Início Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q907278 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Considere o excerto a seguir: A Tecnologia Assistiva (TA) engloba áreas como a comunicação suplementar e/ou alternativa, as adaptações de acesso ao computador, equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente; adaptação de jogos e brincadeiras, adaptações de postura sentada, mobilidade alternativa, próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho. PELOSI, M. B. Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte:2003. Anais. p. 183-187. Considerando-se o exposto, é correto afirmar que os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com os ✂️ a) níveis de percepção de cada serviço ou equipamento dentro do CID determinado de cada deficiência, e da etapa e modalidade da educação básica. ✂️ b) objetivos funcionais a que se destinam e foram desenvolvidos para finalidades distintas que, na referida classificação de TA, seguem redefinições por categorias com uma finalidade didática. ✂️ c) processos relacionados aos serviços de apoio das salas de recursos multifuncionais e ainda a classificação feita a partir do projeto político pedagógico de cada instituição. ✂️ d) tamanhos de objeto principal da TA e o valor total do equipamento a ser utilizado tanto pelo aluno quanto pelo profissional da sala de recursos multifuncionais. ✂️ e) índices de utilização dentro dos ambientes escolares e pelo nível de deficiência a que ele se destina, segundo a concepção didático-pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q898824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024Um professor está desenvolvendo um projeto que visa integrar a tecnologia nas aulas de Educação Física, utilizando recursos digitais para enriquecer o ensino. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o uso da tecnologia na Educação Física escolar? ✂️ a) A tecnologia impede a interação direta entre os alunos e o professor. ✂️ b) A tecnologia não tem utilidade na prática da Educação Física, pois esta se baseia em atividades físicas. ✂️ c) A tecnologia pode ser utilizada para diversificar as atividades e facilitar o acesso a informações sobre práticas corporais. ✂️ d) A tecnologia pode ser utilizada para facilitar o acesso a informações sobre práticas corporais na Educação Física, mas não deve ser utilizado pois deve-se manter a tradição das aulas e exercícios práticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q902656 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024“A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem.” (CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.) Fazem parte das dificuldades dos profissionais de educação frente às novas tecnologias: ✂️ a) Utilização de ferramentas que estimulem a criatividade e a colaboração entre os alunos. ✂️ b) Facilidade em criar seus planos de aula. ✂️ c) Adaptação da aprendizagem às necessidades de cada aluno, identificando as suas facilidades e dificuldades. ✂️ d) A falta de domínio das tecnologias, a carga horária insuficiente para o conteúdo a ser abordado, e o receio dos professores de não atender às expectativas dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q988681 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação contribui para superarmos a exclusão digital que se transforma em exclusão social pela importância que a tecnologia exerce hoje em nossa vida. Sobre o percurso formativo e o desafio de trabalhar a cultura digital na educação escolar analise as alternativas e assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Somos constituídos para que, no campo educacional, saibamos e consigamos construir práticas educativas que não colaborem para arquitetar a cultura digital numa perspectiva cidadã no ambiente escolar. ✂️ b) A cultura digital no percurso formativo e na perspectiva cidadã, no ambiente escolar, estão distantes de constituir uma boa justificativa para práticas educativas da cultura digital. ✂️ c) O percurso formativo não está constituído e esta parece uma boa justificativa para que não se consiga construir práticas educativas que colaborem com a arquitetura de uma cultura digital numa perspectiva cidadã. ✂️ d) A cultura digital na perspectiva homogênea, no contexto escolar, estão intimamente relacionadas e são uma boa justificativa para práticas educativas, no ambiente escolar, sem qualquer dificuldade para execução, pois existem recursos suficientes. ✂️ e) Somos constituídos ao mesmo tempo em que a constituímos e esta parece uma boa justificativa para que, no campo educacional, consigamos construir práticas educativas que colaborem para arquitetar a cultura digital numa perspectiva cidadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q896117 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Médico Ginecologista, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024A robótica educacional inclui a demonstração de equipamentos como parte fundamental do processo de ensino. Sobre a demonstração de equipamentos em projetos de robótica educacional, avalie a alternativa correta: ✂️ a) As demonstrações de robótica educacional são focadas exclusivamente em mostrar a funcionalidade básica dos robôs, sem envolver os alunos no processo de construção ou