Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q902926 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As novas tecnologias têm transformado significativamente os processos educacionais, oferecendo novas ferramentas e métodos para a construção do conhecimento. No contexto da Educação Básica, como as tecnologias digitais podem ser utilizadas de forma eficaz para promover um aprendizado significativo e ativo entre os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q907278 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considere o excerto a seguir:

A Tecnologia Assistiva (TA) engloba áreas como a comunicação suplementar e/ou alternativa, as adaptações de acesso ao computador, equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente; adaptação de jogos e brincadeiras, adaptações de postura sentada, mobilidade alternativa, próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho.


PELOSI, M. B. Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte:2003. Anais. p. 183-187.

Considerando-se o exposto, é correto afirmar que os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q907284 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O desafio da alfabetização ganhou nova dimensão com o mundo digital, em particular com novos textos virtuais, visto que, nenhuma criança deixa de usar o computador por não saber ler e escrever. Observando-se que de fato, a linguagem usada na escola hoje vai tornando-se apenas uma parte das linguagens de que necessitamos para organizar, construir e reconstruir as oportunidades sociais, analise as assertivas abaixo, selecionando a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q907285 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e tecnologias. Nesse sentido, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC. Ao perceber as transformações que as novas tecnologias trazem à educação, analise as assertivas abaixo e determine a correta quanto ao papel do professor nesse universo digital.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q897047 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Na era do conhecimento, o computador ganhou destaque por suas inúmeras funções, entre elas, a de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, dando a ele uma versão mais dinâmica e interativa. Considerando essa informação, trata-se do principal desafio pedagógico ao integrar o uso de computadores em atividades de aprendizagem colaborativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q897816 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro pilares do pensamento computacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q897818 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscando subsidiar a discussão sobre ensino da computação na educação básica, construiu uma proposta de referenciais curriculares que detalha os conhecimentos considerados importantes para a formação dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica corretamente os três eixos nos quais esses referenciais estão organizados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q897820 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta de computação desplugada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q897821 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação.

( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q897823 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Os recursos educacionais digitais (REDs) são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos de tecnologia digital com finalidade pedagógica, que potencializam a aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo de REDs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q897824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Associe os conceitos de informática listados abaixo com sua correta definição.

Coluna 1 Conceitos
1. Hipertexto 2. Cookies 3. Ransomware

Coluna 2 Definições
( ) Conjunto de informações (texto, sons, imagens) em um formato que permite uma leitura não linear.
( ) Forma de malware que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos por meio de criptografia.
( ) São informações, em arquivo texto, que um site armazena no nosso computador.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q901920 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

É o uso adequado do ambiente virtual, ou seja, a utilização apropriada dos recursos tecnológicos em ambientes como a internet. A cidadania digital oferece critérios para que o uso das novas tecnologias ocorra com consciência, responsabilidade, ética e segurança. O conceito acima se refere à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q897825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A gamificação pressupõe a utilização de elementos dos jogos aplicados com a intenção de promover a motivação e o envolvimento na realização de tarefas não relacionadas com jogos.

Neste sentido, quando se gamifica uma disciplina, o feedback deve ser continuamente trabalhado, o que torna mais adequado o processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição.

Coluna 1 Ferramentas AVA
1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão

Coluna 2 Definições
( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema.
( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo.
( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações.
( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q897827 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Trata-se de uma ferramenta para acesso a conhecimento geral, aberto como uma comunidade, composta de artigos ou histórias curtas, fotografias, links relevantes para outros sites, listas de recomendações, vídeos, gravações de áudio ou uma combinação deles e que proporciona a interação por meio de comentários nas postagens.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à ferramenta descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q890923 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q898347 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Tecnologias educacionais são ferramentas e materiais que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem, a gestão escolar, a formação de professores e a educação inclusiva”.
Aponte a alternativa que apresenta conteúdo INCORRETO sobre ferramentas usadas no cenário da tecnologia educacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q898348 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Inovações Pedagógicas e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido, visam reforçar o papel do professor como a figura central do processo de ensino-aprendizagem, aumentando a quantidade de conteúdo teórico abordado nas aulas.
II - No modelo de sala de aula invertida, o estudante estuda o conteúdo teórico em aula, junto com o professor, e aplica o conhecimento em atividades práticas fora do ambiente escolar.
III - O ensino híbrido oferece uma abordagem flexível que mescla atividades presenciais e a distância, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo enquanto mantêm a interação e o suporte presencial para um aprendizado mais completo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q908856 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Educação 4.0, analise as assertivas abaixo:

I. Está inserida no contexto da Segunda Guerra Mundial.

II. O ensino ocorre de forma participativa e em rede.

III. As aulas são planejadas de forma homogênea e massiva.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q891963 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Pesquisas recentes avaliaram a eficácia de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas no aluno, contrastando-as com a atuação de professores em ambientes de sala de aula com vários estudantes e com a atuação de tutores qualificados em sessões individuais. Os resultados mostram que, em termos de avanços na aprendizagem, as ferramentas de IA superam o desempenho de professores que lecionam para turmas inteiras, embora apresentem resultados ligeiramente inferiores aos alcançados por tutores qualificados em cenários de ensino individualizado. Baseado em DU BOLAY, Benedict. “Artificial Intelligence as an Effective Classroom Assistant”. IEEE Intelligent Systems, Vol. 31, nov./dez. 2016.

Os resultados dos estudos mencionados acima indicam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.