vantagem de usar esta tecnologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q902272 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Qual das alternativas a seguir NÃO está alinhada com os princípios da Educação 5.0?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição.

Coluna 1 Ferramentas AVA
1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão

Coluna 2 Definições
( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema.
( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo.
( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações.
( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q903140 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

No que se refere às novas tecnologias no processo educativo, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q907341 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

O panorama atual de desenvolvimento desenfreado das tecnologias promove uma revolução digital que redefine não somente todo o modo como vivemos e nos comunicamos, mas também influencia transformações intensas na maneira como ensinamos e aprendemos. No contexto do design ágil, abordado por Bates (2017), as tecnologias da informação (TIC) não são apenas ferramentas aprimoradas para velhas práticas existentes, mas um meio dinâmico e eficiente de explorar novos horizontes educacionais, que devem mudar nossa prática docente, tendo em conta que as tecnologias, ao evoluírem, desencadeiam novas possibilidades para atividades educacionais inovadoras, tanto na modalidade presencial quanto a distância. O design ágil na educação implica, muitas vezes, a flexibilidade dos objetivos específicos ao longo do tempo. Isso ocorre, segundo Bates (2017), devido a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1010566 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A Internet é uma fonte confiável de informações para a educação, pois oferece acesso rápido a conteúdos diversificados e atualizados com total credibilidade das informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q884632 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024

O que é computação afetiva na área educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.