programação, visando apenas despertar o interesse inicial pela tecnologia. ✂️ b) A apresentação de projetos de robótica em feiras científicas e competições serve como uma forma de avaliar o conhecimento teórico dos alunos, sem ênfase na aplicação prática ou no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. ✂️ c) As demonstrações de robótica educacional permitem que os alunos participem ativamente do processo de design, construção e programação dos robôs, promovendo a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades críticas como criatividade, colaboração e pensamento lógico. ✂️ d) A utilização de equipamentos sofisticados e de alto custo em demonstrações de robótica educacional limita a participação dos alunos, sendo acessível apenas para escolas com recursos financeiros abundantes e especialistas em tecnologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q896067 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Fisioterapeuta, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024A evolução da tecnologia da informação e comunicação na educação tem exigido a adoção de novos procedimentos e práticas pedagógicas. Considerando essa evolução, avalie a alternativa correta: ✂️ a) A implementação de sistemas de aprendizado adaptativo, que personalizam o conteúdo e a metodologia de ensino com base no desempenho e nas necessidades individuais dos alunos, tem mostrado resultados promissores na melhoria da aprendizagem, embora enfrente desafios técnicos e de aceitação por parte dos educadores. ✂️ b) A integração de tecnologias emergentes, como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), em sala de aula, tem sido amplamente aceita e utilizada em todas as instituições de ensino devido ao seu baixo custo e facilidade de implementação. ✂️ c) A utilização de quadros interativos digitais substituiu completamente os métodos tradicionais de ensino, eliminando a necessidade de qualquer outro tipo de material didático. ✂️ d) A dependência de dispositivos móveis para atividades educacionais garante que todos os alunos tenham acesso igualitário à tecnologia, independentemente de sua situação socioeconômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q882653 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024Há diversos desafios enfrentados pelos professores para que seja integrado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um dos desafios enfrentados pelos professores. ✂️ a) Aumentar o número de livros didáticos utilizados. ✂️ b) Manter o interesse dos alunos em atividades tradicionais. ✂️ c) Garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo aos recursos tecnológicos. ✂️ d) Reduzir o tempo de ensino em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q907285 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e tecnologias. Nesse sentido, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC. Ao perceber as transformações que as novas tecnologias trazem à educação, analise as assertivas abaixo e determine a correta quanto ao papel do professor nesse universo digital. ✂️ a) O contexto digital requer um professor que seja um provocador em uma sociedade que tem demandado sujeitos críticos, competentes, criativos e flexíveis, pois no cenário brasileiro atual, as práticas pedagógicas são flexibilizadas e colocam os estudantes como produtores do conhecimento. ✂️ b) Acredita-se que os avanços das TDIC e sua presença nos espaços educacionais é suficiente para o exercício da docência que já repensou o suficiente quanto a competência teórica que cada professor carrega consigo, em especial as de cunho digital. ✂️ c) Reconhece-se que se deve imputar, somente ao professor, a responsabilidade pela apropriação tecnológica, pois todas as escolas estão renovadas e capazes de oferecer subsídios para que a ação docente seja instigante e inovadora. ✂️ d) Encarar as TDIC como algo que possa vir a substituir os professores é uma falsa ideia. Qualquer artefato técnico implantado na escola só frutifica sob a mediação do professor. Cabe aos professores se apropriarem de tais recursos e colocá-los para a busca e sistematização de informações de forma compartilhada. ✂️ e) O professor perde o seu papel central e são acrescidas novas exigências ao ensino que são trazidas pelas tecnologias digitais, algumas até então impensadas, por exemplo, entendem que os professores devem ser agentes passivos frente a tais mudanças e à incorporação de artefatos tecnológicos em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q988673 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa: ✂️ a) treinamento da informação e comunicação. ✂️ b) tecnologias de informação e comunicação. ✂️ c) transversalidade de informação e cultura. ✂️ d) tecnologias da informatização cultural. ✂️ e) transversalidade informatização e cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q909066 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024A cidadania digital é um tema importante a ser trabalhado nas escolas, pois visa formar cidadãos conscientes e responsáveis no uso das tecnologias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da cidadania digital nas escolas. ✂️ a) Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexivo sobre o uso das tecnologias. ✂️ b) Incentivar o consumo desenfreado de