Início

Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q907340 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Em relação ao uso das tecnologias da informação e da comunicação, Silva (2000 p. 15) destaca: “É preciso enfatizar: o essencial não é a tecnologia, mas um novo estilo de pedagogia sustentado por uma modalidade comunicacional que supõe interatividade, isto é, participação, cooperação, bidirecionalidade e multiplicidade de conexões entre informações e atores envolvidos. Mais do que nunca o professor está desafiado a modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Isso significa modificar sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação”. Posto isso, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Os professores precisam buscar inserir, em suas aulas, atividades mais dinâmicas, que envolvam o uso de tecnologias, bem como capacitar-se, para que possam explorar mais e com qualidade os recursos advindos das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

II l- Os professores representam um elo fundamental entre a tecnologia e o estudante, mas ainda há grande resistência por parte deles em aceitar as novas ferramentas de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q907342 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

A contemporaneidade é marcada pela discussão acerca das políticas e programas de formação docente, por desempenharem papel vital na construção e moldagem do sistema educativo em resposta aos desafios sociais que enfrentamos atualmente, como o uso das TIC, inclusão, entre outras. Emerge a necessidade crucial da avaliação dessas políticas e programas, como uma ferramenta para entender não apenas sua eficácia e efetividade, mas também para avaliar a equivalência com os propósitos e valores que as fundamentam, pois, segundo Fernandes (2013), a avaliação de programas ocorre como um procedimento intencional e organizado de inspecionar os métodos e/ou os resultados de uma medida específica de política ou programa. Nesse contexto, a avaliação se revela como um processo complexo, que abrange desde a formulação até a análise de resultados e consequências, fornecendo subsídios para decisões informadas e aprimoramento contínuo.

Com base nas teorias do autor citado, assinale a alternativa incorreta sobre o que é e não é a avaliação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q902273 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

A internet tem impactado significativamente a forma como a educação é oferecida e consumida. Com base nisso, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1010568 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

Recursos de áudio na web não são úteis para a educação pois oferecem elementos visuais que dificultam o entendimento dos conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q904124 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm sido amplamente integradas no ambiente escolar para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Considerando as estratégias que podem ser adotadas pelas escolas para utilizar as TICs de forma eficaz, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q898347 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Tecnologias educacionais são ferramentas e materiais que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem, a gestão escolar, a formação de professores e a educação inclusiva”.
Aponte a alternativa que apresenta conteúdo INCORRETO sobre ferramentas usadas no cenário da tecnologia educacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q994957 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:

"As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais para a construção de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo."
(KENSKI, 2007)


Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o papel das mídias e tecnologias na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q900959 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Analista Técnico II – Políticas Públicas em Educação, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Os softwares educativos incluem tutoriais, exercícios ou práticas, demonstrações, simulações, jogos e sistemas de monitoramento.
Um software de simulação é aquele que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q897890 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

O desenvolvimento de softwares educativos envolve o uso de diversas ferramentas que facilitam a criação, teste e distribuição de conteúdos interativos e dinâmicos voltados ao aprendizado. Esses recursos tornam o processo educacional mais acessível e atrativo para os alunos, além de permitir que os educadores acompanhem o progresso de seus alunos de forma eficiente.
Com base nas características e funcionalidades dessas ferramentas, assinale a alternativa que representa corretamente uma vantagem relevante para a criação de softwares educativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q993389 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

O Design Instrucional (DI) é uma área da Tecnologia Educacional definida como o estudo e a prática ética de facilitação de aprendizagem e melhoria do desempenho, por meio da criação, uso e gestão de processos e recursos tecnológicos apropriados. Ao fazermos uma retrospectiva sobre o DI, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q994961 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considere a citação a seguir:

"A inclusão das mídias digitais no ensino não é apenas uma questão de acesso, mas envolve a formação de competências que possibilitem aos educadores e alunos a produção e a reflexão crítica sobre o conhecimento."
(MORAN, 2013)


Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor representa a visão de Moran sobre mídias e tecnologia na educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q894195 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Tecnologia assistiva trata-se de uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias, conhecimentos científicos e práticas concebidas e empregadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais e, consequentemente, promover vida independente e inclusão, abrangendo as seguintes áreas/recursos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q897821 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação.

( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q900960 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Analista Técnico II – Políticas Públicas em Educação, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Na educação, a IA pode ser usada como aprendizagem adaptativa, tutora inteligente, ferramenta de diagnóstico, sistema de recomendação, classificação de aprendizagem, mundo virtual e gamificação. Nesse contexto, um sistema inteligente de tutoria

I é um tipo de software que fornece instrução personalizada ou feedback (devolutiva) aos alunos sem muita intervenção humana.
II apresenta instrução uniforme e coletiva que permite que todos os alunos acessem o mesmo currículo com tarefas de aprendizado adaptadas às suas necessidades.
III incorpora técnicas de IA que consideram as características individuais de aprendizado do aluno.


Está(ão) certo(s) apenas o(s) item(ns)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q994904 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O avanço das mídias e das tecnologias digitais transformou profundamente o cenário educacional, apresentando novas oportunidades e desafios para a prática pedagógica. Deste modo, como o uso das redes sociais pode ser integrado de forma pedagógica ao ensino de línguas, promovendo uma abordagem crítica entre os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q993390 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Desenho Instrucional, IBGE, AOCP, 2019

É possível considerar que há três tipos de Design Instrucional: fixo, aberto e contextualizado. Sobre o Design Instrucional aberto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q988087 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o texto abaixo:
"O fenômeno da inteligência artificial tem despertado debates acalorados em diversos setores da sociedade. Muitos especialistas defendem os benefícios e avanços proporcionados por essa tecnologia, enquanto outros alertam para os potenciais riscos e dilemas éticos envolvidos. Diante desse cenário, é crucial uma reflexão aprofundada sobre os limites e as responsabilidades associadas à implementação da inteligência artificial em diferentes campos."
De acordo com o texto, assinale a alternativa que indica o que muitos especialistas defendem em relação à inteligência artificial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q899039 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Os recursos multimídia têm o potencial de enriquecer o ensino, mas sua aplicação efetiva depende da escolha correta para cada situação. Nesse sentido, analise as assertivas sobre o uso de vídeos, áudios e animações como apoio ao ensino:

I. Os recursos multimídia devem ser integrados ao planejamento pedagógico para complementar, e não substituir, o conteúdo apresentado pelo professor.
II. A utilização de animações interativas é mais eficaz para representar conteúdos abstratos e dinâmicos, como processos químicos ou biológicos.
III. O uso de vídeos educacionais limita-se a transmitir informações, preterindo interação ou reflexão nos alunos.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q902635 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Técnico em Assuntos Educacionais, UFG, IV UFG, 2024

O avanço tecnológico desde as décadas finais do século XX vem implicando em uma série de exigências e impulsionando mudanças na educação escolar. Já é bastante estudada pelos pesquisadores da temática a ideia de que ensinar nas escolas de hoje não é o mesmo que ensinar em escolas dos anos 1960, pois os computadores, os recursos de som e imagem, a internet, os smartphones, entre outros elementos e dispositivos, estão hoje presentes massivamente no universo escolar, o que afeta o trabalho didático do professor e coloca-lhe novos desafios. Todavia, uma análise crítica e rigorosa das relações entre educação e sociedade revela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q890923 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.