Início

Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q900411 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre a prática docente, no contexto da sala de aula frente às novas tecnologias, podemos afirmar que:

I. A tecnologia pode ser uma grande aliada no ensino, porém, o uso dessa ferramenta deve ser ponderado e fiscalizado, para evitar influência negativa e auxiliar no desenvolvimento sadio da criança.

II. A prática docente na atualidade não deve contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos quanto ao uso das tecnologias educacionais, pois é algo que já faz parte da realidade das crianças, ou seja, eles já trazem para a escola esse repertório.

III. A tecnologia pode ser um grande aliado no ensino das crianças, diferente do que muitos pensam, não havendo necessidade de ponderar e fiscalizar seu uso, já que não há possibilidade de trazer prejuízo ao avanço cognitivo das crianças.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q898153 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentro dos ponderamentos de José Manuel Moran, em sua obra: “Gestão inovadora da escola com tecnologias”, analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa pertinente.


I - Na implantação de tecnologias o primeiro passo é garantir o acesso. Que as tecnologias cheguem à escola, que estejam fisicamente presentes ou que professores, alunos e comunidade possam estar conectados.


II - O segundo passo na gestão tecnológica é o domínio técnico. É a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática.


III - O terceiro passo é o do domínio pedagógico e gerencial. Nesta etapa, as tecnologias são utilizadas para facilitar processos que eram realizados anteriormente de forma manual.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q988667 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As práticas educativas aliadas à tecnologia que fundamenta o papel do Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional na rede Municipal de Ensino de Florianópolis têm a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q988668 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

“As tecnologias digitais surgiram, então, como a infraestrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento”. (Lévy, 1999)

Analise o texto e assinale a alternativa correta sobre tecnologia e a educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q903538 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

Texto associado.
A questão se refere ao Núcleo Comum, aplicável a todos os eixos tecnológicos da Educação Profissional.
Uma jovem de 17 anos, que sempre se interessou por tecnologia e educação, observando a dificuldade de seus colegas em aprender matemática, decidiu criar uma plataforma digital para oferecer tutoria on-line personalizada. Utilizando sua habilidade em programação, desenvolveu o site e, com a ajuda de amigos, começou a fornecer tutoria gratuita para estudantes de sua escola. Com o tempo, a plataforma ganhou popularidade e ela percebeu que poderia transformar a ideia em um negócio sustentável, oferecendo serviços pagos de tutoria e expandindo o conteúdo para outras matérias. Ela buscou orientação de profissionais, participou de programas de mentoria e conseguiu um pequeno financiamento para aprimorar a plataforma e contratar mais tutores. O exemplo de protagonismo juvenil e empreendedorismo é mais bem descrito em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q994164 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao explorar as ferramentas do Google para Educação, como Gmail, Google Drive e Google Docs, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1010567 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

O uso de mídias digitais pode enriquecer o ensino, proporcionando acesso a tutoriais interativos, simulações e jogos educativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q987590 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto das ferramentas do Google para Educação, avalie a seguinte afirmação sobre o Gmail:


"A função 'Agendar envio' no Gmail permite que os usuários programem o envio de e-mails para uma data e horário específicos, facilitando a gestão do tempo e o envio de comunicações em momentos estratégicos."

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q895433 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Pedagogo, Prefeitura de Novo Mundo MT, Gama Consult, 2024

Qual a principal vantagem da colaboração online na educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q901920 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

É o uso adequado do ambiente virtual, ou seja, a utilização apropriada dos recursos tecnológicos em ambientes como a internet. A cidadania digital oferece critérios para que o uso das novas tecnologias ocorra com consciência, responsabilidade, ética e segurança. O conceito acima se refere à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q920117 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação. Nessa modalidade, estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Um Assistente de Alunos, ao revisar novamente um texto escrito por ele sobre a EAD, deu destaque a quatro aspectos explicitados abaixo.
I. Na EAD, as discussões periódicas dos professores com os estudantes são a chave para o sucesso do curso.
II. A organização de um curso EAD deve ter o aspecto econômico como o principal critério para sua implementação.
III. A dificuldade de concentração dos estudantes, no geral, é uma desvantagem dos cursos de EAD.
IV. A EAD é flexível, porque o aluno tem a liberdade de assistir às aulas quando, onde e por qual plataforma achar melhor.
Os aspectos coerentes com essa modalidade de ensino estão presentes nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q907370 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Informática, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Como a informática pode contribuir para a construção de projetos pedagógicos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q898429 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao benefício significativo do uso de softwares e aplicativos educacionais no ambiente de aprendizagem da Matemática e de disciplinas em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q908957 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das crianças em fase de alfabetização. Nesse sentido, destaque a seguir a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q881095 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Cuidador de Alunos Especiais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