conteúdo digital. ✂️ c) Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração online. ✂️ d) Promover o respeito à diversidade e à inclusão digital. ✂️ e) Ensinar as leis e normas que regem o uso das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q984331 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Cuidador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de: ✂️ a) recursos pedagógicos. ✂️ b) desenho universal para aprendizagem. ✂️ c) recursos educacionais digitais. ✂️ d) tecnologia assistiva. ✂️ e) recursos didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q884631 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024O que são Recursos Educativos Abertos (REA)? ✂️ a) Materiais educativos com acesso restrito. ✂️ b) Materiais educativos disponíveis gratuitamente e com permissão para reutilização. ✂️ c) Conteúdos educativos exclusivos para professores. ✂️ d) Recursos educativos armazenados apenas em ambientes virtuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q888178 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe C, UFS, AOCP, 2024No âmbito da temática adolescência e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) É reconhecida a vulnerabilidade digital de adolescentes porque eles não possuem o amadurecimento cerebral necessário para lidar com os riscos que podem eventualmente ser apresentados pela internet. ( ) São considerados efeitos negativos dos jogos online: comportamentos agressivos; vício ou dependências gerados pelos jogos; problemas de saúde; alterações no sono; problemas de saúde mental. ( ) Adolescentes manejam com maior facilidade as TICs em relação aos adultos, resultando em um gap geracional. Assim, os pais de adolescentes não têm a responsabilidade de orientar e acompanhar o uso dessas TICs pelos seus filhos. ( ) Os jogos online auxiliam os adolescentes a desenvolverem habilidades cognitivas e motoras, mas também os expõem a perigos e riscos como bullying, falhas de privacidade, fraude de cartões de crédito e até exploração sexual. ✂️ a) V – F – V – F. ✂️ b) F – V – F – V. ✂️ c) V – V – F – F. ✂️ d) V – V – F – V. ✂️ e) F – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q988618 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas pedagógicas e proporcionado novas formas de ensino e aprendizagem. Analise a narrativa abaixo e responda à pergunta. Em uma aula de Português, o professor decidiu utilizar uma plataforma de videoconferência para realizar uma discussão sobre obras literárias. Qual é a principal vantagem de usar esta tecnologia? ✂️ a) Reduzir o tempo de aula para facilitar a compreensão dos alunos. ✂️ b) Diminuir o número de alunos presentes aumentando dessa forma a qualidade da aula. ✂️ c) Facilitar a correção de provas. ✂️ d) Aumentar o uso de materiais impressos. ✂️ e) Proporcionar um ambiente de aprendizagem mais interativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q902272 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024Qual das alternativas a seguir NÃO está alinhada com os princípios da Educação 5.0? ✂️ a) Valorizar o desenvolvimento de competências socioemocionais, além dos conhecimentos digitais e tecnológicos. ✂️ b) Buscar capacitar os indivíduos para utilizar a tecnologia de maneira saudável e produtiva. ✂️ c) Ter como objetivo criar soluções que beneficiem tanto o indivíduo quanto a sociedade em geral. ✂️ d) Considerar que a sabedoria e o humanismo são essenciais para uma vida plena e respeitosa. ✂️ e) Focar exclusivamente o ensino de habilidades tecnológicas, desconsiderando o desenvolvimento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição. Coluna 1 Ferramentas AVA 1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão Coluna 2 Definições ( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema. ( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo. ( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações. ( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 2 • 3 • 1 • 4 ✂️ b) 2 • 4 • 1 • 3 ✂️ c) 3 • 2 • 4 • 1 ✂️ d) 3 • 4 • 1 • 2 ✂️ e) 4 • 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q903140 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024No que se refere às novas tecnologias no processo educativo, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) a PNED apresenta os seguintes eixos estruturantes e objetivos: I – Inclusão Digital; II – Educação Digital Escolar; III – Capacitação e Especialização Digital; IV – Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). ✂️ b) as relações entre o ensino e a aprendizagem digital deverão prever técnicas, ferramentas e recursos digitais que fortaleçam os papéis de docência e aprendizagem do professor e do aluno e que criem espaços coletivos de mútuo desenvolvimento. ✂️ c) o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia, dentre outros, de educação digital, com a garantia de conectividade de todas as instituições públicas de educação básica e superior à internet em alta velocidade, adequada para o uso pedagógico, com o desenvolvimento de competências voltadas ao letramento digital de jovens e adultos, criação de conteúdos digitais, comunicação e colaboração, segurança e resolução de problemas. ✂️ d) foi instituída na Lei de Política Nacional de Educação Digital (PNED), estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de áreas e setores do Ministério da Educação e Ministério de Ciências e Tecnologias, a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para os estados e municípios mais vulneráveis. ✂️ e) o eixo Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação tem como objetivo desenvolver e promover TICs acessíveis e inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q907341 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024O panorama atual de desenvolvimento desenfreado das tecnologias promove uma revolução digital que redefine não somente todo o modo como vivemos e nos comunicamos, mas também influencia transformações intensas na maneira como ensinamos e aprendemos. No contexto do design ágil, abordado por Bates (2017), as tecnologias da informação (TIC) não são apenas ferramentas aprimoradas para velhas práticas existentes, mas um meio dinâmico e eficiente de explorar novos horizontes educacionais, que devem mudar nossa prática docente, tendo em conta que as tecnologias, ao evoluírem, desencadeiam novas possibilidades para atividades educacionais inovadoras, tanto na modalidade presencial quanto a distância. O design ágil na educação implica, muitas vezes, a flexibilidade dos objetivos específicos ao longo do tempo. Isso ocorre, segundo Bates (2017), devido a: ✂️ a) Uma abordagem tradicional em busca de otimizar e renovar métodos de ensino já existentes. ✂️ b) Constante mudança das tecnologias, permitindo o surgimento de novas atividades educacionais e resultados relevantes à era digital. ✂️ c) Resistência dos educadores em incorporar novas ferramentas, novos hábitos e softwares. ✂️ d) Uma abordagem conservadora atualizada, que objetiva valorizar a estabilidade nos objetivos educacionais. ✂️ e) Um modelo flexível com desenvolvimento em situações reais, focado no uso de tecnologias antigas com nova roupagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q1010566 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.A Internet é uma fonte confiável de informações para a educação, pois oferece acesso rápido a conteúdos diversificados e atualizados com total credibilidade das informações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q884632 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024O que é computação afetiva na área educacional? ✂️ a) Restrição de emoções no ambiente educacional. ✂️ b) Uso de tecnologia para reconhecer e responder às emoções dos alunos. ✂️ c) Ausência de interação emocional em sala de aula. ✂️ d) Utilização de software apenas para tarefas práticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q907278 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024Considere o excerto a seguir: A Tecnologia Assistiva (TA) engloba áreas como a comunicação suplementar e/ou alternativa, as adaptações de acesso ao computador, equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente; adaptação de jogos e brincadeiras, adaptações de postura sentada, mobilidade alternativa, próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho. PELOSI, M. B. Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte:2003. Anais. p. 183-187. Considerando-se o exposto, é correto afirmar que os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com os ✂️ a) níveis de percepção de cada serviço ou equipamento dentro do CID determinado de cada deficiência, e da etapa e modalidade da educação básica. ✂️ b) objetivos funcionais a que se destinam e foram desenvolvidos para finalidades distintas que, na referida classificação de TA, seguem redefinições por categorias com uma finalidade didática. ✂️ c) processos relacionados aos serviços de apoio das salas de recursos multifuncionais e ainda a classificação feita a partir do projeto político pedagógico de cada instituição. ✂️ d) tamanhos de objeto principal da TA e o valor total do equipamento a ser utilizado tanto pelo aluno quanto pelo profissional da sala de recursos multifuncionais. ✂️ e) índices de utilização dentro dos ambientes escolares e pelo nível de deficiência a que ele se destina, segundo a concepção didático-pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q898824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024Um professor está desenvolvendo um projeto que visa integrar a tecnologia nas aulas de Educação Física, utilizando recursos digitais para enriquecer o ensino. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o uso da tecnologia na Educação Física escolar? ✂️ a) A tecnologia impede a interação direta entre os alunos e o professor. ✂️ b) A tecnologia não tem utilidade na prática da Educação Física, pois esta se baseia em atividades físicas. ✂️ c) A tecnologia pode ser utilizada para diversificar as atividades e facilitar o acesso a informações sobre práticas corporais. ✂️ d) A tecnologia pode ser utilizada para facilitar o acesso a informações sobre práticas corporais na Educação Física, mas não deve ser utilizado pois deve-se manter a tradição das aulas e exercícios práticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q902656 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024“A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem.” (CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.) Fazem parte das dificuldades dos profissionais de educação