As Tecnologias Assistivas surgem como alternativas para o trabalho com as diferenças, favorecendo práticas pedagógicas mais dialógicas e interculturais. As contribuições dos recursos da TA ampliam a comunicação no processo de ensino e de aprendizagem com um maior envolvimento de todos, com vistas ao desenvolvimento das necessidades específicas e à ampliação da linguagem. De acordo com Pletsch (2015), a apropriação de linguagem oral, como o “sim” e o “não”, torna-se uma condição de possibilidade para que os sujeitos com deficiência possam fazer escolhas simples, como o que comer e vestir, por exemplo, embora esses conhecimentos não sejam considerados da educação formal. Argumenta-se que a TA é um projeto de humanização em sua integralidade, pois está norteada por uma aprendizagem intersubjetiva, que beneficia a dimensão cognitiva de base social e do reconhecimento cultural, valorizando a alteridade e o exercício da cidadania. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que indica a sequência correta.


I. __________________ são projetados para auxiliar pessoas com dificuldades de comunicação verbal. Permitem a criação de símbolos, palavras e frases que podem ser selecionados em uma interface e convertidos em voz sintetizada ou exibidos em forma de texto.
II. __________________ são programas ou dispositivos que convertem texto em voz ou em braile, permitindo que alunos com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo digital. Fornecem informações audíveis ou táteis sobre elementos visuais, como texto, imagens e botões, tornando a informação acessível.
III. __________________ possibilitam a transcrição de fala em texto, permitindo que alunos com dificuldades de escrita ou mobilidade possam se comunicar ou produzir textos por meio da fala.
IV. __________________ são dispositivos que substituem ou complementam o uso convencional do teclado e do mouse.


Exemplos incluem teclados adaptados, mouse alternativos, acionadores de sopro e controle ocular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q900957 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Analista Técnico II – Políticas Públicas em Educação, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A evolução tecnológica tem alterado a dinâmica do processo ensino-aprendizagem, destacando a importância da aprendizagem ativa, que exige esforço contínuo e motivação. Esse tipo de aprendizagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q987589 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto das ferramentas do Google para Educação, especialmente o Google Docs, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre as funcionalidades de revisão e comentário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q905450 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) quanto ao suporte pedagógico essencial da informática no espaço escolar.

( ) A informática deve ser integrada ao estilo didático adotado, visando a transmissão e assimilação de conhecimentos, hábitos e habilidades.
( ) A interação entre professor e aluno é fundamental, utilizando a tecnologia para dinamizar o conhecimento.
( ) A educação deve ser organizada a partir de conceitos ou ideias-chave, explorando problemas que vão além das matérias escolares.

( ) A informática ajuda a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos, incentivando a criatividade.
( ) A informática deve substituir completamente o professor no processo de ensino-aprendizagem.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q985083 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A cultura digital é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Para isso, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) têm sido incorporadas ao currículo dos Anos Iniciais de forma mais frequente. Considerando-se o uso das tecnologias digitais aplicadas à educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os estudantes precisam aprender que uma postagem pode transmitir emoções e mensagens não intencionais e está mais propensa à interpretação incorreta, pois não existe o contexto de uma conversa presencial.

( ) O letramento digital supõe que os estudantes devem ser ensinados a reconhecer e a compreender as tendenciosidades potenciais e as implicações morais apresentadas pela tecnologia.

( ) A aprendizagem é transmitida pela atividade digital. Em seu âmago, a cultura digital substitui o ensino dialógico com excelência.

( ) O letramento digital supõe que o domínio técnico das ferramentas computacionais é suficiente para interagir com as informações encontradas na internet.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q891963 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Pesquisas recentes avaliaram a eficácia de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas no aluno, contrastando-as com a atuação de professores em ambientes de sala de aula com vários estudantes e com a atuação de tutores qualificados em sessões individuais. Os resultados mostram que, em termos de avanços na aprendizagem, as ferramentas de IA superam o desempenho de professores que lecionam para turmas inteiras, embora apresentem resultados ligeiramente inferiores aos alcançados por tutores qualificados em cenários de ensino individualizado. Baseado em DU BOLAY, Benedict. “Artificial Intelligence as an Effective Classroom Assistant”. IEEE Intelligent Systems, Vol. 31, nov./dez. 2016.

Os resultados dos estudos mencionados acima indicam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.