frente às novas tecnologias: ✂️ a) Utilização de ferramentas que estimulem a criatividade e a colaboração entre os alunos. ✂️ b) Facilidade em criar seus planos de aula. ✂️ c) Adaptação da aprendizagem às necessidades de cada aluno, identificando as suas facilidades e dificuldades. ✂️ d) A falta de domínio das tecnologias, a carga horária insuficiente para o conteúdo a ser abordado, e o receio dos professores de não atender às expectativas dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q988681 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação contribui para superarmos a exclusão digital que se transforma em exclusão social pela importância que a tecnologia exerce hoje em nossa vida. Sobre o percurso formativo e o desafio de trabalhar a cultura digital na educação escolar analise as alternativas e assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Somos constituídos para que, no campo educacional, saibamos e consigamos construir práticas educativas que não colaborem para arquitetar a cultura digital numa perspectiva cidadã no ambiente escolar. ✂️ b) A cultura digital no percurso formativo e na perspectiva cidadã, no ambiente escolar, estão distantes de constituir uma boa justificativa para práticas educativas da cultura digital. ✂️ c) O percurso formativo não está constituído e esta parece uma boa justificativa para que não se consiga construir práticas educativas que colaborem com a arquitetura de uma cultura digital numa perspectiva cidadã. ✂️ d) A cultura digital na perspectiva homogênea, no contexto escolar, estão intimamente relacionadas e são uma boa justificativa para práticas educativas, no ambiente escolar, sem qualquer dificuldade para execução, pois existem recursos suficientes. ✂️ e) Somos constituídos ao mesmo tempo em que a constituímos e esta parece uma boa justificativa para que, no campo educacional, consigamos construir práticas educativas que colaborem para arquitetar a cultura digital numa perspectiva cidadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q896117 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Médico Ginecologista, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024A robótica educacional inclui a demonstração de equipamentos como parte fundamental do processo de ensino. Sobre a demonstração de equipamentos em projetos de robótica educacional, avalie a alternativa correta: ✂️ a) As demonstrações de robótica educacional são focadas exclusivamente em mostrar a funcionalidade básica dos robôs, sem envolver os alunos no processo de construção ou programação, visando apenas despertar o interesse inicial pela tecnologia. ✂️ b) A apresentação de projetos de robótica em feiras científicas e competições serve como uma forma de avaliar o conhecimento teórico dos alunos, sem ênfase na aplicação prática ou no desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. ✂️ c) As demonstrações de robótica educacional permitem que os alunos participem ativamente do processo de design, construção e programação dos robôs, promovendo a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades críticas como criatividade, colaboração e pensamento lógico. ✂️ d) A utilização de equipamentos sofisticados e de alto custo em demonstrações de robótica educacional limita a participação dos alunos, sendo acessível apenas para escolas com recursos financeiros abundantes e especialistas em tecnologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q896067 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Fisioterapeuta, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024A evolução da tecnologia da informação e comunicação na educação tem exigido a adoção de novos procedimentos e práticas pedagógicas. Considerando essa evolução, avalie a alternativa correta: ✂️ a) A implementação de sistemas de aprendizado adaptativo, que personalizam o conteúdo e a metodologia de ensino com base no desempenho e nas necessidades individuais dos alunos, tem mostrado resultados promissores na melhoria da aprendizagem, embora enfrente desafios técnicos e de aceitação por parte dos educadores. ✂️ b) A integração de tecnologias emergentes, como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), em sala de aula, tem sido amplamente aceita e utilizada em todas as instituições de ensino devido ao seu baixo custo e facilidade de implementação. ✂️ c) A utilização de quadros interativos digitais substituiu completamente os métodos tradicionais de ensino, eliminando a necessidade de qualquer outro tipo de material didático. ✂️ d) A dependência de dispositivos móveis para atividades educacionais garante que todos os alunos tenham acesso igualitário à tecnologia, independentemente de sua situação socioeconômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q882653 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024Há diversos desafios enfrentados pelos professores para que seja integrado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um dos desafios enfrentados pelos professores. ✂️ a) Aumentar o número de livros didáticos utilizados. ✂️ b) Manter o interesse dos alunos em atividades tradicionais. ✂️ c) Garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo aos recursos tecnológicos. ✂️ d) Reduzir o tempo de ensino em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q907285 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e tecnologias. Nesse sentido, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC. Ao perceber as transformações que as novas tecnologias trazem à educação, analise as assertivas abaixo e determine a correta quanto ao papel do professor nesse universo digital. ✂️ a) O contexto digital requer um professor que seja um provocador em uma sociedade que tem demandado sujeitos críticos, competentes, criativos e flexíveis, pois no cenário brasileiro atual, as práticas pedagógicas são flexibilizadas e colocam os estudantes como produtores do conhecimento. ✂️ b) Acredita-se que os avanços das TDIC e sua presença nos espaços educacionais é suficiente para o exercício da docência que já repensou o suficiente quanto a competência teórica que cada professor carrega consigo, em especial as de cunho digital. ✂️ c) Reconhece-se que se deve imputar, somente ao professor, a responsabilidade pela apropriação tecnológica, pois todas as escolas estão renovadas e capazes de oferecer subsídios para que a ação docente seja instigante e inovadora. ✂️ d) Encarar as TDIC como algo que possa vir a substituir os professores é uma falsa ideia. Qualquer artefato técnico implantado na escola só frutifica sob a mediação do professor. Cabe aos professores se apropriarem de tais recursos e colocá-los para a busca e sistematização de informações de forma compartilhada. ✂️ e) O professor perde o seu papel central e são acrescidas novas exigências ao ensino que são trazidas pelas tecnologias digitais, algumas até então impensadas, por exemplo, entendem que os professores devem ser agentes passivos frente a tais mudanças e à incorporação de artefatos tecnológicos em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q988673 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa: ✂️ a) treinamento da informação e comunicação. ✂️ b) tecnologias de informação e comunicação. ✂️ c) transversalidade de informação e cultura. ✂️ d) tecnologias da informatização cultural. ✂️ e) transversalidade informatização e cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q909066 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024A cidadania digital é um tema importante a ser trabalhado nas escolas, pois visa formar cidadãos conscientes e responsáveis no uso das tecnologias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da cidadania digital nas escolas. ✂️ a) Desenvolver habilidades de pensamento crítico e reflexivo sobre o uso das tecnologias. ✂️ b) Incentivar o consumo desenfreado de conteúdo digital. ✂️ c) Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração online. ✂️ d) Promover o respeito à diversidade e à inclusão digital. ✂️ e) Ensinar as leis e normas que regem o uso das tecnologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q984331 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Cuidador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de: ✂️ a) recursos pedagógicos. ✂️ b) desenho universal para aprendizagem. ✂️ c) recursos educacionais digitais. ✂️ d) tecnologia assistiva. ✂️ e) recursos didáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q884631 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024O que são Recursos Educativos Abertos (REA)? ✂️ a) Materiais educativos com acesso restrito. ✂️ b) Materiais educativos disponíveis gratuitamente e com permissão para reutilização. ✂️ c) Conteúdos educativos exclusivos para professores. ✂️ d) Recursos educativos armazenados apenas em ambientes virtuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q888178 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe C, UFS, AOCP, 2024No âmbito da temática adolescência e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) É reconhecida a vulnerabilidade digital de adolescentes porque eles não possuem o amadurecimento cerebral necessário para lidar com os riscos que podem eventualmente ser apresentados pela internet. ( ) São considerados efeitos negativos dos jogos online: comportamentos agressivos; vício ou dependências gerados pelos jogos; problemas de saúde; alterações no sono; problemas de saúde mental. ( ) Adolescentes manejam com maior facilidade as TICs em relação aos adultos, resultando em um gap geracional. Assim, os pais de adolescentes não têm a responsabilidade de orientar e acompanhar o uso dessas TICs pelos seus filhos. ( ) Os jogos online auxiliam os adolescentes a desenvolverem habilidades cognitivas e motoras, mas também os expõem a perigos e riscos como bullying, falhas de privacidade, fraude de cartões de crédito e até exploração sexual. ✂️ a) V – F – V – F. ✂️ b) F – V – F – V. ✂️ c) V – V – F – F. ✂️ d) V – V – F – V. ✂️ e) F – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q988618 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A integração de tecnologias na educação tem transformado as práticas pedagógicas e proporcionado novas formas de ensino e aprendizagem. Analise a narrativa abaixo e responda à pergunta. Em uma aula de Português, o professor decidiu utilizar uma plataforma de videoconferência para realizar uma discussão sobre obras literárias. Qual é a principal vantagem de usar esta tecnologia? ✂️ a) Reduzir o tempo de aula para facilitar a compreensão dos alunos. ✂️ b) Diminuir o número de alunos presentes aumentando dessa forma a qualidade da aula. ✂️ c) Facilitar a correção de provas. ✂️ d) Aumentar o uso de materiais impressos. ✂️ e) Proporcionar um ambiente de aprendizagem mais interativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q902272 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024Qual das alternativas a seguir NÃO está alinhada com os princípios da Educação 5.0? ✂️ a) Valorizar o desenvolvimento de competências socioemocionais, além dos conhecimentos digitais e tecnológicos. ✂️ b) Buscar capacitar os indivíduos para utilizar a tecnologia de maneira saudável e produtiva. ✂️ c) Ter como objetivo criar soluções que beneficiem tanto o indivíduo quanto a sociedade em geral. ✂️ d) Considerar que a sabedoria e o humanismo são essenciais para uma vida plena e respeitosa. ✂️ e) Focar exclusivamente o ensino de habilidades tecnológicas, desconsiderando o desenvolvimento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição. Coluna 1 Ferramentas AVA 1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão Coluna 2 Definições ( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema. ( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo. ( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações. ( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 2 • 3 • 1 • 4 ✂️ b) 2 • 4 • 1 • 3 ✂️ c) 3 • 2 • 4 • 1 ✂️ d) 3 • 4 • 1 • 2 ✂️ e) 4 • 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q903140 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024No que se refere às novas tecnologias no processo educativo, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) a PNED apresenta os seguintes eixos estruturantes e objetivos: I – Inclusão Digital; II – Educação Digital Escolar; III – Capacitação e Especialização Digital; IV – Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). ✂️ b) as relações entre o ensino e a aprendizagem digital deverão prever técnicas, ferramentas e recursos digitais que fortaleçam os papéis de docência e aprendizagem do professor e do aluno e que criem espaços coletivos de mútuo desenvolvimento. ✂️ c) o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia, dentre outros, de educação digital, com a garantia de conectividade de todas as instituições públicas de educação básica e superior à internet em alta velocidade, adequada para o uso pedagógico, com o desenvolvimento de competências voltadas ao letramento digital de jovens e adultos, criação de conteúdos digitais, comunicação e colaboração, segurança e resolução de problemas. ✂️ d) foi instituída na Lei de Política Nacional de Educação Digital (PNED), estruturada a partir da articulação entre programas, projetos e ações de áreas e setores do Ministério da Educação e Ministério de Ciências e Tecnologias, a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para os estados e municípios mais vulneráveis. ✂️ e) o eixo Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação tem como objetivo desenvolver e promover TICs acessíveis e inclusivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q907341 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024O panorama atual de desenvolvimento desenfreado das tecnologias promove uma revolução digital que redefine não somente todo o modo como vivemos e nos comunicamos, mas também influencia transformações intensas na maneira como ensinamos e aprendemos. No contexto do design ágil, abordado por Bates (2017), as tecnologias da informação (TIC) não são apenas ferramentas aprimoradas para velhas práticas existentes, mas um meio dinâmico e eficiente de explorar novos horizontes educacionais, que devem mudar nossa prática docente, tendo em conta que as tecnologias, ao evoluírem, desencadeiam novas possibilidades para atividades educacionais inovadoras, tanto na modalidade presencial quanto a distância. O design ágil na educação implica, muitas vezes, a flexibilidade dos objetivos específicos ao longo do tempo. Isso ocorre, segundo Bates (2017), devido a: ✂️ a) Uma abordagem tradicional em busca de otimizar e renovar métodos de ensino já existentes. ✂️ b) Constante mudança das tecnologias, permitindo o surgimento de novas atividades educacionais e resultados relevantes à era digital. ✂️ c) Resistência dos educadores em incorporar novas ferramentas, novos hábitos e softwares. ✂️ d) Uma abordagem conservadora atualizada, que objetiva valorizar a estabilidade nos objetivos educacionais. ✂️ e) Um modelo flexível com desenvolvimento em situações reais, focado no uso de tecnologias antigas com nova roupagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q1010566 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.A Internet é uma fonte confiável de informações para a educação, pois oferece acesso rápido a conteúdos diversificados e atualizados com total credibilidade das informações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q884632 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2024O que é computação afetiva na área educacional? ✂️ a) Restrição de emoções no ambiente educacional. ✂️ b) Uso de tecnologia para reconhecer e responder às emoções dos alunos. ✂️ c) Ausência de interação emocional em sala de aula. ✂️ d) Utilização de software apenas para tarefas práticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro